HPV Sintomas e Tratamentos - MaisEquilíbrio

HPV: Sintomas e Tratamentos

HPV Sintomas e Tratamentos

Uma em cada quatro brasileiras está contaminada pelo HPV. O dado, fornecido pelo Hospital do Câncer de São Paulo, mostra que é grande o número de mulheres com o papilomavírus, causador de 95% dos casos de câncer de colo de útero.

O HPV é a doença sexualmente transmissível de maior presença nas estatísticas brasileiras, de acordo com o Congresso Brasileiro de Infectologia.

O sexo não é a única forma de transmissão dessa doença, mas é a principal.

Publicidade

Ela também pode ser passada por roupas íntimas, instrumentos clínicos mal esterilizados e contato com a pele. "Tem que ter o contato de pele com pele. Uma verruga, em um determinado lugar do corpo, pode transmitir HPV para outra pessoa, se ela entrar em contato com o ferimento", conta o ginecologista Paolo Fasano.

Encontrado na pele e nas mucosas genitais de homens e mulheres, pode ser transmitido pelos três tipos de sexo: vaginal, anal e oral. Seu diagnóstico é difícil, pois muitas vezes o vírus permanece adormecido no corpo da pessoa, e só se manifesta quando a imunidade está baixa. "Ele evolui de maneira discreta e atinge a pele e mucosas.

Muitas vezes o vírus é visível através de verrugas no local contaminado, mas é importante realizar uma avaliação médica, no qual o ginecologista além de examinar, se necessário, solicitará a confirmação do vírus através de exames como papanicolau, colposcopia e biópsia", conta Carolina Costa Fernandes, psicóloga especialista em sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade.

Já nos homens, o diagnóstico é mais complicado, pois nem sempre as verrugas aparecem no local infectado. Caso a parceira apresente HPV, é necessário que o homem procure um urologista e verifique a doença.

Existem alguns exames específicos para procurar o vírus no corpo das pessoas. A colposcopia, que examina a vagina; a peniscopia, que é feita no pênis; a vulvoscopia, na vulva; e a anuscopia, que é realizada no ânus. O material é colhido e analisado para que possa ser feito o diagnóstico. "Também é feito um exame de HIV, para garantir que nenhuma outra doença tenha sido transmitida", explica Fasano. A primeira lesão pode aparecer no local infectado entre cinco e quarenta dias após o contágio.

O tratamento é feito de acordo com o paciente, sua idade e a evolução da doença. Uma gravidez também pode alterar os procedimentos. "Pode ser medicamentoso, mas geralmente é utilizado um tratamento local com cauterização. Existem atualmente vários métodos como laser ou ácido colocado na lesão, realizados no próprio consultório médico", conta Carolina. A duração depende do progresso da doença.

A estudante de arquitetura Fernanda Martins* pegou a doença de sua irmã, que foi infectada por um ex-namorado. "Eu só tinha tido relação com meu namorado, e ele comigo. Ele achou que eu tinha traído ele e eu achei que ele é quem tinha me traído, por eu ter pego a doença. Mas ele não estava com HPV, e então descobrimos que eu contraí da minha irmã, por usar a mesma toalha", diz.

O tratamento foi longo e doloroso, mas Fernanda conseguiu ficar livre das feridas. "A pior parte é ficar sem sexo. Durante o tratamento tem que ter abstinência sexual. Mas meu namorado foi super compreensivo. E a falta de sexo não significa falta de intimidade", afirma a estudante. De acordo com a especialista Carolina, o sucesso do tratamento é garantido. "Se ele for realizado corretamente, em sua grande maioria obtém-se a cura", diz.

Apesar de existirem centenas de tipos do vírus, a maioria das infecções é ocasionada por apenas quatro tipos dele. As versões 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero; e as versões 6 e 11, que causam 90% das verrugas genitais. Mas já existem duas vacinas que prometem ajudar na prevenção do papilomavírus.

