Cirurgia para a correção de miopia - MaisEquilíbrio

Cirurgia para a correção de miopia

Cirurgia para a correção de miopia

A estudante Renata Gomes, de 26 anos, descobriu que tinha miopia por não conseguir enxergar os letreiros dos ônibus nitidamente. Passou a usar óculos pois não se adaptou às lentes de contato.

Publicidade

"Tinha mais de dois graus de miopia e não enxergava as legendas do cinema sem os óculos. Depois de um tempo, o grau permaneceu. Resolvi então procurar um oftalmologista, que me indicou alguns exames, e finalmente estava apta para fazer a cirurgia de correção", conta.

Após quase quatro anos sem enxergar perfeitamente objetos mais distantes, a estudante conseguiu recuperar a sua visão de antes. Depois de um pós-operatório seguido a risca, com o uso de óculos de sol durante o dia inteiro, mesmo em lugares fechados, durante três meses, além de colírios para ajudar na recuperação, ela passou por consultas após três, seis e doze meses.

"É comum os olhos lacrimejarem, a visão ficar embaçada e você ter a sensação de areia nos olhos assim que a cirurgia acaba. Mas a melhora já pode ser vista logo no dia seguinte. Consegui voltar as minhas atividades em poucos dias", conta.

A cirurgia de correção de miopia começou a ser usada há pelo menos 15 anos. Conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia são feitos em média dez mil procedimentos por ano. Alguns convênios cobrem a cirurgia, mas o grau de miopia do paciente deve ser entre 5 e 10.

"Ela pode ser feita em olhos sadios que não apresentem contra-indicações à técnica escolhida. A cirurgia refrativa é utilizada para correção de defeitos refracionais a partir de diferentes técnicas. A mais comum usa uma fonte de raios laser denominado Excimer, na técnica denominada Lasic. Neste caso, a correção não deve ultrapassar 8 graus de miopia para se preservar uma boa faixa de segurança com relação a qualidade de visão", explica o oftalmologista Ricardo Guimarães.

Como muitas cirurgias são feitas em clínicas próprias que geralmente levam mais de um paciente por vez para o uso aparelho a laser, Ricardo alerta observar se o médico tem especialização em cirurgia refrativa ou córnea e se hospital é credenciado com a certificação ONA ou internacional. "Os riscos de algo dar errado são raros", diz. Infecções sim, como qualquer outra cirurgia.

Antes de se submeter ao procedimento, o oftalmologista faz uma série de exames, pois há sim várias contra-indicações. "O paciente deve ser bem examinado. A mais comum é a córnea muito fina ou irregular e a hipersensibilidade à luz, também denominada Síndrome de Irlen". Para evitar que o grau de miopia evolua novamente, ele precisa estar estabilizado há pelo menos um ano. A intervenção só é recomendada depois dos 21 anos.

"Os exames pré-operatórios requeridos incluem a medida da Acuidade Visual, Refração estática e dinâmica, Paquimetria e Topografia da Córnea, Microscopia Especular e Mapeamento de Retina. Deve-se ainda proceder avaliação do filme lacrimal (break up time)", informa o oftalmologista Marcos Alonso Garcia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa.

No pós-operatório, o oftalmologista indica cuidados simples, como não se expor ao sol, não entrar na água do mar ou piscina e não tomar vento. Também usar óculos escuros pelo menos nos três primeiros meses, também aplicar colírios e nunca esfregar os olhos. "Deve-se evitar a exposição direta aos raios UV, assim como à ambientes com ar condicionado intenso, pois é comum a secura nos olhos. A maquiagem na região deve ser suspensa por período mínimo de 2 semanas. Tratamentos químicos e tintura de cabelo, devem ser evitadas também. Para os pacientes com mais de 40 anos deve ser providenciado, dependendo do caso, óculos para a leitura, pois boa parte desses pacientes mantém algum grau de dificuldade para perto", explica Garcia.

