Dores nas costas merecem atenção - MaisEquilíbrio

Dores nas costas merecem atenção

Dores nas costas merecem atenção

Boa postura ou má postura? Adotar a primeira atitude com disciplina pode significar uma vida melhor, sem dores nas costas.

Publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população ainda irá sofrer do mal pelo menos em alguma fase da vida. Ou seja, em maior ou menor grau, um dia quase todos serão vítimas desse incômodo que compromete a qualidade de vida sob diversos aspectos, entre eles físicos, emocionais e até sociais.

A principal vilã é a lombalgia, um desconforto que afeta a região inferior da coluna vertebral (que vai da última costela até o início dos glúteos) e aparece em destaque no ranking das reclamações nos consultórios.

Qualquer sinal de dor nas costas merece atenção. No entanto, os cuidados devem ser redobrados em duas situações. Primeiro, se as dores vêm acompanhadas do que os médicos chamam de sinais de alerta, como febre ou perda de peso. "Nesses casos, o desconforto indica a presença de algo mais grave - desde má-formação congênita, osteoporose e tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos. Portanto, o tratamento varia de acordo com a causa diagnosticada", explica Alexandre Fogaça Cristante, especialista em cirurgia de coluna da Clínica Ortocity.

Outra situação preocupante é quando não há uma razão aparente para o incômodo. "Trata- se da lombalgia mecânico-postural. Os pacientes com este perfil tentam buscar uma razão 'física' para suas lamentações e não encontram nada. Isso porque as dores não estão relacionadas a desvios ou a algum tipo de lesão na coluna, mas a vícios de postura que a deixam sobrecarregada constantemente", esclarece Cristante.

Quando se fala de dor nas costas, convém lembrar que outras doenças também colaboram para causar a dor. "Estão nessa lista as infecções urinárias, as infecções pulmonares, o infarto do miocárdio, o herpes zoster e os tumores ovarianos e prostáticos", afirma o especialista.

Maus hábitos

Posturas incorretas também são responsáveis por distúrbios articulares. "Quem sofre de dor nas costas não se senta nem se levanta corretamente, não dorme em colchão adequado ao seu peso, levanta objetos do chão dobrando a coluna e não os joelhos, estica-se todo para colocar os objetos em prateleiras ou em armários e executa tarefas diárias em má posição", diz Cristante.

Obesidade

Segundo o médico, a cada dia a população se cuida menos (do ponto de vista físico), o que causa obesidade. "O excesso de peso e outras alterações musculares levam a pessoa à sobrecarga dos discos intervertebrais".

Stress e Depressão

Ambos levam à contratura muscular importante. "A depressão não permite o relaxamento voluntário dos músculos levando a compressões importantes nas raízes nervosas que emergem da coluna vertebral", explica o cirurgião.

Tratamento

O tratamento é dividido em duas fases. "Na fase da dor aguda, o médico vai receitar analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Depois, é recomendável que o paciente se submeta a tratamento mais prolongado que pode incluir a Reorientação Postural Global (RPG), hidroterapia, condicionamento físico, ajuda de um nutricionista e também de um psicólogo", aconselha Cristante.

Clinica Ortocity

(11) 2117-5500

Comentários

comentar comentar

Tenho tido uma sensação de inchaço no lado direito das costas, já faz mais dez dias que isso começou e não passa. Também há cinco dias comecei a ter enjoos que não passam de forma alguma. Gostaria de saber o que pode ser. Obs: Não tenho vesícula, pois tive de retirar por pedras nela a dois anos atrás.

3 relevâncias pedro - postado em: 11/08/2014 - 18h11

Olá preciso de ajuda, a cerca de 4 anos atras começou uma dor terrivel nas costas. Começou do nada e foi embora do nada. E depois disso tenho uma dor fortissima por ano.É uma dor insupertavel, é tanta que chego a vomitar surtar tenho vontade de me debater. E dura algumas horas.

16 relevâncias carina - postado em: 19/07/2014 - 14h35
eu tbm tinha uma forte dor nas costas..ai experimentei uma tecnologia japonesa com infravermelho que me ajudou demas.. o site é http://kenkotop.com.br pq vc tbm nao procura..quem sabe te ajuda como me ajudou.. eu recomendo a tds
giovanna - postado em: 08/08/2014 - 15h14

Sinto dores nas costas acompanhado de uma fraqueza no corpo, algumas horas a fraqueza passa e fica as dores nas costas que pode ser confundida com muscalar ou interna.. o que pode ser...?

