Como tratar a Gota - MaisEquilíbrio

Como tratar a Gota

Como tratar a Gota

Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações.

É uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.

Publicidade

A gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina.

Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofra de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.

A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.

É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue em quantidades previstas, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração no sangue pode aumentar demais atacando principalmente as articulações, provocando a gota úrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins). A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta

em um ataque de gota.

Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.

O tratamento da Gota visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de anti-inflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente é necessário um acompanhamento médico.

Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise.

O consumo excessivo de álcool é outro fator importante, pois pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins e quando isso ocorre, a doença geralmente está em estágio mais grave.

A gota pode levar às doenças conseqüentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.

Contudo, entre os fatores que desencadeiam a crise, o mais importante é a alimentação.

Uma dieta rica em substâncias denominadas purinas (que fazem parte das proteínas) resulta em um aumento da concentração de ácido úrico no sangue e, portanto, alimentos ricos nessas substâncias devem ser evitados.

Entretanto, a restrição rígida de alimentos contendo purinas geralmente é recomendada no estágio agudo da doença, sendo que durante o estágio intermediário das crises, o tratamento dietético para pacientes que se mantém medicados visa uma dieta normal adequada.

Dicas importantes

  • A dieta para pessoa com gota deve ser moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura e deve incluir alimentos com baixos teores de purina.
  • O consumo de gorduras deve ser reduzido, pois o excesso diminui a excreção de ácido úrico.

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool precipita o ácido úrico, facilitando a formação de cristais.
  • Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.
  • É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.
  • Não fique longos períodos sem se alimentar. Quem fica muito tempo sem comer é candidato em potencial a ter uma taxa elevada de ácido úrico. Isso porque, em jejum, o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando uréia como um dos seus subprodutos.
  • Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.
  • Para finalizar, é preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente. Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida. Portanto, o seu médico poderá lhe orientar nos exames necessários para avaliar o quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando e se você está ou não comendo demais alimentos com altos níveis de purinas.
  • Por:
    Renato Romani
    Clínico geral, especialista em medicina do esporte - CRM-SP 99.950

    Comentários

    comentar comentar

    tenho 41 anos ja faz 3 anos que eu tou sofreno com muintas dores nos pes agora ta atacando os joelhos fui ate a USP la um simpatico medico me receituo dicoflenaco e purpurinol vou tomar se eu tiver resultado POSITIVOeu retorno

    1 relevância jose carlos lima - postado em: 06/05/2014 - 08h52

    O problema da gota realmente é muito sério, vivi de perto todo o transtorno que pode gerar esta doença cronica quando meu pai sofria ataques intermináveis (e os antiinflamatórios carissímos e super pesados que ele tomava para aliviar a dor) . Ano passado recebemos informaçoes sobre o óleo de copaíba e um ano depois posso dizer ele melhorou bastante até o ponto de ter uma vida bastante normal (obviamente continua passando longe do vinho e frutos do mar), tomem cuidado porque existe um jeito certo de tomar. Se alguém quiser saber onde nós compramos (porque imagino que nao posso fazer propaganda de nenhum produto) me escreva por aqui e eu tentarei ajuda-los.

    14 relevâncias Ana maria Rojo - postado em: 23/12/2013 - 10h49
    Ola ,lI sua postsgem falando sobre o oleo de copaiba , queria saber onde posso encontrar e como tomalo. Se poder ajudar , sofro muito com essas dores. obrigado
    juliana - postado em: 19/09/2014 - 16h09
    Por favor me envie a forma tratar a gota com óleo de copaíba.
    Márcio Lopes - postado em: 02/04/2014 - 00h21
    Bom dia! Por favor, necessito de informações a respeito do uso do óleo de copaíba para a prevenção da artrite gotosa (gota). Obrigado Marcio Torresi Filho Signal4 Soluções em Eventos (11) 4063-8428 / (15) 3305-1915 (11) 99819-1952 www.signal4.com.br www.festasemcotia.com.br
    Marcio Torresi Filho - postado em: 06/02/2014 - 13h55

    EU BEBI TODO TIPO DE REMÉDIO DURANTE 9 ANOS E A GOTA FICAVA CADA VEZ MAIS VIOLENTA. PAREI DE BEBER CERVEJA E CHEGUEI A DAR 6 CRISES POR MÊS MESMO ASSIM. ATÉ QUE EU BEBÍ CHÁ DE JAPECANGA (VEJA E COMPRE PELA INTERNET) E DIMINUI A CARNE DE PORCO (SALAME, PRESUNTO, SALSICHA E MIUDOS) . A 2 ANOS TOMO TODAS NO FIM DE SEMANA E NUNCA MAIS TIVE GOTA (GRAÇAS A DEUS). EU BEBO 6 LITROS DE CHÁ GELADO DE 6 EM 6 MESES POR PRECAUÇÃO. FOI A UNICA COISA QUE REALMENTE RESOLVEU.

