Memória fraca - MaisEquilíbrio

Memória fraca?

Memória fraca

Você não sabe onde colocou a chave do carro ou perdeu aquela consulta médica marcada há semanas? Se sua memória não atende como você gostaria, algo no seu corpo pode estar errado.

Esquecer apenas os fatos recentes e corriqueiros não se trata de doença, mas esse lapso de memória pode ser conseqüência de alguma outra coisa que não vai muito bem no organismo.

Publicidade

A psicóloga Bianca Florsz explica que fatores como estresse, cansaço, insônia ou falta de sono adequado podem influenciar a memória. "Uma pessoa deve ficar alerta a partir do momento em que se torna excessivo o esquecimento de palavras, compromissos ou coisas básicas do dia-a-dia", diz. Às vezes um familiar ou amigo pode sinalizar o fato.

Alimentação adequada, assim como o estímulo constante da atividade cognitiva, ajuda a manter a memória em forma. "Leitura, palavras cruzadas, programas de TV ou rádio que estimulem a concentração para acompanhar o enredo são muito válidos", sugere.

Segundo ela, outro exercício é tentar, todos os dias, se lembrar do que se fez ontem, que horas acordou, almoçou, quem telefonou. "Estimular que a pessoa lembre o que esqueceu, ao invés de dar a resposta, é dica para ajudar um amigo esquecido", diz Bianca, que também é professora de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Se os esquecimentos forem muito constantes, o ideal é procurar um profissional da saúde. O Mal de Alzheimer, por exemplo, é uma doença caracterizada por lapsos de lembrança. A degeneração do cérebro, neste caso, faz com que o paciente perca faculdades cognitivas superiores, entre eles, a memória.

Por:
Sabrina Passos
MBPress

Comentários

comentar comentar
alimentação balanceada alimentos bronquite asmática cacau camisinha candidíase coceira colágeno coração cáries descanso doença arterial coronariana doença respiratória dores na coluna dpoc exames fome gestação gordura gripe h1n1 herpes labial hpv influenza lente de contato parkinson pinta proteína pós operatório reeducação alimentar relógio biológico reposição hormonal saúde bucal sensibilidade nos dentes sistema respiratório trabalho transtorno alimentar
MaisEquilíbrio
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.