26 relevâncias ROBERT - postado em: 17/05/2014 - 23h39
Estou sentindo essa mesma dor, do lado inferior esquerdo das costas, parece uma dor muscular e está me atrapalhando a levantar, me abaixar, enfim, está me incomodando muito.
Hérica - postado em: 21/07/2014 - 21h17
Olá Robert. Como vai? O mais indicado é que consulte um ortopedista, para que ele possa te avaliar e orientar corretamente. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 19/05/2014 - 15h54

Olá preciso de uma orientação medica. há + ou - seis meses tive uma crise muito forte de dor nas costas e cheguei a ficar travada, fui ao pronto socorro por três vezes seguidas, cheguei a tomar tramal e morfina para tirar a dor. desde então a dor não sumiu por completo e agora ela voltou com a mesma intensidade. a dor maior fica localizada bem encima do pulmão do lado direito, dependendo o movimento que faço chego a gemer com intensidade de tanto que dói. mas além desta dor localizada sinto uma certa encomodação por toda região das costas. Já fiz uma ressonância da coluna e segundo o medico do SUS disse que não deu nada grave, mas não acho que seja normal o que estou sentindo. o que me aconselham a fazer? Estou preocupada!

36 relevâncias helena mendes de carvalho - postado em: 24/04/2014 - 01h00
Oi Elena nossa teu caso é o mesmo que o meu sinto mesmo tipo de dor e exatamente onde vc falou sou tão jovem e tenho muito medo de ser algo mais grave se não forum encomodo poderia me dizer qual a conclusão que seu medico chegoue qualfoi o tratamento por que eu aind ato em fasede exames.agradeçodesde ja
ERIK - postado em: 11/07/2014 - 02h43
Olá Helena. Como vai? O mais indicado é mesmo que consulte um médico ortopedista para que ele possa melhor te avaliar e orientar sobre o tratamento correto. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 25/04/2014 - 14h24

Olá. Já faz mais ou menos um ano que sofro de dor nas costas, dói abaixo do pescoço, só que recentemente essa dor se tornou insuportável.

13 relevâncias Priscila - postado em: 15/01/2014 - 19h08
Olá Priscila. Como vai? É importante que consulte um médico ortopedista, para que ele te peça exames, te avalie e possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 16/01/2014 - 18h25

ola,me chamo maria tenho 24 anos.ha 2 meses tive dor nas costas, tirei raio x fiz exame de urina e deu td normal, tomei diclofenaco e depois de uns dias passou.agora voltou a dor denovo mais n passou nem com o diclofenaco. as dores sao muito fortes, sera algo grave?

14 relevâncias maria - postado em: 25/11/2013 - 22h31
Olá Maria. Como vai? O indicado é que consulte um médico, para que ele possa melhor te orientar depois de uma avaliação mais completa dos sintomas. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 28/11/2013 - 15h48

ontém eu acordei com o pescoço doendo muito so de um lado,e hoje estou com muita dor nas costas perto ombro.oq pode ser?

18 relevâncias carmem - postado em: 17/11/2013 - 18h17
Olá Carmem. Como vai? O ideal é que consulte um ortopedista para que ele possa melhor te avaliar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 18/11/2013 - 12h24

ola sinto uma dor terrivel forte dimas nas em cima ke corresponde na frente,tomo dorflex vai indo pasa a dor e nao e sempre que sinto ,oke pode ser? oque tomo ou oque faço pra sarar estou muito preocupada obrigadu..

6 relevâncias deby - postado em: 29/08/2013 - 16h22

Olá Ana Célia, como é duro não é verdade, sofro o mesmo que voce. Minha dor é intensa do lado direito começa acima do glúteo e desce, vai para virilha e pernas, já fiz tudo quanto foi exame nenhum constatou nada. De acordo com os médicos do ponto de vista clinico eu estou ótima. Aff....imagine se estivesse ruim. Não sei mais o que fazer, pois durmo e acordo com uma terrível dor. Não aguento mais....

