Conheça os benefícios da massa para saúde - MaisEquilíbrio

Macarrão engorda?

Conheça os benefícios da massa para saúde e aposte na macarronada

Macarrão engorda

Para as mulheres que acham que só de olhar para o prato de macarrão já irão engordar, saiba que diferente do que pensam, as massas não são as grandes vilãs das dietas de emagrecimento ou da alimentação saudável. Tudo isso é puro mito. De acordo com a nutricionista Vanderli Marchio comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso.

Publicidade

"O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar", afirma a profissional. Ou seja, o responsável pelo aumento de peso é o excesso de calorias e não somente os carboidratos.

É importante ressaltar que as dietas mais eficientes em promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos esses três macros nutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada, que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Apreciadas em várias culturas no mundo todo, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes regionais ou sazonais, muitas vezes as massas acabam banidas do cardápio por serem consideradas ‘inimigas número um das balanças’, o que não é verdade. Segundo conclusões do Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidade balanceada.

Ainda segundo informações do Conselho Científico, o macarrão possui níveis glicêmicos baixos, o que proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade, enquanto a baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete, doenças cardíacas coronárias e alguns cânceres.

Sempre fica na dúvida se deve ou não optar por aquele prato de macarronada? Conheça agora alguns mitos e verdades sobre o macarrão e inclua-o no seu cardápio.

Diabético não pode comer arroz e macarrão?

Mito - A verdade é que você pode consumi-los, desde que estejam dentro da sua cota de carboidrato por refeição. Num momento em que a obesidade e diabetes aumentam em todo o mundo, as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. O índice glicêmico é um dos vários fatores que influenciam a saudabilidade dos alimentos.

Macarrão engorda e deve ser banido do cardápio.

Mito - O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso. Ademais, o macarrão pode ser um aliado para quem faz dieta alimentar associada a prática de exercícios, mas cuidado com as calorias do molho. Pesquisas científicas apoiam cada vez mais a importância da dieta como um todo ao invés de alimentos ou nutrientes consumidos individualmente. Muitos ensaios clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não de carboidratos, o responsável pela obesidade. As dietas com sucesso em promover a redução de peso baseiam-se em proporções variáveis, adequadas e saudáveis de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos estes três macronutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta in dividualizada e que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo.

Comer macarrão desacelera o metabolismo?

Verdade - O macarrão é um alimento fonte de carboidrato e seu consumo adequado mantém o metabolismo funcionando adequadamente. Os carboidratos são a principal fonte de glicose para o corpo, sendo esta o principal combustível (ou fonte de energia) para o cérebro, células vermelhas sanguíneas (hemoglobinas), sistema nervoso central e outras funções corporais. Além disso, as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente. Os padrões alimentares tradicionais conferem mais benefícios para a saúde do que os atuais padrões ocidentais.

Dieta só de proteína ou só de carboidratos é o segredo para mudar o corpo.

Mito - Dietas exclusivas, ou só de carboidratos presentes no pão ou só de proteínas (presentes na carne), oferecem maior risco de contrair doenças. As refeições saudáveis com massas alimentícias são uma deliciosa maneira de se incluir ou aumentar o consumo de vegetais, leguminosas e outros alimentos considerados saudáveis e que não são consumidos em quantidades e ou frequência suficiente. Além disso, as massas alimentícias constituem uma alternativa saudável e econômica em quase todas as sociedades. Promover a acessibilidade e o baixo custo das massas alimentícias pode ajudar a combater o preconceito de que alimentos saudáveis são demasiadamente caros.

Por Paula Perdiz

Comentários

comentar comentar
alimentação apnéia articulação atitude saudável auto estima calor carnaval colesterol alto convulsão desconforto abdominal diarréia doenças do coração efeitos colaterais emagrecer esquizofrenia fumante funções gengivite gordura gordura no fígado higiene infecções limpeza mulheres má postura nutricionista oftalmologista plástica reciclagem reeducação alimentar respiração sexo soja terapias urina útero
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.