Uma delas, fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome, protege contra esses quatro tipos mais comuns. Ela é indicada para mulher entre nove e 26 anos e chamada de "Vacina Quadrivalente". A outra, a "Vacina Cervarix", protege contra os tipos 16 e 18, e também é indicada para a mesma faixa etária. "Isso se propõe a provocar uma resistência contra o HPV mais letal para a mulher, aquele que comprova câncer de colo de útero. Para o mais comum, não tem essa eficácia", explica Paolo Fasano. As vacinas são caras e são necessárias várias aplicações. Antes de qualquer procedimento, é importante conversar com um médico.

O ginecologista explica que os tipos de HPV que provocam verruga não costumam gerar câncer no útero. "Por isso a gente faz muito papanicolau no Brasil. Ajuda a detectar a doença, quando não aparecem as verrugas", conta Paolo.

Para evitar o contágio sexual, é necessário o uso de preservativo. Nada mais simples. Mas existe uma ressalva: a transmissão é feita pelo contato da pele. Ou seja, a parte que a camisinha não cobre, pode passar ou pegar o HPV. Por isso são necessários exames de rotinas em ginecologistas e urologistas e muita atenção ao surgimento de verrugas e coceiras nos órgãos genitais.

"É importante realizar exame ginecológico a cada seis meses, para que haja um controle regular com coleta de material do colo do útero", conta Carolina. Além de causar câncer no colo do útero, o HPV também pode ocasionar câncer no pênis. "O preservativo é importante desde o início da relação sexual, nas preliminares, pois o atrito auxilia o contato", lembra o ginecologista Paolo Fasano.

Como sempre, é importante lembrar o uso de preservativo e de exames médicos. HPV é uma doença séria e cada vez mais comum.

E não deixe de conferir o quanto precisa emagrecer para começar sua reeducação alimentar!

Por:
Ana Gissoni
AgênciaMBPress

Comentários

comentar comentar

Olá!

ano passado quando fiz meu ultimo exame de gravidez aos 7 meses fui diagnosticada com o vírus hpv depois de algumas semanas apareceu a verruga e logo sumiu, depois disso não apareceu mais e a uma semana atrás veio sentindo dores muito forte como se fosse cólicas e dores horríveis nas costas e pra minha surpresa hj de manha senti algo dolorido e quando fui ver era uma verruga que saiu logo acima de onde fiz minha cessaria saiu muito pus e esta bem vermelha e as dores só aumentaram depois que saiu essa verruga. Enfim será que as dores que sinto e agora a aparição das verrugas não e por que o vírus voltou ou sei la com mais força?

0 relevância Luana Hagberg - postado em: 14/10/2014 - 13h46

Quero uma ajudar, pois meu namorado esta com essas rugas , mais eu tenho certeza que elas ja tinha antes de eu começar a namorar com ele , uma vez ainda perguntei na brincadeira e ficou por isso mesmo, ele esta indo ao medico pra saber se esta com HVP e se for confirmado que ele esta com HVP ,eu provavelmente devo esta também ? pois em mim até agora não apareceu nenhuma verrugas e nem coceiras ..

0 relevância Tássia - postado em: 19/08/2014 - 15h54

pessoal algum tempo atras apareceu verrugas na minha vagina,dava muita coceira,minha irma estava indo na ginecologista para resolver uma coisa que apareceu na mama,e pode para minha mãe dizer a medica que tinha aparecido umas verrugas em mim,ela mandou eu ir nela que provavelmente era HPV fiquei apavorada,fui realmente era HPV,mas dpois de alguns tempos foram diminuindo,quando fui na medica dinovo ja nao tinha nd ela falou q pode sumir sozinha q pode voltar tmb,mas ate agora graças a deus nao apareceu nd.

4 relevâncias Denise - postado em: 30/04/2014 - 12h59

Ola galera tô desesperado , a alguns dias vim notando algo Estranho E tenso no meu corpo em uma parti íntima minha no meu 'Anos' E tipo uma espinha naun sei exatamente se é uma verruga mas tipo não sangra e nem dói só Dá àquelas vontade de coçar . Bom pesquisei na net e vi alguns tópicos dizendo que é normal nessa idade por pessoas que tem muitas espinhas no corpo e pra quem costuma a se depilar o anos com Prestobarba, ate aee me acalmei porque tenho muitas espinhas e costumo a depila com prestobarba , só que tô muito tenso até hj essa bolinha não sumiu me recomendaram ààir nó hospital urgente . Mas tô com muito medo naun sei o que eu faço :(

13 relevâncias Bruno - postado em: 18/04/2014 - 07h10
Olá Bruno. Como vai? O mais indicado é mesmo que consulte um médico, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 22/04/2014 - 14h42

Boa noite , estou com o viros a mas de 7 meses gostaria de saber se ja estou cotrendo risco de estar com o cancer no colo dobultero ,?