14 relevâncias Sandra Regina - postado em: 14/08/2013 - 15h40
Ola eu sou massoterapeuta, talvez vc tenha algum problema no nervo ciático procure um massagista com técnicas de shiatsu e boa sorte.
Osvaldo - postado em: 15/09/2013 - 17h12
Você procurou um Quiropraxista? Check sua coluna. A Quiropraxia pode te ajudar de diversas formas. Como Quiropraxista vejo casos assim diariamente, e poucas pessoas conhecem a Quiropraxia.
Fabio Corsini Motta - postado em: 15/08/2013 - 11h56

olá,sinto dor do lado direito das costas,que começa de cima até altura do quadril, há muitos anos, já fiz alguns exames e os médicos só dizem q é coluna.E a dor é constante, durmo e acordo sentindo dores que parece queimar.Já troquei de colchão, pratico exercícios(academia),tomo antiinflamatórios e não melhoro.Vou tentar com um nefrologista pra ver se é doença renal.me dê dicas.

18 relevâncias Ana Célia - postado em: 18/07/2013 - 21h04

eu sinto muitas dores nas costas e sinal de que

10 relevâncias Renata Piani - postado em: 30/06/2013 - 17h58

Sofro com dores lombares há muito tempo devido a 3 hernias de disco que tenho, essa época de frio era pior na minha vida, minhas dores aliviaram com o uso constante de um colchao terapeutico que me indicaram, que eu desacreditei no inicio, elas nao desapareceram, mas diminuíram muito, eu recomendo a todos que tem essas dores, se quiserem vejam o link Colchão Kenko Patto, espero que ajudem outros, assim como me ajudou!

5 relevâncias Luzia - postado em: 19/06/2013 - 23h43

sinto dor do lado esquerdo das costas,é como si estivesse dado um mau jeito sei lá,dói mais quando estou sentado e tento me virar p/ o lado contrario,será qui pode ser muito grave dr????

78 relevâncias israel souza - postado em: 29/05/2013 - 20h34
olha aviso a todos eu tenho uma doença intestinal q se chama retocolite ulcerativa inespecifica sofro com isso a mais de 18 anos existe um grande risco de cancer a quem porta essa doenlça a mais ded 8 anos e quando eu to com crise as veses sinto dores nas costas
marcos - postado em: 08/09/2013 - 14h38
Nossa, eu estou sentindo EXATAMENTE a meama dor. Do lado esquerdo (inferior - proximo a lombar) e nao consigo ficar mto tempo sentada.
patricia - postado em: 17/07/2013 - 22h18

A alguns dias começei a sentir uma dor no lado direito da costa mas só quando me acordo, já troquei o colchão e a dor prevalece, eu chego a precionar a coluna e a dor não é na coluna ou sejão não é no osso e sim por dentro mas durante o dia não me incomoda, só quando me acordo mesmo o que pode ser isso ?

20 relevâncias Edson - postado em: 06/03/2013 - 10h32
Edson, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h11
Sofre de alguma dor? O que vc acha de livrar-se da dor e ainda ganhar dinheiro? Não acredita??? Produto fantástico!!!! Pare de sofrer agora! Participe de uma conferencia online Diariamente às 20hs Link da sala: http://login.meetcheap.com/conference,64201879 Entre assim: C-seu nome-Sonia Collares Qualquer duvida me procure que terei o maior prazer de lhe explicar; email: Sonia.collares@gmail.com skype: collares20
Sonia Collares - postado em: 22/03/2013 - 11h13
O mais indicado é que consulte um médico de forma presencial. Somente ele poderá fazer um diagnóstico, depois de exames e de uma avaliação mais completa. Um abraço, Mais Equilíbrio
- postado em: 14/03/2013 - 16h31

Bom dia, para todos!

Estou sentindo uma forte dor na região acima dos gluteos, ora do lado direito, ora do esquerdo. Estas dores, reduzem minha mobilidade, e há momentos que tenho de para ou até mesmo me encostar em algum lugar. Procurei um médico, que me disse não haver nada de errado com minha coluna. O que devo fazer?