    18 relevâncias CARLO - postado em: 15/10/2013 - 11h09
    Olá Carlos...poderia me explicar qual é a proporçÕes do chá...Esses 6 litros vc tomava num fim de semana é isso? Obrigada Silvana
    Silvana Barbosa - postado em: 24/09/2014 - 11h32
    Olá Carlos...poderia me explicar qual é a proporçÕes do chá...Esses 6 litros vc tomava num fim de semana é isso? Obrigada Silvana
    Silvana Barbosa - postado em: 24/09/2014 - 11h31

    olha so meu marido tem 51 anosm e tem gotas a muito tempo ele fazia uso de um medicamento meio forte e sem orientaçao medica, hj ele contraiu um cancer de estomago e nao pode mais fazer uso de anti flamatorio pois suspeitamos que da emorragia quando toma alguma anti flamatorio agora eu pergunto ele esta na cama e nao sei como tratar da gota que esta super forte que fazer por favor me ajuda.

    5 relevâncias Eni Rpdrigues de Abreu - postado em: 27/08/2013 - 21h31
    EU BEBI TODO TIPO DE REMÉDIO DURANTE 9 ANOS E A GOTA FICAVA CADA VEZ MAIS VIOLENTA. PAREI DE BEBER CERVEJA E CHEGUEI A DAR 6 CRISES POR MÊS MESMO ASSIM. ATÉ QUE EU BEBÍ CHÁ DE JAPECANGA (VEJA E COMPRE PELA INTERNET) E DIMINUI A CARNE DE PORCO (SALAME, PRESUNTO, SALSICHA E MIUDOS) . A 2 ANOS TOMO TODAS NO FIM DE SEMANA E NUNCA MAIS TIVE GOTA (GRAÇAS A DEUS). EU BEBO 6 LITROS DE CHÁ GELADO DE 6 EM 6 MESES POR PRECAUÇÃO. FOI A UNICA COISA QUE REALMENTE RESOLVEU.
    CARLO - postado em: 15/10/2013 - 11h11

    Boa noite. Meu nome é Pedro, tenho 51 anos e a quase dez anos convivo com essa companheira gota. Quando surgiu o problema conversei por elefone com o Claudinei e ele me receitou "Diclofenaco Sódico 50mg" e um lachante que resolvi substituí-lo por frutas como uva, mamão, abacate, ameixa. Foi ótimo para mim, mas só tomava o remédio quando dava a crise por que não sou fã de remédios (hipocondriaco). Com o tempo o remédio não fazia mais efeito e fiquei assustado; voltei ao Claudinei e ele disse ser normal, aumentou a dose para 100mg. Dica para fumantes;parem de fumar pois as impurezas do fumo entram na corrente sanguinea através da saliva causando o mal funcionamento dos rins. Até hoje convivo bem com as crises, tanto que hoje já tomei um comprimido e vou tomar uma (s) cervejinha com moderação daqui a pouco.

    10 relevâncias Pedro tadeu da silva - postado em: 23/08/2013 - 20h49

    Atenção:

    1) Esqueça suquinhos, óleozinhos, cerejinhas e outras coisas "naturais". Essas porcarias não vão resolver seu problema de gota.

    2) Fujam dos médicos nazistas incompetentes que proíbem todos os grupos alimentares. Já andei lendo uns babacas por aí que simplesmente te proíbem absolutamente tudo. Se você acha que viver de alface e chá é ter qualidade de vida, então o seu conceito de viver está precisando de uma reciclagem.

    3) Todo mundo que diz ter a "cura" da gota ou fórmulas mágicas (como alguns aqui) é charlatão e está tentando ganhar dinheiro às custas da dor alheia.

    4) A quantidade de proteínas que você ingere é responsável apenas por 18% do monourato sódico produzido. 72% é produzido pelo próprio corpo durante o processo de catabolismo e reposição celular. Por isso que tá cheio de manés que seguem a dieta do Dr. Nazista e continuam tendo crises de gota.