Apesar de ter um grande número de adeptos, a cirurgia tem um custo alto, caso não tenha a cobertura do plano de saúde. Em média, para cada olho, o procedimento custa R$ 2000, valor que pode ser pago em parcelas na maioria dos consultórios. Para muita gente, desembolsar essa quantia valeu a pena. "Deixei de ser escrava dos óculos e passei a ter mais liberdade, foi ótimo!".

Como é feita a cirurgia?

Baseado em um exame tridimensional, que contêm todas as informações como a pessoa enxerga, o cirurgião planeja um tratamento de correção visual específico. Uma tecnologia de reconhecimento da íris permite que o laser molde a córnea do paciente de acordo com o planejamento inicial, observando suas necessidades e esculpindo-a delicadamente.

Por:
Juliana Lopes

Comentários

comentar comentar

eu tenho um pouco de ceratocone. será que eu posso fazer essa correção de miupia?

1 relevância paulo henrique - postado em: 11/07/2013 - 16h56

tenho 11 graus numa vista e 12 em outra e miopia uso oculos desde 7 anos meu maior sonho efazer uma cirugia e parar de usar oculos a esqweci de dizer tenho 31 anos qweria muito saber como e onde tenho qwe procurar para me fazer uma cirugia

7 relevâncias rosimeire baier ribeiro - postado em: 11/01/2013 - 18h27

11???

Zarolha!

1 relevância rafael - postado em: 07/12/2012 - 15h21

gostaria de saber onde tem a cirurgia no rio e quando ???

obrigadooooo

1 relevância felipe morais - postado em: 19/11/2012 - 02h48

´HÁ NO RIO DE JANEIRO , NA FUNDAÇÃO LEÃO XII, COLOQUE NA BUSCA NET, CIRURGIA DE MIOPIA GRÁTIS, ESPERO QUE VOCE TENHA SUCESSO, UM ABRAÇO DE UM MIOPE TAMBÉM.

0 relevância GILMAR ALVES DA ACUNHA - postado em: 03/10/2012 - 11h01

Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia a laser nos meus olhos.tenho 12 graus no olho esquerdo e 11 no direito.tenho 29 anos.E quanto custa uma cirurgia dessa? meu sonho e fazer essa cirugia.

14 relevâncias Ana paula - postado em: 28/01/2012 - 12h54
11??? Zarolha!
rafael - postado em: 07/12/2012 - 15h21

cwxiI0 unoblvxlkvcj, wkamvqawqwlx, gmiubijxtafp, http://yhjaxdkqcrvj.com/

0 relevância joOebgZEA - postado em: 17/03/2011 - 02h33

gostaria de sabre os medicos ,onde estao voceis pois voceis fazem um juramento de salva vida pois os nossos olhos fazem parte de nossas vida pois o que ceremos sem a nossa visao ,o dinheiro nao e tudo na vida pois para o senhor jesus o que conta e nossas boas obras ,deus te abençoi;o meu grau;olho direito; esferico-550 /cilindro-350 /eixo 10 /olho esquerdo esferico -850/cilindro -300 /eixo 10; esta ai o motivo do meu desespero;

9 relevâncias daniele - postado em: 13/03/2011 - 12h19
cwxiI0 unoblvxlkvcj, [url=http://wkamvqawqwlx.com/]wkamvqawqwlx[/url], [link=http://gmiubijxtafp.com/]gmiubijxtafp[/link], http://yhjaxdkqcrvj.com/
joOebgZEA - postado em: 17/03/2011 - 02h33

quero fazer a cirurgia de alta miopia

gual foi o medico que operou a sua miopia

abraçooossss

1 relevância Elizeu de Rezende - postado em: 25/11/2010 - 16h50

PRECISO SABER OS TELEFONES DAS CLINICAS DE ALFTALMOLOGIA QUE FAZEM A CORREÇAO DE MIOPIA POR FAVOR MANDEM PARA O MEU IMAIL.

1 relevância samayra soares felinto - postado em: 05/11/2010 - 11h08

PRECISO SABER OS TELEFONES DAS CLINICAS DE ALFTALMOLOGIA QUE FAZEM A CORREÇAO DE MIOPIA POR FAVOR MADEM PARA O MEU IMAIL.

