Refluxo gastroesofágico: como tratá-lo - MaisEquilíbrio

Refluxo gastroesofágico: como tratá-lo

Azia é o sintoma mais comum do refluxo gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico como tratálo

Cerca de 5% da população mundial apresentam refluxo gastroesofágico todos os dias. Este problema ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. Como esse conteúdo é ácido e o esôfago é alcalino, dá-se origem a uma reação que inflama a parede deste canal condutor de alimentos.

Publicidade

Não há idade certa para a pessoa começar a apresentar refluxo, mas é muito comum em bebês. Isso porque eles ainda não têm o esfíncter esofagiano inferior (válvula que impede o refluxo) amadurecido. "Porém, um bebê com refluxo não necessariamente apresentará o problema na idade adulta", esclarece o gastroenterologista Ricardo Fittipaldi, da clínica Endogastro, do Rio de Janeiro.

O exame inicial que detecta o refluxo é a endoscopia. Em casos de apresentações atípicas da doença pode ser necessário fazer uma pHmetria (para ver o quanto de ácido passa do estômago para o esôfago) e uma esofagomanometria (estudo do funcionamento de todo o esôfago.). "O sintoma clássico do refluxo é a azia (aquela queimação que sobe e desce no meio do peito)", comenta o especialista.

Há também os sintomas extraesofágicos, como tosse crônica, rouquidão, asma, sinusite, pneumonia entre outros. Por conta desses outros sintomas, Dr. Ricardo pensa que as mais diferentes especialidades médicas precisam conhecer a doença do refluxo. "Muitas vezes o paciente que tem rouquidão procura o otorrinolaringologista, mas a causa do seu problema é gastroenterológica. Por isso é importante que outras áreas saibam diagnosticar e atentar para o problema."

A alimentação pode favorecer ou piorar o quadro de refluxo. Entre eles estão bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, que contenham cafeína (café, mate, chá preto, guaraná), refrigerantes em geral. O fumo, apesar de não ser alimento, facilita em muito a ocorrência do refluxo. "Quando não tratado o problema de refluxo pode trazer complicações severas como esofagite, estenose (estreitamento do esofago) e até câncer de esofago (adenocarcinoma)", alerta o médico.

Dr. Ricardo explica que, inicialmente, o tratamento clinico é feito por meio de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago (como o omeprazol, por exemplo) e que aceleram a passagem da comida do estômago para o intestino (os procinéticos, como a bromoprida). A intervenção cirúrgica - chamada de fundoplicatura gastrica - acontece em casos de complicações ou quando os remédios não dão resultados satisfatórios.

Independente da forma de tratamento, o paciente tem que adotar algumas medidas. "Ele não deve comer muito de uma vez só, controlar o peso, evitar os alimentos e hábitos que sabidamente pioram o refluxo, somente se deitar para dormir duas horas após a última alimentação e elevar a cabeceira da cama ao dormir", orienta o especialista. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comentários

comentar comentar

Bom dia estou a horas tossindo e saindo sempre catarro com um pouch de sangue acho q de ta to tossi provocou isso estou fazendo um trata mento do estomago tomando um remedio q Toma 1 por dia ao deitar. Mais como tive q viajar de um país para outro tive perdas de sonos e muito inchaço no corpo e uma alimentaçao super mal enfim ñ tenho comecei com um grande resfriado de ficar com nariz ferido de tango surrar e depois uma rouquidao quase sem fala sensaçao horrivel enfim ja tomes ate ante alergico mais acho q nao è o caso as vezes o nariz entope mais minha grande preoculpacao Sao a tossi q ñ me deixa dormer quase morro de tossi meu deu me ajuda deco Medco que possa ser algo muito grave creio q seja refluxo ñ sei Bem pq me ataca logo quando deito! Me ajuda preciso tomar algo para parar com urgencia obrigado!

5 relevâncias Luana ferreira Honorio - postado em: 30/08/2013 - 05h00

estou querendo saber se tenho esse tal refluxo gastroesofágico. tenho 13 anos e de 1 a 3 vezes por mês tenho uma queimação no esôfago, ela geralmente dura de 2 a 8 minutos mais ou menos, e não há outro sintoma. da ultima vez q tive foi quase uma hora depois de ter ingerido alimento. e quando eu me deito a queimação passa rapidamente ! saberiam me dizer o que é ? >.

3 relevâncias anajuh - postado em: 24/08/2013 - 16h11

Sofro de refluxo, faço tratamento há um ano e não tenho resultado. quem souber de um bom especialista me avisa, vou em qualquer cidade. silfona@hotmail.com

8 relevâncias silvia - postado em: 01/07/2013 - 21h54
Tb tenho o problema de refluxo faz quase um ano, comecei a ter aftas na boca frequentemente e depois dores na garganta mt chatas, tosses, falta de ar, fui ao clinico geral que me indicou um otorrino, que me indicou um gastro, fiz os exames de phmetria e manometria que constataram o refluxo mesmo, comecei a tomar os remedios específicos e hj ate q ta melhor, tem uma fase dos sintomas que mt complicado, como dores no peito e nas costas, tosse etc, a garganta hj doi mt pouco, mas o refluxo continua, agora tem dia q come e parece que ta subindo o alimento rss,eu medico me orientou a fazer a cirurgia para a correção, pois mesmo se cuidando, tomando remedio, controlando alimentação e tals o problema mesmo nunca ficara 100% e ainda correndo riscos de futuramente ao passar da idade piorar e ter consequencias mais graves, aqui na cidade onde moro tem um medico mt bom Silvia, se quiser conhcer posso te passar contatos. Abraço
Fabio - postado em: 03/09/2013 - 00h37

olha estou super preocupada comigo estou tossindo muito sinto bastante azia e nao to conseguindo comer comidas solidas so liquidas tenho dificuldade para dormir a comida fica indo de volta pra boca e voltando para eu acho q seja para o estomago sinceramente não sei o que estar acontecendo comigo só sei que estou sofrendo pois é muito ruim deitar e não poder dormir por farvor mim respodem será se é refluxo?