    5) Sim, cerveja, coração de frango, pele de frango, fígado... tudo isso aumenta a taxa de ácido úrico no sangue, mas cortar isso completamente da sua vida (caso você goste) vai te trazer mais tristeza do que benefício.

    6) Infelizmente, a gota só pode ser amenizada: perca peso, pratique exercícios (cuidados com as lesões, é onde começam as crises inflamatórias), BEBA ÁGUA O DIA INTEIRO, não beba todo dia, sempre tome água enquanto estiver tomando bebida alcóolica, não coma feijão, lentilha ou grão de bico todos os dias... o que não significa que não possa comer uma ou duas vezes por semana. E, o principal, tome Alopurinol todo dia. É para o resto da vida.

    E, reforçando, FUJA dos Nazi-Doctors que querem te proibir tudo! Ser médico ou nutricionista hoje em dia é fácil, basta proibir tudo sempre (como a porcaria da ANVISA faz). Não seja tonto!

    33 relevâncias Alerta - postado em: 15/08/2013 - 16h55
    Ola Vc fez o comentário mais sensato por aqui. Eu tb adotei esse procedimento e estou comemorando 3 anos sem Gota. Alopourinol 100mg todo dia ( R$ 7.00 caixa com 30 comp ), muita agua durante o dia, exercicios fisicos, e como ate pedra. Bebo de vez em quando tudo...
    Claudio - postado em: 21/08/2014 - 22h33

    Olá meu marido tem gota e estou tentando engravidar há 2 anos e ainda não consegui fiz exames e deu que tinha diabetes fracas cisto no ovário e tenho útero bicorno me tratei e meu medico falou que estou ótima e pronta pra engravidar mas ainda não consegui fui liberada há 7 meses atrás será que por causa da doença do meu marido.

    7 relevâncias Fernanda - postado em: 14/07/2013 - 17h25
    Experimente transar com seu vizinho, se engravidar, a culpa e do seu marido, e nao de todos os problemas que vc tem.
    joao soares - postado em: 01/08/2013 - 19h30

    Gostaria de saber se frutas, como bergamota e laranjas, como sendo frutas cítricas são prejudiciais à gota. Tenho esse problema que me ataca de vez em quando.

    23 relevâncias rene piccoli - postado em: 28/06/2013 - 19h37

    OLÁ BOA TARDE. TENHO UM AMIGO QUE TEM ESSA DOENÇA, GOSTARIA DE SABER SE PODE SER TRATADA CO LASER? OBRIGADA.

    25 relevâncias vania teixeira - postado em: 10/06/2013 - 12h37
    ola suellen caires tenho convivido com essa doença, há 13 anos e é dificil, mais tem como aliviar. Na crise tem tomo colchicina, é para ajudar o rin a eliminar o acido urico e fora da crise alonoporinol, para controlar a formaçao de cristal de acido urico, o mais importante e evitar principalmente o feijao e carnes,frutos do mar e outros graos,pois o acido urico e a proteinas que desmembrada no nosso organismo forma o acido urico, so que por certo deveriamos elimina-los pois como nao estamos, acumulam
    ailton anderson gonçalves - postado em: 21/08/2013 - 04h29

    Bom dia estou em uma crise de gota fui em um hospital aqui onde moro japao e o medico receitou benzbromarona 100 mg uma vez ao dia! como estou em uma crise de gota e com muita dor gostaria de saber se foi certo esse remedio sendo que estou passando por uma crise? Oque eu faco? obrigado.

    39 relevâncias Eduardo - postado em: 11/05/2013 - 10h46
    Eduardo, o mais indicado é que siga as orientações do seu médico. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
    - postado em: 13/05/2013 - 12h10

    B dia pois estou com fortes dores no dedão do pé e ja consultei e tenho acido urico elevado tenho 122 kls sou caminhoneiro viajo carregando carros pra argentina e parei de comer carne bebidas com alcoll que so bebia serveja e vinho mas moderado então parei de td tomo alapurinol e remédio pra ipertenção que devo caser pra enmagrecer e melhorar minha vida sedentaria sem mais agradeço

