Adoçantes - Qual o melhor tipo? - MaisEquilíbrio

Adoçantes - Qual o melhor?

Adoçantes Qual o melhor

A popularização dos adoçantes causou a disseminação de informações equivocadas falando dos riscos do consumo. A visão de especialistas é que, embora eles sejam alvos de muitos estudos, nenhum mal provocado pela substância foi constatado em pessoas que fazem o uso sem exageros.

Publicidade

Ou seja, quando ingeridos adequadamente, os adoçantes não fazem mal. Quem estabelece o limite máximo de ingestão é a Organização Mundial da Saúde (OMS) e quem regula, no Brasil, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

É importante lembrar que os adoçantes não são todos iguais. Quem usa deste artifício deve saber que existem diversos tipos de edulcorantes disponíveis no mercado. Cada um possui características diferentes como sabor, restrições, indicações e poder de dulçor diferente. Eles são classificados em naturais (frutose, stévia, sorbitol e manitol) e artificiais (aspartame, ciclamato, sacarina, acesulfame-k e sucralose). A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos, ABIAD, afirma que ambos são seguros para consumo humano. Vamos ver mais sobre os tipos de adoçantes que estão no mercado com as informações da WOW!Nutrition.

Sacarina - É um edulcorante artificial, não calórico, 300 vezes mais doce do que o açúcar de mesa. Primeiro a ser descoberto e comercializado.

Ciclamato- É um edulcorante artificial, não calórico, 30 vezes mais doce do que o açúcar de mesa. Não possui restrição de uso.

Aspartame - É 200 vezes mais doce do que o açúcar de mesa. Quando submetido a altas temperaturas por tempo prolongado (forno e fogão), o aspartame perde parte de seu poder adoçante. A única restrição real ao aspartame é a fenilcetonúria. A Fenilcetonúria é uma doença genética cujo efeito é o comprometimento do metabolismo da fenilalanina. Nesse caso, a fenilalanina proveniente do metabolismo do aspartame contribuiria para o acúmulo dessa substância no organismo, gerando consequências.

Sucralose - É o único edulcorante que tem o verdadeiro sabor de açúcar porque é derivado da cana-de-açúcar e não possui calorias. Pode ser usado por toda a família, inclusive crianças, gestantes, diabéticos e fenilcetonúricos.

Stévia - A Stevia é uma planta da família dos crisântemos, originária do Paraguai e com um enorme poder adoçante. Dela é retirado um extrato doce que possui um poder adoçante que chega a ser 400 vezes maior do que o do açúcar doméstico. Não contém açúcar ou calorias, é 100% natural, sem qualquer componente artificial em sua formulação. Por não possuir valor calórico nem induzir mudanças na glicose sanguínea, a stevia pode ser utilizada com tranqüilidade como opção para pessoas que necessitam reduzir o peso ou apenas preocupam-se em mantê-lo, bem como por diabéticos, tanto tipo I como tipo II.

Frutose - É um açúcar natural conhecido como "açúcar das frutas", o qual é encontrado nas frutas e no mel. É cerca de 2 vezes mais doce do que a sacarose (açúcar de mesa). Como o seu poder adoçante é maior, utilizam-se menores quantidades para obter o mesmo sabor doce, portanto consomem-se menos calorias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece alguns valores máximos para o consumo diário de adoçantes não calóricos, a fim de que não haja danos a saúde. Abaixo, seguem os valores de quantidade média para cada quilo de peso corporal. Para obter o seu limite máximo de consumo diário multiplique seu peso pela quantidade de gotas.

Sacarina: 6 gotas ou meio envelope.

Ciclamato: 12 gotas ou um envelope.

Stévia: 7 gotas ou meio envelope.

Aspartame: 48 gotas ou três envelopes.

Sucralose: 18 gotas ou meio envelope.

Por Catharina Apolinário

Comentários

comentar comentar

Gostaria de alertar a todos os leitores desse artigo da imprecisão ou inverdades contidas nele.

Peço a todos que procurem outras fontes de informação sobre adoçantes.

Há muita controvérsia sobre o assunto, mas nessa matéria vi pouca ou nenhuma restrição ao seu uso.

