Anticoncepcional tire suas dúvidas - MaisEquilíbrio

Anticoncepcional: tire suas dúvidas!

Anticoncepcional tire suas dúvidas

Escolher um anticoncepcional é um dos primeiros passos para a conquista de uma vida sexual plena e saudável. Isto porque, ao se proteger de uma gravidez indesejada, o casal fica mais seguro e pode desfrutar da intimidade sem medo. Todos os tipos de contraceptivos têm como objetivo evitar que o espermatozóide encontre o óvulo. O que muda é a maneira como cada um atua no organismo feminino.

Publicidade

Frases como "desde que comecei a tomar pílula já engordei uns cinco quilos!"; "meu apetite aumentou muito depois que comecei a usar a pílula", são muito mais comuns do que se imagina. Mas vamos à pergunta que não quer calar: é mesmo verdade que as mulheres engordam quando começam a tomar pílula? A resposta é: sim e não. "Engordar ou não depende de inúmeros fatores, como a dose e o tipo de hormônio contido na pílula e características pessoais relativas ao metabolismo de cada mulher. Os efeitos não ocorrem em todas as mulheres e, normalmente, se resolvem nos três primeiros meses de utilização", garante a ginecologista Mariana Maldonado, de São Paulo.

Uma coisa é certa: desde que ela foi criada, na década de 60, muita coisa mudou, para alívio das usuárias. As altas doses hormonais contidas nas primeiras pílulas foram substancialmente reduzidas com um único objetivo - diminuir ao máximo os efeitos colaterais, sem prejudicar seu principal efeito, a proteção contra a gravidez.

Hoje em dia, existem mais de 60 pílulas anticoncepcionais disponíveis no mercado, com diferentes tipos e dosagens hormonais. Quanto mais baixa for a dose, menor a chance de sofrer com os temíveis efeitos colaterais. Além de pílulas, existem outras formas de evitar a gravidez, diz a médica.

Hoje, além de opções tradicionais como pílula, DIU e diafragma, existem outras - especialmente recomendadas para quem vive esquecendo de tomar o comprimido, por exemplo - como implante subcutâneo, adesivo e anel vaginal, capazes de liberar hormônio gradualmente durante todo o mês. É preciso entender que para cada mulher há um método adequado, explica a ginecologista e obstetra Silvia El Faro, de São Paulo.

Analise todos e veja o que mais se enquadra ao seu perfil. Levando em conta a idade, as condições de saúde e o estilo de vida sexual, entre outros fatores, o profissional ajudará na decisão. É bom lembrar ainda que contraceptivo hormonal não evita doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis e herpes genital. Portanto, faça sexo seguro e, na dúvida, use também a camisinha, alerta a ginecologista.

DIU de progesterona

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: o dispositivo intra-uterino em forma de \\\'T\\\' é colocado dentro do útero pelo ginecologista. Libera progesterona gradativamente, impedindo a ação do espermatozóide.

Vantagens: geralmente o fluxo menstrual diminui ou desaparece. O produto só é trocado a cada cinco anos e está liberado para quem amamenta.

Desvantagens: pode causar acne, cefaléia, aumento de peso, endurecimento e dor nas mamas.

Contra-indicações: não deve ser utilizado por pacientes que já tiveram infecções pélvicas ou com suspeita de câncer ginecológico.

Eficácia: 99,5%.

Implante de progesterona

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: uma haste implantada com anestesia local sob a pele, na região do braço. Joga gradualmente na corrente sangüínea um hormônio derivado do progesterona, inibindo a ovulação.

Vantagens: em 70% dos casos, suspende a menstruação e acaba com as cólicas e sintomas de tensão pré-menstrual. Fica no corpo até três anos e está liberado durante a amamentação.

Desvantagens: pode provocar acne, cefaléia, aumento de peso, endurecimento e dor nas mamas.

Contra-indicações: mulheres que tenham sangramento irregular.

Eficácia: 99,5%.

Injeção de hormônios

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: aplicada na região glútea, a injeção de estrogênio e progesterona inibe a ovulação.

Vantagens: mantém a menstruação regular. Ministrada uma vez por mês, é ideal para quem esquece de tomar a pílula.

Desvantagens: pode causar aumento da pressão arterial, tontura, náuseas e vômitos.

Contra-indicações: não recomendada a fumantes e mulheres acima de 40 anos, pois o estrogênio aumenta os riscos de problemas cardíacos. O método não deve ser usado no período de amamentação.

Eficácia: 99,5%.