    16 relevâncias luiz carlos conceição - postado em: 02/04/2013 - 12h39
    Luiz Carlos, se vc não perder peso está frito. Vai sofrer pelo resto da vida com o problema do ácido úrico. Pior ainda serão os demais problemas que poderão, como hipertensão, diabetis, problemas articulares, impotência sexual, problemas circulatórios outros etc. Lembre-se que cuidar de diabetis é algo muito difícil e se o paciente não cuidar da danada direitinho, caminhará para amputação de membros, cegueira e infarto. Evite tomar qualquer \"coisa\" que lhe indicarem sem prescrição médica e tome cuidado com o uso de \"chás diuréticos\", pois eles podem concentrar mais ainda os cristais de ácído úrico que vivem a atormentar as suas articulações e piorar a situação. Quanto aos chás que não sejam diuréticos, notifique seu médico do uso deles ou de sucos como o de tomate. Os demais sucos são ótimos para facilitar a ingestão de um maior volume de líquidos, variando o uso de água pura. Use sua medicação conforme o recomendado somente pelo seu médico. Isto é importante porque o tratamento da GOTA na fase da dor (aguda) é diferente do tratamento na fase que você se acha curado (fase crônica). REMÉDIOS PARA UM MOMENTO NÃO DEVEM SER USADOS EM OUTROS. Lembre-se que gota não tem cura. Gota tem tratamento e cuidados. As únicas satisfações para quem tem gota é ser portador da chamada \"DOENÇA DOS REIS\" e poder ser chamado por todos de \"GOTOSO\"! Um forte abraço e cuide-se.
    Mirabeau - postado em: 02/06/2013 - 10h02
    Este é dez.! Gostaria de ter um, tentei imprimir e não foi possivel. Pode me enviar o texto, via e-mail? Obrigado desde já.
    Djalma Amorim de Santana - postado em: 30/05/2013 - 17h01
    Olá Luiz Carlos, como você tem hipertensão, o mais indicado é que consulte um médico e nutricionista de forma presencial, para que eles possam melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
    - postado em: 04/04/2013 - 16h19

    eu acabei d descobrir q tenho gota..

    fiquei surpresa pois sou muito nova ; so tenho 16 ,..

    e too cheia d duvida sobre o assunto.. fico inquieta e muito ansiosa..

    e sem conta q ainda tenho q ter uma dieta..

    so se for p mim voar pq so peso 50kg ..

    11 relevâncias suellen caires - postado em: 27/03/2013 - 17h42

    Tenho sofrido há muito tempo... agora mesmo estou em crise... se vc passar a receita ficarei muito grato.

    Abraço!!!

    12 relevâncias César Bessa - postado em: 23/03/2013 - 09h16
    estas avaliações me levaram a crer que tambem devo estar com este tipo de problema. Geovani Ribeiro
    Geovani Rosa Ribeiro - postado em: 30/04/2013 - 22h08
    César, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
    - postado em: 02/04/2013 - 15h13

    e meus amigos que sofrem de gota como eu sofria, sim e isso mesmo eu consegui a cura para gota entre em contato e cure esta orrivel e dolorosa doença.

    37 relevâncias carlos borges - postado em: 27/01/2013 - 16h04
    Favor me enviar o nome deste remedio milagroso.
    joão batista - postado em: 15/07/2014 - 07h36
    amigo onde posso achar esse remedio?
    lismar - postado em: 31/07/2013 - 22h13
    boa noite! gostaria de saber sobre o remédio que vc falou que curou da gota. desde já agradeço. Obrigado; Carmelino
    Carmelino José de Araujo - postado em: 16/07/2013 - 18h51
    Me de maiores informações, bem como qual o remédio para a cura. Agradeço.
    Carlos Santos - postado em: 09/07/2013 - 11h48
    Gostaria de saber o nome de remedio p gota obrigado.
    Everton Santo Battigaglia - postado em: 06/06/2013 - 10h16
    por favor me ensina um remedio para a cabar com essa dor
    gilson gonçalves - postado em: 29/05/2013 - 15h03

    Adorei os conselhos e imformacoes sobre a doenca GOTA ,agradeco muito e gostaria de saber so a medicina que tomo ,que contemcortizona e,aconselhavel ou perigosa,nao sei se e possivel tomar informacoes desta maneira em todo o caso obrigada.