As minha verugas nao sao na vagina e sim no anos tenho muita dificuldade pra fazer as nescesidade doi de mas muita x sai sangue qeria saber o porque sai sangue e se eu corro esse risco de ja ter o cancer do colo de ultero por esses tempo ?ta

Pfv mim ajuda estou esperanfo a respon

25 relevâncias fernanda - postado em: 04/04/2014 - 04h49
Olá Fernanda. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu médico. Para que ele possa melhor te avaliar e orientar corretamente. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 07/04/2014 - 13h04

Bom fui no medico alguns anos atras, meu medico disse que eu tava com HPV e marcou uma próxima consunta pra mim 1 mes depois mais ai no passar dos dias elas sumiram então deixei de ir eu era muito nova tinha 14 anos agora ta vindo um corrimento esverdeado muito grosso e consistente, isso pode ser sintomas voltando?

21 relevâncias Maria - postado em: 26/08/2013 - 00h09
esses sintomas parecem ser de candida. mais é bom procurar um médico.
Lucinana - postado em: 18/04/2014 - 10h53
ENTRE NESTE SITE,MULHERES CASADAS,SOLTEIRAS.GESTANTES QUE ESTÃO PASSANDO POR ESTE PROBLEMA http://www.precisofalar.com.br/forum/saude/descobri-hpv-com-nic-ii-e-fiz-cirurgia-alta-frequencia-0?page=2
samara - postado em: 09/09/2013 - 16h32

oi tenho 25 anos apareceram verrugas em minha vagina fui a ginecologista e ela me falou q eu estava com hpv, estou muito preocupada, comecei o tratamento e as verrugas sumiram e só tive relação com meu marido com preservativo. mas a verrugas esta aparecendo novamente essa semana vou começar a tomar a vacina quadrivalente que a medica me passou. a vacina me garante a cura? tenho q passar novamente pelo processo doloroso de retirar as verrugas que estão ressurgindo ou com a vacina elas somem ?por favor me ajude tenho muitas duvidas. obrigado

8 relevâncias mirian - postado em: 10/08/2013 - 22h43

apareceu uma verruga em minha vagina e ela caiu espontaneamente, pode ser o virus do hpv?

20 relevâncias marcia - postado em: 27/07/2013 - 11h26

Pode se manter relações sexuais, durante o tratamento do HPV ??

47 relevâncias Rosemary - postado em: 15/07/2013 - 14h21
ENTRE NESTE SITE,MULHERES CASADAS,SOLTEIRAS.GESTANTES QUE ESTÃO PASSANDO POR ESTE PROBLEMA http://www.precisofalar.com.br/forum/saude/descobri-hpv-com-nic-ii-e-fiz-cirurgia-alta-frequencia-0?page=2
samara - postado em: 09/09/2013 - 16h33
Durante o artigo ele la que nao.a
lari - postado em: 20/07/2013 - 11h12

Boa noite, gostaria de saber quais são os sintomas de HPV oral. Fui ao ginecologista esse mês, e ele disse que não tem nada, mas estou esperando o resultado do exame. Esses dias apareceu uma ferida na minha garganta, mas não parece ser amgdala inflamada.

21 relevâncias F - postado em: 12/06/2013 - 22h30

Ola meu nome é Josiane e pouco tempo descobri que estou com virus de HPV,e é de baixo grau,mas o meu marido tem verrugas mas é possivel que eu possa ter pegado dele,pois entaum entao nao sei tbm que ele tem,e eu sempre sinto dores e so que eu nao tenho verrugas,e tenho uma filha,e pretendo ter mais um,mas é sera possivel ter uma gravidez normal?

