Evite a Candidíease previnase da coceira na vagina - MaisEquilíbrio

Evite a Candidíase

Previna-se da coceira na vagina

Evite a irritação íntima

Alguns incômodos podem fazer parte da vida das mulheres. E um deles sem dúvida é uma doença chamada candidíase.

Simone*, 26 anos, vivia se queixando de coceira na vagina. "Quando não era coceira era um corrimento branco, ardor e desconforto para urinar", conta.

Publicidade

Já Carina*,34, sentia dores nas relações sexuais. "Pareciam que estavam me cortando. As mucosas vaginais ficavam bastante inflamadas e a vulva, às vezes, ficava com o mesmo aspecto de ‘assaduras’ de crianças que usam fralda. Passava muita pomada, mas isso não resolvia", diz.

O drama de Carina e Simone ilustra o que as mulheres sentem quando há um crescimento exagerado de fungos na vagina, que produzem inflamação e sintomas desagradáveis. "A candidíase é uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres entre 18 e 35 anos", explica a ginecologista Fabiola Castro.

Há dúvidas entre os estudiosos se o contato sexual seria uma das formas de contrair a doença. "Parece que sim. Mas a deficiência no sistema de defesas do organismo é de longe a causa mais importante de candidíase. Algumas mulheres, inclusive, teriam uma deficiência imunológica específica para desenvolver a doença, o que explicaria os casos de repetição freqüente da enfermidade", afirma Fabiola.

Mas o que causa a infecção?

Segundo a ginecologista, a vagina saudável contém naturalmente microorganismos (bactérias e fungos), que não conseguem se desenvolver devido à presença dos lactobacilos de Doderlein, agentes do bem e que defendem o ambiente vaginal de invasores nocivos. "Existem ainda na vagina anticorpos, células de defesa e substâncias químicas que ajudam os lactobacilos na defesa do meio vaginal e previnem o desenvolvimento das colônias de bactérias e fungos causadores de infecções", diz.

A proliferação dos fungos que dá origem a candidíase está associada com a diminuição dessas defesas no ambiente vaginal. "A baixa resistência é o principal fator de risco para que os fungos presentes no meio, em pequena quantidade, se multipliquem de modo exagerado. Alguns estudiosos acreditam que é possível adquirir a infecção por meio do contato sexual, quando o parceiro está infectado por fungos e os transmite à mulher através do sêmen", afirma a médica.

Fatores de risco

O uso de determinados antibióticos pode diminuir ou mesmo acabar com a flora de lactobacilos que protege a vagina dos microorganismos nocivos. "Roupas íntimas de material sintético e calças compridas apertadas predispõem algumas mulheres ao problema. Doenças que diminuem a imunidade da mulher também favorecem o desenvolvimento dos fungos", explica Fabiola.

As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez ou uso de hormônios para tratamento de distúrbios podem, em alguns casos, facilitar o aparecimento da doença. "Pessoas diabéticas têm mais propensão a candidíase porque os níveis elevados de açúcar em circulação no organismo estimulam a proliferação dos fungos", diz a especialista.

Tratamento

O ginecologista recorre ao exame clínico e de laboratório e a análise dos sintomas da paciente para diagnosticar a candidíase. "Existem várias opções de tratamento, envolvendo em geral medicamentos de aplicação local - os cremes vaginais", garante a médica.

Fabiola adverte para a importância de seguir orientação médica no tratamento de todo e qualquer problema vaginal. E nunca buscar a orientação de balconistas de farmácias ou usar cremes vaginais sugeridos por amigas ou que já foram utilizados em tratamentos anteriores. "Com freqüência as mulheres confundem os sintomas de outras infecções ou mesmo de alergias vaginais com candidíase e se automedicam com cremes ou outros medicamentos inadequados que usou antes. Eles podem até representar alívio, ao melhorar os sintomas, mas na verdade estão mascarando a doença que vai reaparecer lá na frente", alerta.

E como prevenir? É muito importante dormir o suficiente, reduzir o estresse, diminuir os doces e usar calcinhas 100% de algodão. "Lembre-se que a calcinha deve ser posta para secar em ambiente fresco e seco - evite deixá-la secando dentro do banheiro, que é quente e úmido, como os fungos gostam... e usar camisinha, masculina ou feminina!", aconselha Fabiola.

*Todos os nomes desta matéria são fictícios porque as pessoas entrevistadas não quiseram se identificar.