Adesivo

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: fixado sobre a pele, libera continuamente hormônios que inibem a ovulação. Precisa ser mudado a cada sete dias, durante três semanas seguidas. Após o período, é feita pausa para a menstruação.

Vantagens: não provoca efeitos colaterais e é trocado somente uma vez por semana, sendo uma boa opção para pessoas que esquecem freqüentemente de tomar a pílula.

Desvantagens: pode desgrudar da pele, comprometendo sua eficiência.

Contra-indicações: não deve ser usado por fumantes e mulheres acima de 40 anos, devido a riscos cardíacos, e nem no período de amamentação.

Eficácia: 99,5%.

Diafragma

Tipo: anticoncepcional de barreira.

Como funciona: um pequeno anel de metal recoberto por uma película de borracha ou silicone é colocado pela própria mulher dentro da vagina, meia hora antes da relação sexual e retirado oito horas depois. Sua função é bloquear a penetração do espermatozóide no útero. Inicialmente, o tamanho é medido pelo médico.

Vantagens: é durável (se bem conservado, pode ser usado por dois ou três anos), discreto e não provoca efeitos colaterais.

Desvantagens: nem sempre é fácil removê-lo. Para garantir sua eficiência, tem de ser usado com um creme espermicida.

Contra-indicações: não há.

Eficácia: 98% a 99%.

Camisinhas

Tipo: anticoncepcional de barreira.

Como funciona: a masculina (feita de látex) e a feminina (de poliuretano) são colocadas respectivamente no pênis e na vagina, impedindo a penetração do espermatozóide no útero.

Vantagens: elas não alteram a ovulação da mulher e protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Desvantagens: não há. Acostumar-se a elas é uma questão de tempo.

Contra-indicações: para pessoas alérgicas ao material utilizado na confecção.

Eficácia: 98% a 99%.

Pílula

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: os comprimidos (geralmente são 21, apresentados em uma cartela mensal) devem ser tomados diariamente para que os hormônios contidos neles bloqueiem a ovulação.

Vantagens: existem vários tipos de pílula, com diferentes dosagens de hormônios. Se a mulher não se der bem com uma, consegue substituí-la.

Desvantagens: pode causar cefaléia, enxaqueca, dores nas mamas, secura vaginal, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, náusea, ganho ou perda de peso, alterações no humor, acne e sangramento irregular.

Contra-indicações: os hormônios combinados (estrogênio e progesterona) não devem ser usados por fumantes e mulheres acima de 40 anos; por quem amamenta, sob o risco de diminuir a produção de leite, por pessoas com problemas neurológicos graves, hipertensas, com antecedentes de trombose, diabéticas ou com câncer de mama.

Eficácia: 99,5%.

Anel vaginal

Tipo: anticoncepcional hormonal.

Como funciona: um anel flexível de superfície lisa, que contém hormônios, é colocado pela própria mulher na parte superior da vagina, liberando continuamente essas substâncias e inibindo a ovulação. Deve ser trocado a cada 21 dias.

Vantagens: os hormônios entram diretamente na circulação, evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis - como acne, cefaléia, aumento de peso e dor nas mamas - da pílula. Aplicado uma vez ao mês, é indicado para pessoas que esquecem freqüentemente de tomar o contraceptivo oral. Discreto, não interfere em nada na relação sexual.

Desvantagens: pode aumentar um pouco a secreção vaginal, pois necessita de alguma manipulação para ser inserido.

Contra-indicações: não deve ser usado por fumantes e mulheres acima de 40 anos, por mulheres no período de amamentação, por pessoas com problemas neurológicos, hipertensas, diabéticas ou com câncer de mama.

Eficácia: 99,5%.

Comentários

comentar comentar

eu comecei a tomar anticoncepcional a 3 dias e jative relaçao sexual com meu namorado tem algum risco de gravidez

1 relevância luiza - postado em: 04/09/2013 - 08h12
Olá Luiza. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu ginecologista, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 16/09/2013 - 17h21

Olá, comecei a tomar o previane 13 dias após minha menstruação, nunca havia tomado nenhum anticoncepcional, desde então, tomo ele regularmente, todos os dias no mesmo horário, porém tive relação sexual após 18 dias de uso do medicamento, e o metodo usado foi o coito interrompido.... Só que estou com medo de engravidar por faltar ainda 4 comprimidos para a pausa de uma cartela e outra, há possibilidade de eu estar gravida por sabermos que o metodo do coito não é seguro?

Obrigada!