49 relevâncias Josiclea - postado em: 11/06/2013 - 13h54
ENTRE NESTE SITE,MULHERES CASADAS,SOLTEIRAS.GESTANTES QUE ESTÃO PASSANDO POR ESTE PROBLEMA http://www.precisofalar.com.br/forum/saude/descobri-hpv-com-nic-ii-e-fiz-cirurgia-alta-frequencia-0?page=2
samara - postado em: 09/09/2013 - 16h43

tenho 20 anos só tive relação c meu namorado,toda vez q tinha relação sangra resolvir procurei um ginecologista ela disser q esta c raladura no colo do utero e suspeita do virus hpv consegui caminhamento pro hospital do cancer na minha primeira consulta fiz colposcopia deu negativos,biopsia deu possitivo quando reserbei o resultado q elevei para mostra o medico na 2 consulta ele confirmou o virus,então ele queimou a ferida e sou passou pomada e disser q estava de alta me recomendou usar camisinha pra vida toda pois o virus estava no meu sangue.

31 relevâncias katiene - postado em: 29/05/2013 - 23h35

Tenho 25 anos e uns 2 meses atraz fui a ginecologista fazer a prevenção como faço todo ano. Mas dessa vez tive q rapidamente fazer uma biopsia pois estava com varias verrugas no colo do uetro e o resultado do exame deu HPV, e a medica disse que eu tenho que fazer a cauterização mas ate hoje não fiz, pois fazendo particular fica mt caro e pelo meu plano so consegui vaga para o mês de Julho.Sera que a doença aumenta ou pode ficar pior se eu demorar esse tempo pra fazer a cauterização?? Estou muito preocupada com isso.

41 relevâncias Aline Almeida - postado em: 28/05/2013 - 11h30
ENTRE NESTE SITE,MULHERES CASADAS,SOLTEIRAS.GESTANTES QUE ESTÃO PASSANDO POR ESTE PROBLEMA http://www.precisofalar.com.br/forum/saude/descobri-hpv-com-nic-ii-e-fiz-cirurgia-alta-frequencia-0?page=2
samara - postado em: 09/09/2013 - 16h30
ja tive , passei pela cauterizaçao a ginecologista usa , vaselina ao redor da verruga e passa um acido e muito dolorido, mas passa,uma pomada,para cicatrizar e simples assim vai dar tudo certo confia
valmira luci cardos - postado em: 29/06/2013 - 11h36

oi,alguem por favor me ajude,a uns tres dias começou a aparecer umas feridas bem na entrada da minha vagina,procurei um medico e ele disse q sao como ulceras vaginal e precisa d exame pra um diagnostico correto,uma amiga disse q pode ser hpv,estou tao assustada e sofrendo cm essa feridas,doe e encomoda muito toda minha vagina ta dolodida mas nao coça so as vezes um pouco,por favor alguem me ajude,por favor espero q nao seja hpv e sim uma infecçao nao sei,por favor s alguem ai ja passou por algo assim me diz oq fez,oqe era!por favor alguem me ajude eucreio em nome de jesus que vai dar tudo certo é q vou me curar disso em nome de jesus!

13 relevâncias fa - postado em: 25/05/2013 - 03h21

boa noite eu tenho 18 anos eu estou com umas verrugas na vagina fui na ginecologista ontem e descubri

q estou com hpv,estou muito preocupada ja pensei em morre estou com medo; meu namorado esta procurando urologista pra saber se esta com viros.ele pode esta tbem contaminado?

19 relevâncias carla - postado em: 21/05/2013 - 19h38
sim;eu tambem fui contagiado da mesma forma.
Ricardo LUIS - postado em: 12/07/2013 - 21h51

boa tarde descubri que estou gravida sou portuguesa mas neste momento estou a trabalhar na belgica, descubri mais ao menos quase a dois anos k tenho hpv grau 56, a minha médica na ultima pesquisa disse que estava tudo controlado.

poderá haver problemas para o feto ou mesmo para mim? poderei ter uma gravidez?