Por:
Luana Godoy
Agência MBPress

Comentários

comentar comentar

Tem muitas pessoas reclamando de coceira na região genital. Uma boa dica, além de uma boa higiene, é dormir sem calcinha. Isto mesmo. Facilita a oxigenação, ventilação da genitália. Quando ouvi falar que dormir sem calcinha era bom, pensei credo, que vergonha! Como estava com uma coceirinha chata na genitália, e só o sabonete íntimo não resolveu, então mesmo com medo e com vergonha, resolvi experimentar. É complicado nos primeiros dias. Mas, o frescor que permanece por todo dia e a coceira que foi embora, Ahh... VERGONHA, saiu pra lá. Tornei-me uma adepta. Vale a pena se livrar da calcinha durante a noite, agora só durmo sem ela. Tem mulheres que acham que é horrível, falta de vergonha, imoralidade. Não tem nada de horrível, de imoral e de safadeza, não estou com a vagina a mostra, para que as pessoas vejam. Coloco um pijama e durmo tranquila! Experimentem. Irão gostar. Eu amei! Durmam sem calcinha! Sinceramente, é ÓTIMO, é muito gostoso o frescor. A vagina fica arejada, com uma sensação amena, que perdura pelo dia. Ô... Recomendo sempre, sem titubear, pois é uma DELÍCIAAAAAAAA!!! A sensação é indescritível, MARAVILHOSA! Vale SEMPRE a pena! Bom D+!!!

16 relevâncias Nicole - postado em: 24/02/2014 - 23h13

Oi eu tenho 17 anos não dou virgem tive 1 relação sexual e desde entao minha vagina esta ardendo muito e direto e quando faço xixi arde mais e eu olhei a minha vagina ela parece que esta cortada , o que eu faço.

53 relevâncias Samira - postado em: 03/09/2013 - 22h22
Olá Samira. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu ginecologista, para que ele possa melhor te avaliar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 16/09/2013 - 17h21

Muito bom o artigo, obrigada pelas informações. Só olha o título da postagem, pois está errado. Camila.

14 relevâncias Camila - postado em: 30/07/2013 - 10h35

ola,estou cm corrimento muito forte,a uns 4 dias,sempre tive mais ta dmais,maxam ate a calça,e apareceu umas bolinhas,nas minha regiao intima,na frent e atras,arde,nao consigo nem me mexer d dor.. me ajuda pf... pode ser?

28 relevâncias Eliane - postado em: 10/07/2013 - 10h13

ola tenho 19 anos e a uns tempos começei a sentir um incomodo na vagina e reparei que nos labios a cima do anus tinha umas borbulhas que me causam algum desconforto e baixa-me a auto estima,eu normalmente ando de calça justa e transpiro um pouco o que posso ter ? preciso de ajuda por favor estou a ficar assustada

28 relevâncias cindy - postado em: 25/06/2013 - 05h20

tenho corrimento branco desde criança ja fui ao madico usei varios cremes vaginas e nao passa q vou a genecologista ela fala q ta tude bem mais o corrimento nao passa o q posso fazer para melhora.

29 relevâncias jaqueline - postado em: 26/04/2013 - 18h11
Eu tmb era assim, depois que passei por vários médicos por anos uma médica me disse que eu tinha que tratar meu estomago, acredita... Nunca mais tive. Tenta perguntar isso pro seu médico.
Sheila - postado em: 31/08/2013 - 11h39

As matérias são de muita ajuda a todas as mulheres.

Grata.

2 relevâncias JULIE ELLEN F GALDINO - postado em: 18/04/2013 - 08h56

parece bolinha na minha vagina que fica saindo de dentro dela uma água traparede vc pode me ajuda a saber oq e???

50 relevâncias Rafaela - postado em: 27/03/2013 - 14h01
Rafaela, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h14

oi eu tenho 15 anos e tenho umas bolinhas na vagina que estao se espalhando e coçam muito me ajundem alguem sabe me dizer oque é ?

72 relevâncias ana - postado em: 28/02/2013 - 16h55
Ana, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h10

estou com uma coceira e ardência há 3 dias naa vagina a um tempo e quanto estou em relações arde oque pd ser me ajude por favor eto muito preocupada

74 relevâncias rayane - postado em: 04/02/2013 - 23h56
Bao tarde estou sentindo uma irritação na vagina ha 2 dias,estou tomando azitrolab de 500mg mais ate agora não estou vendo resutados,estou achando que pode ser candesi.
daniella - postado em: 02/03/2013 - 15h47

eu tenho 24 anos tenho muita conseira e ador na minha vagina, sou casada ñ consego façe relação gostaria de saber o q/ é isso?

26 relevâncias ROsy - postado em: 10/12/2012 - 13h44

olá,desde de pequena tenho corrimento branco,mais não doi,não cossa e nem fede.já fui em muuuuitos ginecologistas,fiz varios exames tomei varios tremedios e pomadas,mais de nada adiantou,tem alguma solução para isso,pois não aguento mais é muito constrangedor pois sou casada....me mande por email..

9 relevâncias cintia mota da silva - postado em: 14/10/2012 - 14h19

eu tenho 13 anos tenho mta vergonha de conversa com o ginecologista tou com 1 coceira me encomodado ja tenho mestruacao e sou virgem mas depois q minha mestruacao chegou quando eu vou tomar banho minha clcinha esta suja e com o cheiro forte

18 relevâncias silvia - postado em: 11/10/2012 - 20h58

eu tenho 13 anos ja mestruosou virgem e tenho mta coceira na vargina o que devo fazer

15 relevâncias silvia - postado em: 11/10/2012 - 20h51

oi eu tenho 11 anos não menstruei ainda e sinto muita coceira na vagina oque eu faço

8 relevâncias gabriely miguel juttel - postado em: 08/10/2012 - 15h37

Oi tennho 16 anos,mestruei com 14 e já faz muito tempo que estou com corrimento começou bem clarinho,mais já está com uma cor amarelada bem forte,e com o cheiro mtmt forte,e nunka fui no ginicologista*mais esses dias apareceram umas bolinhas bem pequeninnhas nos labios exteriores da minha vagina com um corte bem pequeno e doi mt como se eu tivesse assada ** Obs*sempre qd uso absorvente,qd minha menstruaçao vai em bora fico assada** oq q está acontecendooooooo???????????