13 relevâncias elenir - postado em: 20/04/2013 - 23h00
Elenir, o mais indicado é que consulte um gastro para que ele possa melhor te orientar, e pedir os exames necessários. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 24/04/2013 - 15h20

Muito boa matéria, concordo que os médicos precisam estar atentos e ouvir seus pacientes, pois fui em vários e somente após dois meses fui diagnosticada pela otorrino. Estou fazendo o tratamento para o estômago, rouquidão e asma.

8 relevâncias Helen - postado em: 26/02/2013 - 15h25

A matéria é muito boa, mas, infelizmente, não está completa, e explico por quê.

É que o uso de inibidores da bomba de prótons – antiácidos do tipo omeprazol, lanzoprazol, pantoprazol, ezomeprazol e outros da mesma classe – podem causar baixos níveis de magnésio no sangue, quando usados por tempo prolongado (no meu caso, faço uso deles há mais de uma década).

A hipomagnesemia pode provocar cãibras, arritmias cardíacas e até crises convulsivas, entretanto, muitos indivíduos podem estar com taxas reduzidas de magnésio sem sintomas, e seu médico jamais ter atentado para esse importantíssimo detalhe, ou seja, não relacionando a queixa de acometimento desses males com o uso prolongado de um daqueles tipos de antiácido.

17 relevâncias sérgio melo houri - postado em: 26/02/2013 - 06h12
muito boa a sua explanação, gostei de mais, visse
carlos gaiza - postado em: 07/08/2013 - 01h24

Tenho um ardor na garganta, q tem hora q parece q queima, fui ao médico, ele pediu exames, como endoscopia, ultrasom , e fiz um exame q n lembro o nome, sei q o medico colocou o aparelho na minha garganta, por o resultado, ele disse q era refluxo,passou a medicação, mas n resolveu estou apavorada,se o medico q fez a endoscopia disse q n tenho nada no estomago, e é essa quimação na garganta, sei mas o q fazer, me ajude.

22 relevâncias elizete mendes - postado em: 19/02/2013 - 15h12

Essa informação sobre o Refluxo gástrico está perfeita. Passei 40 dias tratando uma possível pneumonia, depois uma bronquite, qundo diminuiu a tosse, fiquei com uma rouquidão e dor na traquéia. Deixei o pneumologista e fui para um otorrino que suspeitou de Refluxo. Fiz uma endoscopia do estomago, e o problema era Refluxo gástrico.Mudei minha alimentação e estou tomando medicamento para controle gástrico.Já me sinto 90% melhor.

21 relevâncias Ribeiro - postado em: 01/02/2013 - 23h05

esse comentario foi muito inportanta pois muita grnte não sabia que uma tosse insuportavel poderia ser do estomango fui amuitos medico com uma dessa tosse so me passavão xarope nada servia estou fasendo tratamento pra refluxo e parei a tosse aqi deixo um abraço e que Deus abeçoe a todos

23 relevâncias LOURDES VARIEDADES - postado em: 07/12/2012 - 23h46

Este problema realmente está ligado ao intestino, haja vista que após os exames não ter acometido nenhuma infermidade. Boa sorte!

4 relevâncias Hnerique - postado em: 20/11/2012 - 20h04

Ja faz um ano e meio que estou com uma tosse insuportavel engasgo com facilidade tenho crises de vomitos procurei um clinico geral fiz uma tumografia pois sentia fortes dores no peito.nao deu nada .agora o clinico me encaminhou para um medico gastrico .O que pode ser estou aguardando a consulta .

9 relevâncias marlene - postado em: 19/11/2012 - 23h58
O seu caso deve ser refluxo,pois eu sinto também dores acima do peito, garganta irritada e queimação e recebi o diagnostico de refluxo. Agora vou a um gastro para fazer a endoscopia; segundo o otorrino o gastro que deve me passar um remédio porque se ele passar as vezes pode não melhorar...ok
LUDMILA VIEIRA - postado em: 10/04/2013 - 14h14
Este problema realmente está ligado ao intestino, haja vista que após os exames não ter acometido nenhuma infermidade. Boa sorte!
Hnerique - postado em: 20/11/2012 - 20h04

Foi mt aproveitosa esta matéria sobre refluxo,pois sofro desse mal e vou repassar para meus amigos tbm!!bjus e até a proxima e q Deus os abençõe!!

17 relevâncias marcia maciel - postado em: 22/10/2012 - 22h31
alimentar bronzeamento artificial bruxismo cansaço cigarro cirurgia plástica controle de peso crianças câncer de pele dicas dor de cabeça dpoc energia enxaqueca ervas estresse filhos gagueira hipotireoidismo horário de verão hpv prevenção infecção mal de parkinson ministério da saúde mulher mãos obstrução das vias aéreas pele plástica pneumonia problemas respiratórios reeducação alimentar respiração sistema respiratório varizes vida saudável
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.