12 relevâncias conceição - postado em: 08/05/2013 - 14h10
Conceição, o mais indicado é que consulte sua ginecologista para que ela possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio.
- postado em: 13/05/2013 - 12h08

Gostaria de saber se o vírus HPV provoca hemorragia genecológica ?

18 relevâncias Bianca alves de oliveira - postado em: 03/05/2013 - 20h30
Olá Bianca, o mais indicado é que consulte um ginecologista para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 06/05/2013 - 17h26

nasceu uma verruga na minha língua, é sinais da hpv?

12 relevâncias jany - postado em: 22/04/2013 - 22h00
sim é HPV ou HIV vc tem que ver isso e serio.....
luiz - postado em: 09/07/2013 - 17h13

Boa Noite! Descobri que tenho o HPV em Baixo nível. Porém, queria muito engravidar agora. Será que se eu engravidar meu bebe correrá algum risco? ou eu mesma? Obrigado!!!!

19 relevâncias Graziela - postado em: 17/04/2013 - 20h18
Graziela, o mais indicado é que consulte o seu ginecologista para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 19/04/2013 - 11h44

oi, estou com manchas brancas no pênis e com caroços duros na região da cintura alguém sabe mi dizer o que seria isso...

24 relevâncias N - postado em: 13/04/2013 - 23h30
N, o mais indicado é que consulte um urologista para que ele possa mlehor te orientar, depois de uma avaliação mais completa. Um abraço, Suporte MaisEquilíbrio
- postado em: 17/04/2013 - 12h50

Olá, estou com uma feridinha a quatro dedos acima do meu penes. Começou como uma verruga bem pequena... e não gosto de ir ao medico. Poderá me ajudar com um nome de alguma pomada pra mim comprar que seja eficaz ?? Li alguns comentários e é cada um mais assustador que o outro. Desde já muito obrigado...!!!

25 relevâncias Marcos - postado em: 05/04/2013 - 00h53
Tem também uma pomada que eu passei e resolveu de vez meu problema de coceira. O nome da pomada é cossaxanite branca. Tem também a cossadaxaniteku indicada para quem possui a doença em estado avançado. É do laboratório Vulvassaudavel.
Giléia - postado em: 24/06/2013 - 10h41
Passa a pomada lambusitinolnocuzis que deve amenizar as manifestações.
Marcão - postado em: 24/06/2013 - 10h32
Marcos, o mais indicado é mesmo que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 08/04/2013 - 16h38

queria sabe na onde poss acha um medico urologista?

12 relevâncias jessica - postado em: 11/01/2013 - 18h41

oii olha eu aconselho vc fala conversa como dois adultos uma conversa normal pois e bom saber antes do que tarde pois falo por experiencia pois eu e meu parceiro pegamos e tamos se tratando...

10 relevâncias priscila - postado em: 12/12/2012 - 00h56

Boa tarde a todos, este meu depoimento é para as pessoas q descobriram q tem o vírus recentemente e estão desesperadas, eu sei como é difícil pois a pior parte e aceitação desta situação que detroi nossa auto-estima e nos faz pensar sempre o pior, na época que eu contrai esta doença, eu procurava algum comentário positivo, de cura, pois isso me confortava um pouco e me dava esperança, vejam, qnt mais vemos as lesões piores nós ficamos (homens)imagina as mulheres que sabem que tem as lesoes em alguns casos não conseguem visualizar isso é terrível não é? o que posso lhe dizer e que foi exatamente o que eu ouvi dos amigos e médicos que me consolaram mesmo não acreditando é que "não há mal que dure para sempre" e este problema com certeza nao vai durar, portanto nao fiquem desesperados pensando toda hora, pois a pior parte é a psicológica que é afetada mais do q propriamente as lesões, um conselho que dou para homens é que sigam corretamente o tratamento que o medico passou com a cauterização que seja e as pomadas que evitam que o vírus causem lesões apos a cauterização, geralmente essas pomadas irritam um pouco a pele pelo fato de agirem diretamente na pele ate mesmo onde nao foi lesionado e façam exame de penioscopia a cada 6 meses e mesmo q as verrugas desapareçam por um tempo, evitem ter relações sem camisinha pois o atritos pode contribuir para q as lesões re apareçam...para as mulheres a mesma coisa, só que com um cuidados mais expecificos para fazer exames que possam ajudar a monitorar prevenir q o virus possa se desenvolver em outros tipos de doenças mesmo sendo um percentual bem baixo que isso possa acontecer....e por fim fortaleçam seus pensamentos, busquem profissionais que possam te orientar e ajudar pq cada caso é um caso, mas siga td a risca do tratamento q vai dar td certo ok... e peço a todos que se livrarem da doença e se sentirem seguros disso (como eu)possam postar aqui este tipo de depoimento, pois hoje é mais comum vermos depoimentos de desespero. e hoje depois de 1 ano livre disso, compartilho essa vitoria c aqueles que precisam de adquirir esperança. ok fiquem c Deus e Boa sorte a todos

