Exercitando o cérebro - MaisEquilíbrio

Exercitando o cérebro

Exercitando o cérebro

Quando ouvimos a palavra "exercício" é comum pensarmos em atividades físicas, como a caminhada, natação e musculação. Isso porque muitas pessoas se preocupam com a melhoria do corpo por meio dessas atividades. Só que uma parte importantíssima acaba às vezes esquecida: o cérebro.

Mas será que ele também pode melhorar quando é exercitado?

"Sim, mas não existe um único exercício que baste para melhorar tudo.

Publicidade

Dois princípios básicos de funcionamento do cérebro são que partes diferentes têm funções diferentes, e cada uma delas tem seu funcionamento aperfeiçoado conforme o uso", responde a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

Ela explica que o cérebro tem capacidade de expansão, o que permite o aperfeiçoamento da mente. "O cérebro tem uma capacidade incrível de aprender, de se aperfeiçoar, conforme é usado - ao contrário de um computador, que só faz piorar. Até a memória melhora com a prática: quanto mais se usa a memória, melhor ela fica. O mesmo vale para a atenção, a linguagem, a capacidade de raciocínio lógico, de planejamento, de visualização espacial", diz.

E o que faz o cérebro melhorar? A prática, claro. De acordo com a neurocientista, "quanto mais se usa o cérebro, melhor ele fica". Ou seja, se uma pessoa exercitar o raciocínio, terá mais facilidade para resolver situações práticas após algum tempo.

São muitos os benefícios dessas atividades cerebrais. "Além de melhores capacidades mentais (de raciocínio, memória, atenção, linguagem - enfim, o que for exercitado), a atividade mental rica é um dos maiores fatores de proteção contra o declínio cognitivo com o envelhecimento normal. E também contra o declínio pronunciado nas doenças degenerativas do cérebro. Sem falar que, quem mantém sua mente exercitada ganha em autoconfiança, auto-estima, e em qualidade de vida, ao se sentir melhor e mais capaz", afirma Suzana.

Ai vão algumas sugestões para você exercitar sua mente:

- Trava-línguas

- Exercícios visuais (como aquele em que as letras aparecem embaralhadas)

- Problemas de matemática, para desenvolver o raciocínio lógico

- Jogos da memória

- Exercícios de repetição com música (para a memória)

- Leitura (amplia a quantidade de informações armazenadas)

Em breve será lançado na internet um programa de exercícios chamado Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com), que propõe a combinação de diferentes exercícios mentais. Por enquanto, você pode exercitar a memória, raciocínio lógico, aprendizado... Enfim, todas as partes de seu cérebro e observar as melhorias. Afinal, a mente também merece cuidados, tanto quanto o corpo, para que a vida fique mais saudável.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Suzana e ler mais sobre o cérebro, pode acessar www.suzanaherculanohouzel.com

Por:
Priscilla Nery
MBPress

Comentários

comentar comentar
acomplia amenorréia articulação beleza bile cacau celulite comer conjuntivite crianças diabéticos disturbios alimentares dores musculares estilo de vida fumante gordura coporal gravidez juventude longevidade natação nutricionista ovo perder peso problemas respiratórios processo de emagrecimento protetor solar reeducação alimentar saúde da mulher sexo sol tdah trabalho tratamento universidade de cambridge vasectomia vesícula
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.