    3 relevâncias Helena - postado em: 16/01/2013 - 14h55
    gostaria de saber o nome do remedio para acido urico?att.fernando
    fernando - postado em: 13/10/2013 - 13h21

    Gota só sere inibida tomando tomando alupirinol todos os dias durantes anos e longe de cervejas

    vinhos e wisque mas uma caipirinha sem abuso pode ser tomada

    6 relevâncias PEDRO MARIANO FILHO - postado em: 07/12/2012 - 11h37

    Eu tenho 38 anos , de uns 6 meses para ca mudei meu estilo de vida parei de trabalhar pela parte da manha , e me dediquei a todo dia andar de bicicleta é claro que no começo nao foi facil mas hoje em dia faço 20 km de bicicleta , descobri que tinha gota urica com 35 , fui no medico e ele como o de sempre me pediu exames de sangue , me disse que deveria fazer algum tipo de exercicio fisico e manerar em alguns alimentos mais fortes , me receitou o ALOPURINOL 100 MG todos os dias depois do almoço , e foi bem claro tu nao vai morrer de gota urica mas vai morrer com isso , animador né ...... ou seja fazem praticamente 1 ano que tomo este remedio , e depois que começei a usar nunca mais tive crises , o medico tambem disse que este medicamento depois de 2 anos de uso continuo ele limpa os cristais que estao depositados nas articulaçoes quase por completo , porque o alopurinol é tomado depois do almoço , porque ele inibe que novos cristais presentes nos alimentos se depositem tambem nas articulaçoes , é claro que nao adianta tomar o remedio e exagerar na comida e bebidas alcoolicas , tomo minha cerveja todos os sabados , mas procuro dia de semana nao colocar nenhuma gota de alcool no corpo, bebo bastante agua , mais de dois litros por dia e como falei acima comecei a fazer exercicios , a gota nao tem cura entao nao tem muito o que se fazer ................. se cuidar um pouco e tomar o alopurinol pro resto da vida.............

    27 relevâncias Marcelo - postado em: 27/11/2012 - 21h00
    eu tenho a cura da gota entre em contato.
    carlos borges - postado em: 29/01/2013 - 10h51
    Marcelo teste essa receita do medico Dr.Alfonso Balbach; pegue 10 morangos bem maduros,corte em pedaços numa tijela e acrescente 1 colher de mel,amasse e coma de preferencia em jejum.Faz 15 dias que eu to fazendo e to fazendo tudo normalmente,inclusive tomando minha cervejinha(tenho 62 anos,faz 25 anos que a gota me acompanha).um abraço
    waldemar - postado em: 03/01/2013 - 22h14

    na crise de acido urico , inflamação e tornozelo quente , com muita dor .

    o que fazer para aminizar a dor. tornozelo .

    45 relevâncias giovanni bianchi - postado em: 26/10/2012 - 11h33
    nas minhas crises funciona ! cetoprofeno 50 mg nimensuline 100 mg conchicina 8,5 mg alopurinol 60 mg bensopionaroma 25 mg ranitidina 180 mg Na crise de 8/8 hrs Após 1 por semana r$ 30 reais 30 comprimidos, validade 4 meses
    Celso de Moura - postado em: 04/01/2013 - 11h08

    eu queria sabe quanto custa o remédio feito de cha de alfafa com folha de morango e a capsula de acido urico

    22 relevâncias rana gomes de souza - postado em: 03/09/2012 - 20h27

    Tenho crises de gota desde de 2009, mas agora acho que encontrei como amenizar sem agredir tanto o organismo como os remédios farmacêuticos, isso claro para quem não tem gastrite. Tomo o suco de dois limões com dois dedos de água por três ou quatro dias e as dores com o inchacho vai embroa. Que alívio!

    23 relevâncias Antonio Marcos - postado em: 03/09/2012 - 10h18
    eu tenho a cura da gota entre em contato
    carlos borges - postado em: 29/01/2013 - 10h53

    obrigado. otimo esclarecimento.

    14 relevâncias josé carlos - postado em: 02/09/2012 - 18h57
    Tenho crises de gota desde de 2009, mas agora acho que encontrei como amenizar sem agredir tanto o organismo como os remédios farmacêuticos, isso claro para quem não tem gastrite. Tomo o suco de dois limões com dois dedos de água por três ou quatro dias e as dores com o inchacho vai embroa. Que alívio!
    Antonio Marcos - postado em: 03/09/2012 - 10h18

    Gota para mim já éra. Anteriormente tomava Diclofenaco Sódico, um veneno para mim, mas consultando o proprio fornecedor desse remédio ele me disse: Tome NIMISOLIDA, 100

    uma vez por dia por tres dias. Maravilha, tirou a dor em 30 minutos, e somente quando exagero com gorduras a dor tenta voltar, basta um só comprimido de NIMISOLIDA. e pronto, fale com seu médico a respeito, pra mim é ótimo.