165 relevâncias mayara - postado em: 18/09/2012 - 00h34
oi eu tenho 11 anos não menstruei ainda e sinto muita coceira na vagina oque eu faço
gabriely miguel juttel - postado em: 08/10/2012 - 15h37

Acho q se passar alo vai arder muito nao?

9 relevâncias karen - postado em: 12/09/2012 - 21h34

tem q ver primeiro o q é essa coceira se é DST ou fungos, as pomadas tem substancias diferentes e de repente se vc usar uma que não seja pro seu problema pode piorar.

9 relevâncias Paty - postado em: 09/09/2012 - 23h59

a candidiase pode ser transmitida para o parceiro?

34 relevâncias camila - postado em: 04/09/2012 - 01h14

sinto umas coceiras desagradaveis, e na relaçao doi muuuuuito. e nunca passei em ginecologista. oq faço? q remdios devo tomar? axo que tenho o tricomons vaginales

11 relevâncias anonimo - postado em: 29/08/2012 - 18h44

tenho 15 anos, e estou com uma coceira na vagina que me encomoda mais na hora em que eu vou dormir, nao consigo dormir com essa coceira, e sai uma secreção também, o que eu faço?

33 relevâncias joice - postado em: 27/08/2012 - 13h36

faz7anos que não tenho relaçao sexual eu tive minha filha e o pai naõ ficou comingo so que eu estou c/ muita coçeira so na virilha so que todo sabonete que eu uso so piora so que eu trabalho num lugar muito quente e so uso jeans so que fica muito irritado a virilha e queima muito mais eu tam bem estou muito estressada sera que tem a ver com isso.

25 relevâncias Maria Senhorinha Lemos - postado em: 14/07/2012 - 11h01

isso e normal numa gravidez amiga quando eu estava gravida saiu muito disso na minha calcinha chegava a escorrer ate na calça e normal (:

4 relevâncias luana - postado em: 12/07/2012 - 18h47

minha esposa esta com muita cosseira na vagina,toda vez que temos relação sexual ela reclama que arde muito e sente muita dor,sempre ela esta dando isso,ela consulta com o ginicologista, ele passa a pomada para a cosseira e depois de um tempo volta tudo de novo,como evitar nos ajude obrigado.

60 relevâncias Vagner henrique ferreira - postado em: 10/07/2012 - 21h29

oi estou gravida de 4 meses e no meu xixi anda aparecendo umas coisas brancas alem tbm do corrimento só q eu não sinto nenhuma coceira só mesmo essas coisas brancas no xixi e um corrimento ai ando muito preocupada em relação a isso entao por favor manda por emal qm souber da resposta bjs obg

14 relevâncias Bruna - postado em: 08/06/2012 - 07h58
isso e normal numa gravidez amiga quando eu estava gravida saiu muito disso na minha calcinha chegava a escorrer ate na calça e normal (:
luana - postado em: 12/07/2012 - 18h47

Minha Vargina esta avermelhada , com umas massinhas amareladas e doi muito a todo momento , o que é isso?

31 relevâncias Maile - postado em: 29/03/2012 - 11h03

bom desde Domingo estou com uma coiceira na vagina com corimento branquinho e nao estava com nada e usei um sabonete alicrim e salvia sera que me deu alergia OU PODE SER CANDIDIEASE

27 relevâncias ester - postado em: 20/03/2012 - 11h09

eu tenho uma coseira insuportavel na vagina fas ums 5 dias ja nao sei mais o que fazer a hora que mais me encomoda e na hora de dormir nao aguanto mais se poder me ajudar agradeso obrigada

64 relevâncias catia cilene gomes - postado em: 06/03/2012 - 21h16

quero saber qual remedio bom pra dor

0 relevância jaqueline marli - postado em: 27/02/2012 - 21h40

Olá, todas as vezes que minha menstruação está para chegar eu fico cheia de fungos e não aguento mais tanta coceira e ardo, o que devo fazer? por favor me ajude qual o medicamento que devo tomar?

93 relevâncias cristina santos - postado em: 05/02/2012 - 21h21
acne adolescentes ansiedade articulação brasil bronquite candidíase carnaval carnes cigarro comer conjuntivite cálcio depressão descanso doação de órgãos doenças respiratórias escoliose fibromialgia gordura lúpus medos obesidade parar de fumar peixe pinta pneumonia problemas auditivos pulmão reeducação alimentar reeducação alimentar remedios semente de chia sintomas da tireóide síndrome do pânico ácido úrico
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.