5 relevâncias Carolina - postado em: 03/09/2013 - 14h02
Olá Carolina. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu ginecologista, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 16/09/2013 - 17h20

olá bom tenho uma duvida troqueui me anti concepcional tomava gracial e mudei para previne sem o intervalo tem como eu ficar gravida

2 relevâncias tailaine - postado em: 02/09/2013 - 14h44
Olá Tailaine. Como vai? O mais indicado é que consulte o seu ginecologista, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 16/09/2013 - 17h20

Olá, acompanhei minha namorada a uma consulta com uma ginecologista. A médica nos informou que durante a pausa de 7 dias com o uso do anticoncepcional, o sangramento que acontece não é considerado uma menstruação, apenas um sangramento por interromper o medicamento. Sendo assim, este sangramento durante a pausa de 7 dias não significa que a mulher não engravidou? Penso que caso ocorra uma gravidez mesmo com o uso do anticoncepcional (por esquecimento de ingerir algumas cápsulas, por exemplo) poderá ainda ocorrer o sangramento durante a pausa dos 7 dias, visto que é um sangramento por outros motivos, não é uma menstruação. Estou certo?

Grato.

1 relevância Alan - postado em: 30/08/2013 - 01h39

eu tomo selene depois de completar os 21 dias, apos a pausa o homem pode liberar o esperma na vagina sem que a mulher corra o risco de ficar gravida?

2 relevâncias ana - postado em: 25/07/2013 - 07h17

ola, comecei a tomar comprimido para nao engravidar muito nova, tinha 12 anos, mais era para regularizar a mestruaçao.agora tenho 17 anos, mais faço sexo e nao engravido. pq.

0 relevância vanessa - postado em: 15/07/2013 - 20h22

olá, gostaria de saber se posso tomar anticoncepcional varios meses seguidos sem dar o intervalo de 7 dias. e por quanto tempo? o meu objetivo nem é por só parar de menstruar, mais sim ver se diminui as dores de cabeça frequentes antes e durante a menstruação. por favor alguém pode me responder?

12 relevâncias ana - postado em: 15/07/2013 - 12h07

ola bom tomei injeção mês passado foi meu primeiro mês ai com medo d engravidar tomei 11 pílulas do dia seguinte deu 28 dias tomei minha injeção d novo mas ate agora não desceu corro algum risco?

0 relevância eunice - postado em: 09/07/2013 - 09h01

OI BOA NOITE TENHO VARIZES NOS MMII

TOMO MESIGINA INJETAVEL.QUAL O RISCO QUE CORRO?

0 relevância alessandra maria da rocha - postado em: 05/07/2013 - 18h40

OLa ,,comecei a injetar o anticoncepcional Noregyna a 3 meses,, todo dia 18 do mes eu injeto,,mais mes passado eu esqueci e injetei so no dia 21/05 i eu tive relaçao no dia 17/05 ,,corro riscos de estar gravida pq eu nao uso camisinha com meu marido,ou ainda esta no limite ??

8 relevâncias ingrid - postado em: 09/06/2013 - 21h12

Eu tomo selene mas dou o intervado de 7 dias agora eu tinha q voltar a tomar no oitavo dia e nao tomei estou com 5 dias de atraso para tomar sera qe se eu tomar hoje os 5 dias todos junto vai fazer efeitos?

13 relevâncias Cris - postado em: 04/06/2013 - 08h57

tomo selene ja a alguns anos, mas agora parei e quero engravidar...quanto tempo demoro p começar a ter periodo fertil de novo?

5 relevâncias Cris - postado em: 24/05/2013 - 21h52

Minha namorada parou de tomar o remédio a mais de 6 meses e agora iniciou novamente seu uso. Esta correto ela fazer uso do medicamento no quinto dia do inicio da menstruação?

4 relevâncias Marcelo - postado em: 20/05/2013 - 19h29
Está errado. O uso correto é no primeiro dia da mestruação, isso para o primeiro medicamento. Depois de acabar a primeira cartela, ela dá uma pausa de 4 dias e no quinto dia, mestruando ou não nesse periodo, começar a tomar novamente. A mestruação no inicio pode ficar um pouco desregulada, mas com tres meses tudo se estabiliza. Com o tempo a mestruação pode diminuir.
Carol - postado em: 23/07/2013 - 12h20

Tomo injetável mensal a três meses e estou com um sangramento de scape duas vezes ao mês que duram uma semana E normal?