10 relevâncias Luis - Belo Horizonte - postado em: 14/02/2013 - 11h02
Olá,gostaria de dar minha contribuição ás pessoas que sofrem com Dores\"\"Hernia de disco,Bico de papagaio,Fibromialgia,Enxaqueca,etc\"\",sou divulgador de um produto totalmente natural com mais de 7.000 anos de uso no Oriente e que acaba de se aliar a uma tecnologia de ponta,que fez surgir um Adesivo que em contato com a pele revigora as celulas,fazendo com que o proprio organismo venha a combater qualquer mal funcionamento organico,foi lançado nos E.U.A em novenbro de 2012,trazendo inumeros beneficios a saúde e sem nunhuma contra indicação,tenho inumeras pessoas fazendo uso dele e com resultados\"Fantasticos\"voltaram a sentir prazer em viver,fico a disposição para que possam avaliar a veracidade das minhas colocações,o link para poderem visualizar o produto é:http://16752709.fgxpress.com e o meu contato:vitorroma59@gmail.com ,a empresa por traz do produto é a Forever Green Americana,esperando poder ter colaborado,fico no aguardo.Vitor Roma Explicação detalhada do produto,palestra começa ás 20:10hs de seg á sab,basta colocar no campo nome:seu nome-c-vitor roma e clicar em OK,e vc estará dentro da sala,palestra de 30 minutos com perguntas e respostas no final. http://www.hotconference.com/conference,64201879
vitor roma de viveiros - postado em: 26/04/2013 - 00h06
Sofre de alguma dor? O que vc acha de livrar-se da dor e ainda ganhar dinheiro? Não acredita??? Produto fantástico!!!! Pare de sofrer agora! Participe de uma conferencia online Diariamente às 20hs Link da sala: http://login.meetcheap.com/conference,64201879 Entre assim: C-seu nome-Sonia Collares Qualquer duvida me procure que terei o maior prazer de lhe explicar; email: Sonia.collares@gmail.com skype: collares20
Sonia Collares - postado em: 22/03/2013 - 11h15

ola boa tarde tenho 30 anos e sofro de dor nas costas a trés anos começou com uma dor que correu atras da nuca e com ancia ador corre pros bracos e pro tórax já fis eletro e não e do coração doí os 12 meses do ano não tenho mais cocego ate o emprego perdi trava a parte da nuca pra baixo e horrível vou faser uns exames de sangue mais detalhados pra ver oque e ja desanimei

17 relevâncias Silvia machado do amaral - postado em: 03/12/2012 - 18h19
Ola sou massoterapeuta vendo seu problema aconselho vc a procurar um massagista com técnicas de shiatsu espero ter ajudado, qualquer coisa mande noticias e boa sorte.
Osvaldo - postado em: 15/09/2013 - 17h21
Olá,gostaria de dar minha contribuição ás pessoas que sofrem com Dores\"\"Hernia de disco,Bico de papagaio,Fibromialgia,Enxaqueca,etc\"\",sou divulgador de um produto totalmente natural com mais de 7.000 anos de uso no Oriente e que acaba de se aliar a uma tecnologia de ponta,que fez surgir um Adesivo que em contato com a pele revigora as celulas,fazendo com que o proprio organismo venha a combater qualquer mal funcionamento organico,foi lançado nos E.U.A em novenbro de 2012,trazendo inumeros beneficios a saúde e sem nunhuma contra indicação,tenho inumeras pessoas fazendo uso dele e com resultados\"Fantasticos\"voltaram a sentir prazer em viver,fico a disposição para que possam avaliar a veracidade das minhas colocações,o link para poderem visualizar o produto é:http://16752709.fgxpress.com e o meu contato:vitorroma59@gmail.com ,a empresa por traz do produto é a Forever Green Americana,esperando poder ter colaborado,fico no aguardo.Vitor Roma Explicação detalhada do produto,palestra começa ás 20:10hs de seg á sab,basta colocar no campo nome:seu nome-c-vitor roma e clicar em OK,e vc estará dentro da sala,palestra de 30 minutos com perguntas e respostas no final. http://www.hotconference.com/conference,64201879
vitor roma de viveiros - postado em: 26/04/2013 - 00h07
Sofre de alguma dor? Produto fantástico de baixo custo!!!! Pare de sofrer agora! Qualquer duvida me procure que terei o maior prazer de lhe explicar; email: Sonia.collares@gmail.com skype: collares20
Sonia Collares - postado em: 22/03/2013 - 11h17
Boa Tarde Silvia, sugiro que você procure a Quiropraxia!! pelos sintomas descritos acredito que podemos te ajudar. Atenciosamente; Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486 Instituto Paulista de Quiropraxia - IPQ Tel.: 011-99466-2260 http://www.ipquiropraxia.com.br/
Dr. Fabio Corsini Motta - postado em: 22/01/2013 - 17h43