0 relevância samayra soares felinto - postado em: 05/11/2010 - 11h07

Estou com 4 grau de miopia. Gostaria de saber se já poderia fazer a cirurgia de correção. Desde já agradeço.

0 relevância katia - postado em: 24/10/2010 - 19h06

pesso a ajuda de alquem pois ja nao exergo quaze nada sem oculos estou acada dia que passa pior tenho miopia e estigimatismo e nao tenho condisao finaseira para pagar pela cirugia moro em natal rn se tiver alquem de muitisimo bom coracao para mim ajudar mim responda ,84/88275222 daniele ,que deus abençoi a tua vida e tes olhos pois e triste nao enxerga mais direito e pior e nao ter dinheiro para pagar pela cirugia .

5 relevâncias daniele - postado em: 28/09/2010 - 11h29

SOU MÍOPE DESDE PEQUENA,HOJE COM 36 ANOS TENHO MIOPIA ALTA. OLHO ESQUERDO12 GRAUS E OLHO DIREITO 15 GRAUS. FAÇO O USO DAS LENTES DE CONTATO E TAMBÉM DO ÓCULOS. QUERIA MUITO FAZER ESTA CIRURGIA GRATUITA, POIS MORO EM NATAL/RN. SERÁ QUE HÁ SOLUÇÃO DA CIRURGIA MESMO SENDO ALTA MIOPIA? PRECISO DE INFORMAÇÕES, POIS ESTE ÓCULOS TÃO FORTE NÃO ME DEIXA A VONTADE, NA VERDADE FICO INIBIDA POR TAMANHO GRAU,TENHO VERGONHA DE ALGUMAS PESSOAS POR CAUSA DO MEU ÓCULOS. E AS LENTES ÁS VEZES IRRITAM OS MEU OLHOS.. POR FAVOR! PRECISO DESTE INFORMAÇÃO.OBRIGADA!

16 relevâncias EDIVANIA IDALIA DE LIMA - postado em: 09/08/2010 - 21h22
´HÁ NO RIO DE JANEIRO , NA FUNDAÇÃO LEÃO XII, COLOQUE NA BUSCA NET, CIRURGIA DE MIOPIA GRÁTIS, ESPERO QUE VOCE TENHA SUCESSO, UM ABRAÇO DE UM MIOPE TAMBÉM.
GILMAR ALVES DA ACUNHA - postado em: 03/10/2012 - 11h01

Gostaria de saber onde foi que a Simone fez a cirurgia nos olhos, para correção de miopia.

Pois gostaria de encontrar um lugar bom para fazer a minha.

Att,

Barbara

1 relevância Barbara Pontes - postado em: 19/07/2010 - 10h29

Fiz cirurgia de miopia há 12 anos. Uma das melhores coisas qe fiz na minha vida. Vou ao oftalmolgista anualmente está tudo perfeito até hj.

Minha família é míopes devido a uma herança genética e todos vão fazendo a cirurgia e estão todos ótimos. O negócio é encontrar um médico bom.

4 relevâncias Simone - postado em: 27/06/2010 - 09h45
quero fazer a cirurgia de alta miopia gual foi o medico que operou a sua miopia abraçooossss
Elizeu de Rezende - postado em: 25/11/2010 - 16h50

VENHO POR MEIO DESTA SOLICITAR OS ENDEREÇOS E TELEFONES DOS MEDICOS OFTALMOLOGISTA DR. RICARDO GUIMARÃES E DR. MARCOS ALONSO GARCIA, E SABER QUAL FOI O MEDICO QUE FEZ A CIRURGIA DA RENATA GOMES E ONDE ELA FEZ.

GRATO PELA INFORMAÇÃO.

3 relevâncias moacir araujo - postado em: 22/06/2010 - 10h45
acima do peso acne aids bile comportamento células tronco dicas doenças cardíacas dor de garganta equilíbrio exames exercício físico filhos fumantes gastrite glicose gordura no sangue gripe hipoglicemia joelho mal de alzheimer micose micoses ministério da saúde obstrução das vias aéreas perda de massa óssea perder peso pressão arterial pulmão reeducação alimentar sal suor timidez universidade de cambridge urina água
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.