Alguns exemplos :

O ciclamato de sódio;

É proibido nos EUA( A coca cola zero lá utiliza outros).

Aspartame;

"Na opinião do endocrinologista especializado em nutrologia Mohamad Barakat, o ciclamato ainda é melhor que o aspartame, substância que em estudos com animais também já foi associada a câncer e a doenças do sistema nervoso (você já deve ter recebido um spam sobre isso também). "Em altas temperaturas, o aspartame gera formaldeído, componente que prejudica a mielina, espécie de capa que protege os neurônios", justifica o médico."

Esses são só alguns exemplos.

Só vale lembrar que o lob mundial dos adoçantes é muto atuante e isso influencia na divulgação de pesquisas sérias sobre o assunto, principalmente em países subdesenvolvidos.

15 relevâncias rafa figueiredo - postado em: 27/09/2013 - 14h18

Não vi confusão alguma:

Por exemplo

Se eu quero saber a quantidade máxima para 67kg ( que é o seu peso).

Sacarina: 6 gotas X 67 = 402 gotas por dia.

É só fazer este cálculo com o valor em gotas informado no site.

Sem confusão.

Mas é óbvio que são valores máximos e ninguém espera que alguém chegue a tomar 402 gotas de adoçante num dia. 402 gotas é um máximo. Se você toma uns 4 cafezinhos por dia, é lógico que você vai consumir MUITO menos gotas.

5 relevâncias Gilda - postado em: 04/10/2011 - 22h12

qualquer um desses adoçantes pode ser usado por diabéticos tipo 2?? tenho 52 anos. agradeço a resposta

6 relevâncias Alexandre - postado em: 21/09/2011 - 20h31

Não consegui imprimir, pois gostaria de mostrar para amigos que são diabeticos.

Como faço pra imprimir?

Obrigada

2 relevâncias solange - postado em: 28/07/2011 - 10h48

Nao consegui enviar a mensagem por e-mail para outros.

Preenchi os destinatarios, mas nao tem a opçao ENVIAR.

6 relevâncias Luciana - postado em: 27/07/2011 - 11h15

Reportagem ruim. Informação pela metade de cada item. Conclusão: Pessima

1 relevância Plinio B Filho - postado em: 27/07/2011 - 07h51

Gostaria de saber como calcular a quantidade de gotas de adocante por peso. E de saber qual a melhor marca de adoçante ou quais se encaixam como saudáveis.

Ex: peso 67kg meu adoçante é Assungrim. (quantas gotas devo consumir em 200ml)

ou

Meu pai pesa 76kg e usa adoçante Assungrim. (quantas gotas devo consumir em 200ml)

13 relevâncias Rosangela - postado em: 26/07/2011 - 17h47

Favor esclarecer quantidades máximas de gotas de adoçante que a pessoa pode ingerir por dia sem dano à saúde, relacionada com o peso. Pois a matéria está confusa. Exemplo: Para quem pesa 62 Kg, quantas gotas poderia ingerir se fizer uso de cada adoçante?

6 relevâncias maria da consolação costa - postado em: 26/07/2011 - 17h19
Não vi confusão alguma: Por exemplo Se eu quero saber a quantidade máxima para 67kg ( que é o seu peso). Sacarina: 6 gotas X 67 = 402 gotas por dia. É só fazer este cálculo com o valor em gotas informado no site. Sem confusão. Mas é óbvio que são valores máximos e ninguém espera que alguém chegue a tomar 402 gotas de adoçante num dia. 402 gotas é um máximo. Se você toma uns 4 cafezinhos por dia, é lógico que você vai consumir MUITO menos gotas.
Gilda - postado em: 04/10/2011 - 22h12
aids alcool alimentação artrite asmáticos atm convulsão delírios descanso diabetes tipo 2 distúrbio mental doces doenças respiratórias enxaqueca gordura no fígado hdl hipertensão na gravidez hpv linhaça mamografia medos micose mulheres mãe olhos organismo poluição proteína pulmão qualidade de vida reeducação alimentar salto alto saúde bucal serotonina tireóide vida
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.