ola bom dia atodos gente mi ajude tenho 40 anos e a mais ou meno um ano sofro de muita dor nas costa ta ensuportavel onde doi mais em cimados dos ombro ater o pescoço mi ajundem

resporta pelo mail ...jilvanb@hotmail.com

18 relevâncias jilvan - postado em: 20/11/2012 - 11h38

OI BIA MEU MARIDO SENTE A MESMA COISA QUE VC ELE JA FOI A VARIOS MEDICOS E NINGEM SABE O QUE ELE TEM

8 relevâncias fabiane - postado em: 13/11/2012 - 11h52
Olá,gostaria de dar minha contribuição ás pessoas que sofrem com Dores\"\"Hernia de disco,Bico de papagaio,Fibromialgia,Enxaqueca,etc\"\",sou divulgador de um produto totalmente natural com mais de 7.000 anos de uso no Oriente e que acaba de se aliar a uma tecnologia de ponta,que fez surgir um Adesivo que em contato com a pele revigora as celulas,fazendo com que o proprio organismo venha a combater qualquer mal funcionamento organico,foi lançado nos E.U.A em novenbro de 2012,trazendo inumeros beneficios a saúde e sem nunhuma contra indicação,tenho inumeras pessoas fazendo uso dele e com resultados\"Fantasticos\"voltaram a sentir prazer em viver,fico a disposição para que possam avaliar a veracidade das minhas colocações,o link para poderem visualizar o produto é:http://16752709.fgxpress.com e o meu contato:vitorroma59@gmail.com ,a empresa por traz do produto é a Forever Green Americana,esperando poder ter colaborado,fico no aguardo.Vitor Roma Explicação detalhada do produto,palestra começa ás 20:10hs de seg á sab,basta colocar no campo nome:seu nome-c-vitor roma e clicar em OK,e vc estará dentro da sala,palestra de 30 minutos com perguntas e respostas no final. http://www.hotconference.com/conference,64201879
vitor roma de viveiros - postado em: 26/04/2013 - 00h11

Olá bom dia suinto muitas dores nas contos por causa do cluculo renal o que que eu fasso so no meio que doi Obrigada.

10 relevâncias marcela - postado em: 07/11/2012 - 12h38

Ola,

Sou a bia, tenho 52 anos e a alguns meses tenho sentido muita dor na costa, principalmente na hora em que me levanto, a dor e da nuca ate a regiao acima da cintura, tenho feito alongamento,mas não resolve, sinto que não é uma dor interna,parece muscular, tomo relachante muscular e so resolve na hora depois volta tudo novamente, tenho um otimo colchão, e procuro dormir sempre de maneira recomendada. me respondam, por favor.

33 relevâncias bia - postado em: 19/09/2012 - 09h52
Cara Bia, você já procurou um Quiropraxista? muitas dores musculares acontecem por um problema na coluna vertebral!!
Dr. Fabio Corsini Motta - postado em: 22/01/2013 - 17h45
OI BIA MEU MARIDO SENTE A MESMA COISA QUE VC ELE JA FOI A VARIOS MEDICOS E NINGEM SABE O QUE ELE TEM
fabiane - postado em: 13/11/2012 - 11h52

Olá, meu nome é Raniere, sou casado e vou ser pai do segundo filho em setembro, atualmente o nosso primogênito ( Júlio César "O terrivel ") está dormindo conosco para desocupar o berço para a chegada da pequena Juliana, com isso eu e minha esposa barriguda temos dormir de qualquer maneira e em qualquer posição.

Dia desses senti uma fisgada nas costas, não podia sentar, nem deitar e nem ficar em pé e quando tentava respirar fundo sentia uma facada nas costas, o que pode ser isso?

Mandem resposta para o meu email basilisco@ig.com.br.

54 relevâncias Raniere Leão - postado em: 28/08/2012 - 09h37

eu sinto muitas dores no pescoço e ombros que quase ne durmo a noite ,me ajude por favor obrigado.

26 relevâncias nivaldo martins dos reis - postado em: 12/08/2012 - 07h57

Olá, meu nome é Karinne! Tenho 17 anos tenho escoliose, ultimamente sofro de uma dor insuportável nas costas do lado direito e bem em cima chegando quase no pescoço, o que pode mas ser? Me ajudem.