1 relevância eva - postado em: 18/05/2013 - 16h10

olá boa tarde tenho 20 anos e iniciei minha vida sexual em fevereiro porém comecei a usar o anticoncepcional ciclo 21 em janeiro,mantive relações no dia 03 de fevereiro e quando o rémedio acabou minha menstruaçaõ desceu normal,mas quando estavamos lá a camisinha havia saido mas n dentro de mim e ele n havi ejaculado.bem continuei a tomar o rémedio e usar a camisinha no mês de março minha menstru. desceu mais fraca e so durou 5 dias,e agora em abril eu resolvi juntar as cartelas e quando terminou minha menstru.n desceu como sempre descia depois de 3 dias ela desceu 4 dias após o término do rémedio e só duro 3 dias veio muito rala e fraca,antes de eu iniciar a vida sexual fui ao go e constatou q eu estava com caroço na mam e no útero porém de uns meses pra cá os caroços almentaram,meu corpo tbm está diferente meus seio estão mais escuros mas n grande,nunca houve ruptura da camisinha e nunca esqueci de tomar o remédio..me ajudem por favor

0 relevância Nadir - postado em: 18/05/2013 - 14h43

Olá. iniciei à tres dias com o metodo do anel mas sinto alguns sintomas desconfortaveis por isso gostaria de voltar a tomar a pilula. Será que posso tomar mal retire o anel ou nao é aconselhável?

1 relevância Claudia - postado em: 10/05/2013 - 12h01
Claudia, o mais indicado é que consulte seu ginecologista para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio.
- postado em: 13/05/2013 - 12h09

Gostaria de pedir desculpas pela repetição do post, pois não encontrei nenhuma duvida similar e estou tentando procurar pelo google algo similar, peço sua compreensão pelo equivoco.

Olá, estou muito preocupado, gostaria que pudesse me auxiliar neste momento com duas dúvidas.

1º Dúvida - Veja bem, minha namorada toma Yaz a mais de 3 anos, tivemos relação sexual no ultimo comprimido da cartela, no sabado dia 13/04/2014 não houve ejaculação dentro! Então no domingo iniciada a sua pausa tivemos mais uma relação, novamente sem ejacular dentro. Na quarta feira dia 17/04/2013 ela menstruou(Período da Pausa) e tivemos mais duas relação sem camisinha no mesmo dia, novamente não ejaculei dentro em nenhuma das vezes. Bem, chegando dia 18/04/2013 as 23hrs ela deveria ter tomado seu primeiro comprimido, no entanto acabou dormindo e esqueceu, só foi tomar as 9:10 de hoje 19/04/2013 (Aproximadamente 10 horas e 10 minutos,ou seja, dentro das 12 horas) ela vai tomar o de hoje normalmente as 23hrs. Gostaria de saber se por termos transado no período da pausa e este atraso do primeiro comprimido, podemos estar correndo risco, ou podemos continuar mantendo a relaçao sem problemas pois foi tomado dentro do horario das 12 horas?

2º Dúvida - Como viajamos no dia 19/04/2013 a noite e Por não ter achado no google algo parecido com nossa situação, também por se tratar da primeira pilula do anticoncepcional dela, resolvemos utilizar o preservativo por precaução por 7 dias. No dia 19/04/2013 como já estavamos em viagem ela tomou meia noite, no dia 20/04/2013 ela tomou novamente meia noite (Pois o comprimido havia ficado no hotel e só chegamos por esse horario. Lembrando que até então estavamos utilizando o preservativo), no dia 21/04/2013 ela tomou o anticoncepcional no horario as 23:00 hrs, neste mesmo dia nós tivemos relação e a camisinha estourou, como ela já estava tomando o anticoncepcional optamos por não tomar a pilula do dia seguinte, mesmo com o atraso que ocorreu no dia 19/04/2013 e ela tomou dentro das 12 horas vimos que aparentemente ela estava protegida e para não ficar com a mistura do anticoncepcional e da pilula do dia seguinte. Bem, desde então ela está tomando o anticoncepcional dentro do horario normal as 23 horas. Gostaria de saber após essas duas dúvidas se ela está protegida mesmo com o atraso do anticoncepcional e do ocorrido do preservativo e quando podemos voltar a manter relação sem preservativo de forma tranquila.

Agradeço muito a sua ajuda.

4 relevâncias Rodrigo - postado em: 24/04/2013 - 10h10

porque mesmo tomamdo o anticoncepcional na hora certa eu continuo mestruando.

2 relevâncias fernanda pereira - postado em: 16/04/2013 - 10h26
Fernanda, o mais indicado é que consulte o seu ginecologista, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Suporte MaisEquilíbrio
- postado em: 17/04/2013 - 12h51

oi eu tenho 18 anos tenho 50 quilos e gostaria de saber qual PÍLULA

seria ideal pra mim ? quantas miligramas :S

4 relevâncias Jenifer da conceição silv - postado em: 05/04/2013 - 18h35
e so vc ve o anteconcepcional certo pra vc.
anne - postado em: 04/09/2013 - 15h17
Jenifer, o mais indicado é que consulte um ginecologista para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 08/04/2013 - 16h41

Porque se tomar o anticoncepcional na hora errada, no dia seguinte menstrua?