    18 relevâncias Dirceu Alves de Oliveirai - postado em: 27/08/2012 - 10h48

    Gostaria q me enviasse a substância desse remédio manipulado para eu pedir a receita pra minha médica.

    5 relevâncias SIZINO - postado em: 26/07/2012 - 14h58

    gratos pelas oriemtacoes foram bastamte validas

    2 relevâncias jose alvaro marcilio - postado em: 04/07/2012 - 19h39
    Gota para mim já éra. Anteriormente tomava Diclofenaco Sódico, um veneno para mim, mas consultando o proprio fornecedor desse remédio ele me disse: Tome NIMISOLIDA, 100 uma vez por dia por tres dias. Maravilha, tirou a dor em 30 minutos, e somente quando exagero com gorduras a dor tenta voltar, basta um só comprimido de NIMISOLIDA. e pronto, fale com seu médico a respeito, pra mim é ótimo.
    Dirceu Alves de Oliveirai - postado em: 27/08/2012 - 10h48

    oi dé suco de melancia para ele em jejum vai ajudar bastante e pedaços tbm todos os dia um pedaço nao muito grande boa sorte

    1 relevância sergio - postado em: 05/06/2012 - 18h41

    Meu marido sofre dessa doença GOTA, gostaria de saber se pode comer esse feijão de corda? e carne magra? obrigada

    26 relevâncias VERA LUCIA - postado em: 29/04/2012 - 22h06
    oi dé suco de melancia para ele em jejum vai ajudar bastante e pedaços tbm todos os dia um pedaço nao muito grande boa sorte
    sergio - postado em: 05/06/2012 - 18h41

    em mulheres as dores são piores, mais procure um medico que ele vai te indicar tudo certinho!

    4 relevâncias Cleiton - postado em: 31/03/2012 - 16h10

    tenho 17 anos e descobri a doença a 2 meses, GENTE POR FAVOR NÃO TOMEM O DICLOFENACO DE SODIO PARA DOR, ELE ATACA OS RINS, MEU PAI TAMBÉM TEM A DOENÇA E OS RINS DELE PAROU, POR ISSO PEÇO PRA QUE NÃO TOMEM ESSE ESPECIFICO REMEDIO!

    28 relevâncias Cleiton - postado em: 31/03/2012 - 15h55

    tambem tenho gota e faz um ano que nao tenho a crise faço o chá com semente de sucupira .

    8 relevâncias pedro - postado em: 20/03/2012 - 20h34
    ola gostaria de saber como e que se transmite esta doença e como vem e como se trasmite e se vem a traves de que pỏ favor quẻo uma explicaçao muita boa pỏ favor ou me enviem uma mensagem no meu imel..ou pelo meu facebook meu nome e ramos pipa francisco
    ramos pipa francisco - postado em: 14/04/2013 - 09h24

    AS VEZES TENHO CRISES HORRÍVEIS DE GOTA! COMO TRABALHAMOS A MUITOS ANOS COM MEDICAMENTOS TEMOS UM CERTO CONHECIMENTO.;TOMO DE 2 A 3 COMPRIMIDOS UM DE CADA VEZ(CLARO) DE DEXAMETASONA QUE É UM CORTICOIDE OU UMA INJEÇÃO DE BETAMETASONA O EFEITO E IMEDIATO! LEMBRANDO QUE NÃO SE DEVE TOMAR "CORTICOIDES" COM FREQUÊNCIA POIS O ORGANISMO ACOSTUMA E PASSA NÃO FAZER MAIS EFEITO.

    15 relevâncias SANDRO - postado em: 04/03/2012 - 23h47
    tambem tenho gota e faz um ano que nao tenho a crise faço o chá com semente de sucupira .
    pedro - postado em: 20/03/2012 - 20h34
    adoçante alergia alimentar auto estima avc bactérias coceira constipação corrimento cáries células diagnóstico doenças cardíacas dormir emagrecimento energia exame fibras gengibre glúten hiperatividade infecção urinária limpeza lipoaspiração maconha nicotina obesidade infantil obstrução das vias aéreas ovo ovários reeducação alimentar refluxo relógio biológico síndrome do pânico sódio trombose
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.