26 relevâncias Karinne - postado em: 15/06/2012 - 11h41
Ola sou massoterapeuta e vendo seu problema sugiro um massagista com técnicas de shiatsu que é o que faço espero ter ajudado e boa sorte mande noticias no meu email.
Osvaldo - postado em: 15/09/2013 - 17h30

Olá!!! Meu nome é Marcelo Barroso

Há mais ou menos dois meses sinto uma dor nas costas, apenas no lado esquerdo e acima, parou as dores e ontem voltoram as dores e ao mesmo tempo no peito. O que deve ser e qual especialista devo procurar?? Obrigado

196 relevâncias MARCELO BARROSO - postado em: 06/05/2012 - 19h43
doidera doiera
Tiago - postado em: 04/09/2013 - 21h48

Oi..

há seis comecei a sentir dores na coluna, seguida de outros sintomas o médico diagnosticou Meningite Viral, seguindo as orientações do médico os demais sintomas melhoram bastante mas a dor na coluna não. Essa dor é mais intenda no centro da coluna, durante o dia é uma dor suportavel parece uma fadiga, mas não consigo me inclinar , fazer movimentos rapidos. quando faço algum movimento mais brusco a dor é muito forte e se espalha desde o pescoço até o fim da coluna, a rigidez no pescoço devido a menginite melhorou mas movimentos no pescoço espalham uma dor pelos ombros e coluna. É normal essas dores para miningite ? ou será outra doença?

22 relevâncias Claudiane - postado em: 23/04/2012 - 11h56

PROCURE UM MEDICO DE COLUNA E VEJA QUE VOCE ESTA FAZENDO MUITA COISA ERRADA

1 relevância Marcelo - postado em: 28/02/2012 - 19h50

boa tard. A quase um mes comecei a sentir uma dor nas costas, nos primeiros dias nao era tao forte, com o passar dos dias a dor foi piorando passando inclusive para as pernas, quando stou sentada doi ainda mais, mal posso me abaixar, me ajude, pois stou sofrendo muito. Obrigada

25 relevâncias zilda galdino - postado em: 17/01/2012 - 18h24
PROCURE UM MEDICO DE COLUNA E VEJA QUE VOCE ESTA FAZENDO MUITA COISA ERRADA
Marcelo - postado em: 28/02/2012 - 19h50

Boa noita, fazem alguns dias que sinto uma pontada no ombro esquerdo sempre que respiro, fico forçando arrotos pois acho que são gases, mas não passa, vem tambem acompanhada de uma dormencia e formigamento nas costas, pois tomei a 09 meses aquela anestesia rack. será que tem alguma coisa a ver? ou estou infartando? não fumo e não bebo, neste momento respiro profundo e a dor persiste como se fosse uma pontada. Ajude-me obrigada

34 relevâncias DEUZA DANTAS - postado em: 16/01/2012 - 18h57

As dores nas costas podem ser causadas por vários fatores um deles é uma postura incorreta ao se sentar ou deitar . Para corrigir a postura e diminuir esta tensão sobre as articulações da coluna pode-se usar algum tipo de corretor de postura que endireita a posição dos ombros, costas e pescoço dando não só um alívio das dores nas costas como também um postura mais ereta e bonita.

http://produtosortopedicos.blogspot.com/

3 relevâncias jefferson - postado em: 08/01/2012 - 14h31

Ola amiga, sou ginecologista e sua pergunta reacende outras questoes, como por exemplo, ja iniciou sua vida sexual, pois se se sim a grande chances de ser infecçoes contraida na relaçao , essa infecçao atinge diretamente o utero que e um grande mecanismo feminino responsavel por todo o ciclo menstrual, se acaso for "virgem" ainda procure orientacao medica mais proxima, e ele ira te orientar e pedir alguns exames clinicos, espero ter te ajudado!!!

LEONI ROQUE LEMOS CRM-SC 856201

3 relevâncias leoni roque lemos - postado em: 04/01/2012 - 20h43
alimentar bronzeamento artificial bruxismo cansaço cigarro cirurgia plástica controle de peso crianças câncer de pele dicas dor de cabeça dpoc energia enxaqueca ervas estresse filhos gagueira hipotireoidismo horário de verão hpv prevenção infecção mal de parkinson ministério da saúde mulher mãos obstrução das vias aéreas pele plástica pneumonia problemas respiratórios reeducação alimentar respiração sistema respiratório varizes vida saudável
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.