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Índice Glicêmico

indice glicemico

Atualmente o índice glicêmico está sendo muito valorizado, sendo também utilizado para o emagrecimento.

Os carboidratos ingeridos entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades.

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O Índice Glicêmico (IG) é um indicador baseado na habilidade e na velocidade do organismo na ingestão do carboidrato de um dado alimento em elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento de referência que é a glicose ou o pão branco.

Esse índice foi classificado como:

  • IG menor ou igual a 55: baixo
  • IG maior que 56 e menor que 70: moderado
  • IG maior que 71: alto
  • Alimentos com IG alto fazem o corpo produzir quantidades enormes de insulina.

    A insulina é responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células onde são transformadas em energia. Conseqüentemente a insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, porque o excedente de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol.

    Isto faz com que a pessoa engorde e o pior, que a mesma sacrifique o pâncreas a produzir insulina em altas doses e no decorrer da vida perder a capacidade dessa produção, causando o diabetes.

    O consumo de alimentos com alto índice glicêmico têm ainda o efeito de promover uma falsa sensação de saciedade que dura no máximo duas horas. Isso é fácil notar: quando se ingere uma refeição baseada em carboidratos como macarrão, batata, após poucas horas já se está com fome novamente.

    O interessante desse conceito do índice glicêmico é que ele depende de vários fatores influenciáveis:

  • Natureza e quantidade do tipo de carboidrato do alimento;
  • Presença de fibras no alimento;
  • Forma do preparo do alimento;
  • Tamanho das partículas do carboidrato;
  • Presença de outras substâncias como proteínas e gorduras.
  • Podemos dar o exemplo da batata, que se for cozida e amassada terá um índice glicêmico grande, suas partículas menores serão reabsorvidas mais rapidamente que a batata frita que contém gordura.

    Dessa forma hoje existem tabelas de carboidratos com seus respectivos índices glicêmicos que podem ajudar muito no processo de emagrecimento. Alguns carboidratos que têm índices glicêmicos baixos, como o espaguete e o pão sírio médio. Vários sites apresentam a tabela.

    Na realidade os melhores alimentos para se consumir ainda são as frutas, os legumes e as verduras somadas aos carboidratos com índices glicêmicos baixos mais as proteínas sem gorduras e os alimentos gordurosos como azeite de oliva, castanhas, leite e queijos. A combinação dos alimentos influencia na reabsorção dos mesmos.

    Essa alimentação além de emagrecer ou manter o peso, dependendo das quantidades, promove saúde, diminui a produção de radicais livres e dá mais longevidade.

    Aguardo perguntas e sugestões.

    Por:
    Dr. José Rui Bianchi
    Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

    Comentários

    comentar comentar

    Olá, gostaria de saber como deve ser calculado o Índice Glicêmico de alimentos.

    Estou com muita duvida.

    Aguardo retorno

    1 relevância Morgana - postado em: 06/08/2013 - 14h40

    Olá, Boa Noite. A minha altura é 1,71, e meu peso é 68 Kilos, sendo assim, pela tabela do IMC, estou saudável, ou seja, de 54 a 73 kilos. Porém quero chegar aos 73 kilos. Estou malhando para ganhar mais massa muscular. Sendo assim, qual o regime alimentar que devo seguir, e quais suplementos alimentares que devo usar?

    Muito obrigado pela atenção.

    Heitor

    6 relevâncias Heitor Leme - postado em: 02/11/2010 - 00h48

    Gosto muito de bolos. Se eu substituí-los por bolos de maça-puba, maizena, milho, miniminizo os efeitos nocivos do bolo de trigo?

    2 relevâncias iara - postado em: 06/10/2010 - 12h38

    REsumindo!

    comer alimentos com indice gilecemico pode engordar como emagrecer, tudo depende das combinações dos alimentos, é isso?

    obrigada

    5 relevâncias Patrícia - postado em: 09/09/2010 - 14h17

    (A combinação dos alimentos influencia na reabsorção dos mesmos)

    Existem alimentos que não deveriam ser ingeridos (juntos) ou seja, o tator "reabsorção" é o unico ou existem outros, esta é a minha pergunta?

    Obrigado pela sua atenção Dr Bianchi

    Att

    Farias

    1 relevância Laudemir Farias - postado em: erro no formato de entrada. deve constar as variaveis de dia , mes e ano completo - d, m e Y -
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