0 relevância amelia - postado em: 02/04/2013 - 15h23
Olá Amelia, nesse caso o mais indicado é que consulte um médico, para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 04/04/2013 - 16h20

ooi... eu tomo ciclo 21 ja fazem mais oo menos 9 meses, e ouvi comentarios que o anticoncepcional seca o utero! isso e vdd ?

4 relevâncias rhaine - postado em: 21/03/2013 - 13h29
Rhaine, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h13

Fiz uma burrada! Estava tomando o meu remédio normalmente e certo, o Selene, aí eu sai um final de semana para viajar e esqueci o remédio. Para não parar de tomar fui comprar outra caixa para continuar a tomar e fechar o ciclo de 21 dias, mas como troquei de remédio a pouco tempo, comprei Diane, o que eu tomava. Por dois dias tomei o Diane, quando cheguei em casa reparei o que tinha feito. Corro algum risco? De saúde? De prejudicar a eficiência do remédio?? Obrigada desde já :)

5 relevâncias Lara - postado em: 20/03/2013 - 23h11
Lara, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h12

Eu tomo anticoncepcional em injeção perlutan,e nunca alterou minha menstruação.passei um mês sem tomar,e esse mês voltei a usar o mesmo anticoncepcional .Tomei a injeção no 1º dia da menstruação ,1 semana depois fiquei tendo sangramento e quando tive relação sangrou muito,como se tivesse tendo uma hemorragia .isso é por causa da pausa de um mês sem tomar?posso ter o risco de engravida esse mês ?

6 relevâncias Mayara Queiroz - postado em: 18/03/2013 - 00h16
Mayara, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h12

tomo microvlar ha 9 anos quero saber se causa cancer ou outros problemas

5 relevâncias nara - postado em: 07/03/2013 - 19h58
Nara, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h11
O mais indicado é que consulte o seu ginecologista. Ele poderá melhor te orientar! Um abraço, MaisEquilíbrio
- postado em: 14/03/2013 - 16h31

estou tomando ciclo 21 e já era para eu ter menstruado , e ainda não desceu pra mim .. isso é por causa do remédio ?

13 relevâncias Jaqueline - postado em: 01/03/2013 - 15h18
Jaqueline, o mais indicado é que consulte um médico para que ele possa melhor te orientar. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 02/04/2013 - 15h10
O mais indicado é que consulte o seu médico, somente ele poderá te orientar de maneira correta. Um abraço, MaisEquilíbrio
- postado em: 14/03/2013 - 16h29

oi eu tenho problema cardiaco. mais eu posso tomar ciclo 21???

7 relevâncias sandrelle - postado em: 26/01/2013 - 00h03

Olá gostaria de saber se a pilula é eficaz mesmo no periodo de pausa e logo apos a mesnstruação.

10 relevâncias Jessica - postado em: 10/12/2012 - 17h12

no intervalo de uma cartela para outra posso engravidar ou a pilula ainda e eficaz?

4 relevâncias julia graciela - postado em: 06/12/2012 - 00h26

Ola , gostaria de saber se depois dos 40 anos , posso tomar anticoncepcional direto , por dois meses , sem dar intervalo ! Há algum problema ?

9 relevâncias Glaucia - postado em: 04/12/2012 - 00h11

Bom Dia, estou na minha segunda cartela de gracial, comecei a perceber meu seio inchado e muito dolorido (já veio minha menstruação e ele continua inchado) isso desde quando comecei a tomar, sinto um pouco de nausea, e após uma semana do término da minha menstruação está vindo um tipo de borrinha, e sinto dores em minhas pernas. Também gostaria de saber se é normal sentir sono? ultimamente tenho sentido muito sono fora do normal, e não tomo nenhum outro medicamento, se alguém pudesse tirar essa minha dúvida ficarei muito grata.

7 relevâncias Vanessa - postado em: 20/11/2012 - 10h25
acupuntura adoçante amenorréia apnéia asma avc açúcar bem estar calor cefaléia ciclo menstrual cirrose crise asmática diafragma emagrecimento envelhecimento esquizofrênico estresse falta de sono filtro solar gasto calórico gengivite glúten gorduras heroína libido lixo mama medos micose métodos anticoncepcionais ovulação pedra vesícula reeducação alimentar rinite alérgica vírus
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.