107 relevâncias MARQUES - postado em: 06/12/2012 - 18h53
Nossa, estava precisando de um depoimento desses... estou com o virus e pensei que nao tinha cura, ja chorei muito, mas vejo que Deus é muito bom e envia pessoas como você pra ajudar a nós que acabamos de descobrir isso e estamos nervosos e angustiados. Eu pensei que viveria com esse medo pra sempre. Muito obrigada amigo! Deus o abençoe.
Ana - postado em: 01/08/2013 - 19h52
ja contrai e fis tratamento,ja faz 2 anos nao apareceu mais nada, e as vezes eu e meu marido nao usamos preservativo sera que pode re aparecer?pois essa doença infelismente nao tem cura!
JOICE FERNANDA - postado em: 10/03/2013 - 02h20

eu gostaria de saber se é muito dolorido ?

obrigado desde intão

17 relevâncias Yago - postado em: 05/12/2012 - 20h17

Tomara que sim, assim espera-se que haja uma cura total com os primeiros procedimentos médico hospitalares que você recebeu, pois uma doença reage de forma diferente em cada corpo humano, inclusive, assim também os medicamentos. Agora você terá que verificar como o seu corpo irá reagir, para que se possa desenvolver a idéia do próximo procedimento.

0 relevância Oliveira - postado em: 02/12/2012 - 20h32

Pode-se pegar HPV em banheiros públicos tbm?

64 relevâncias Edivaldo - postado em: 21/11/2012 - 17h30

Não pode ter relações não porque pode piorar a situação.

19 relevâncias Lilian - postado em: 16/11/2012 - 15h03

BOA NOITE.

eu contrai o virus HPV, em mim o virus se manifestou atraves de verrugas em volta da pele q envolve a cabeça do pênis fui a uma especialidade sobre DST do SUS e o medico apenas queimou essas verrugas útilizando um acído. após isso ele apenas receitou que eu passase uma pomada cujo o nome é "clostemin" diariamente para evitar inflamação enquanto as feridas cicatrisão. O tratamento é simples assim??? ou oq eu posso fazer para ter a total ceteza q estou livre do virus???

56 relevâncias andré - postado em: 13/11/2012 - 19h11
eu gostaria de saber se é muito dolorido ? obrigado desde intão
Yago - postado em: 05/12/2012 - 20h17
Tomara que sim, assim espera-se que haja uma cura total com os primeiros procedimentos médico hospitalares que você recebeu, pois uma doença reage de forma diferente em cada corpo humano, inclusive, assim também os medicamentos. Agora você terá que verificar como o seu corpo irá reagir, para que se possa desenvolver a idéia do próximo procedimento.
Oliveira - postado em: 02/12/2012 - 20h32

vc ja esta fazendo o tratamento do hpv, quais os resotado? Continue se tratando!

3 relevâncias julio César - postado em: 09/11/2012 - 23h47
acomplia amenorréia articulação beleza bile cacau celulite comer conjuntivite crianças diabéticos disturbios alimentares dores musculares estilo de vida fumante gordura coporal gravidez juventude longevidade natação nutricionista ovo perder peso problemas respiratórios processo de emagrecimento protetor solar reeducação alimentar saúde da mulher sexo sol tdah trabalho tratamento universidade de cambridge vasectomia vesícula
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.