Vitamina C quanto maior o consumo melhor - MaisEquilíbrio

Vitamina C: quanto maior o consumo, melhor?

Vitamina C quanto maior o consumo melhor

Amplamente presente nas frutas e hortaliças, a vitamina C é um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais.

Essa fama deve-se aos inúmeros benefícios que esse nutriente proporciona ao organismo, como:

  • Estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções;
  • Aumento da absorção de "ferro não-heme" (ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha);
  • Auxílio no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes;
  • Atuação como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor será para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado através da urina.

Publicidade

A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contém mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.

Recomendações Nutricionais

A quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias. No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia com objetivo de aumentá-la: o novo valor, em estudo, poderá variar de 100 mg até, no máximo, 200 mg por dia para pessoas na faixa etária citada.

Se a nova recomendação for aprovada, essa cota poderá ser facilmente atingida consumindo-se, em média, 1 goiaba ou 2 laranjas-pêra por dia.

No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mínimo, 100 miligramas, diariamente.

Fontes de vitamina C

Por ser muito sensível, ela é facilmente destruída tanto pelo calor (durante o cozimento dos alimentos) quanto pelo oxigênio (ar) e luz.

As suas melhores fontes são as frutas, as verduras e os legumes crus. Dessa maneira, quando for cozinhar esses alimentos, prepare-os no menor tempo possível, utilizando pouca água e servidos logo após o preparo.

Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina.

Algumas pessoas têm o hábito de adicionar ao cozimento de vegetais uma pitada de bicarbonato de sódio com a finalidade de melhorar sua coloração. Essa atitude não é indicada, pois o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.

O quadro abaixo apresenta a quantidade de vitamina C de alguns alimentos.

Seguir uma alimentação balanceada e rica em frutas e hortaliças é a melhor (e mais barata) forma de obtermos os benefícios não só da "famosa" vitamina, mas também, de outros nutrientes tão importantes quanto ela para a manutenção de nossa saúde.

Comentários

comentar comentar

Boa Tarde,

Quanto as necessidades diárias de VITAMINAS, os Valores Diários de Referência - %VD - são baseados em pesquisas americanas antiguíssimas, DEFASADAS de DEZ a DUZENTAS vezes.

Vejamos, nossa vida hoje, devido a poluição atmosférica, radiação solar, alimentos em sua quase totalidade processados /industrializados, vida sedentária, stress, etc., tem um déficit muito grande de nutrientes, e adoecemos, pelo mal funcionamento orgânico, pelo desgaste interno de nosso organismo, e pela ausência de vitaminas e sais minerais, em quantidades adequadas.

Por exemplo, nosso corpo gasta só para manter o metabolismo +/- 60 mg de Vitamina C diariamente.

Na Ingestão diária recomendada pelos laboratórios em seus produtos, baseado no %VD-Americano é de 45 mg.

Pesquisas mostraram que o nosso povo, é um dos mais carentes em vitaminas do Complexo B.

Espero ter contribuido com um pouquinho, sobre um assunto muito complexo.

Dr. Miguel

enclinicas@gmail.com

6 relevâncias Juliana - postado em: 21/10/2013 - 14h15

As vitaminas C sao importante na vida de uma pessoa. Mas nao podemos de ingerir VitaMINA A. Mas a materia e excelente.

6 relevâncias Monique - postado em: 08/04/2013 - 20h05

eu sou consumidor de frutas toda fruta que tem tradição de beneficiar o homem, eu vou atras, ha uma semana estou consumindo abacate todos os dias e me sentir bem mais forte para fazer caminhada e nas tarefas do dia dia,todo dia a tarde como a metade de um e vou caminhar..

6 relevâncias nathalia - postado em: 17/02/2013 - 17h26

Quero restosta sobre meu comentário sobre o uso do limão.

4 relevâncias lucimar melo chaves - postado em: 02/02/2012 - 15h00

Limão : quais os beneficio e maleficios do limão pelo qual eu uso, isto é tomo todos os dias apos o almoço 200ml de limão puro com gotas de adoçante, dou intervolo de um mês e repito. Meu colesterol ruim estava 233 e apos um mês repeti os exames e ele baixou p/ 135, mostrei ao médico, não falei do limão, será que foi bom p/colesterol e ruim p/algo que eu não saiba. Quero saber todos os beneficios do limão e como devo tomar.

42 relevâncias lucimar melo chaves - postado em: 30/01/2012 - 15h23

entrei no site da ciber diet e encontrei a matéria sobre a acne..... achei interessante, pois era tudo que precisava saber a respeito de minha alimentação, pois ñ suporto mais tanta espinha no rosto... peço que me auxiliem!!!!! Grata,Geo.

19 relevâncias geo di souza - postado em: 17/09/2010 - 12h21

EU ESTIVE VISITANDO O SITE.CYBER DIET FAZENDO O TESTE DAS GORDURA E BEM DEVERTIDO AMEI ADOREI ESTOU APRENDENDO MUITA COISA OBRIGADA PELO ESTE SITE..QUE AJUDA A MUITAS PESSOAS OBESAS A ENCONTRA UM COMINHO UMA SAIDA PARA EMAGRECE...ADOREI BRINCAR COM O TESTE DA GORDURA QUE BACANA ATENCIOSAMENTE ROSARIO..........

6 relevâncias rosario - postado em: 24/07/2010 - 22h51

adorei a materia, me mande por favor

2 relevâncias DEJA - postado em: 09/06/2010 - 23h58
alcool alface alimentos integrais açaí bebida bebidas isotônicas beleza calor colesterol cottage especiarias festas futebol grão de bico insulina legumes melancia menopausa molhos nutrientes osteoporose pais e filhos queijos radicais livres reeducação alimentar refeições regime sacarose sedentarismo semente de abóbora suco de frutas tensão pré menstrual tpm vitamina c óleos vegetais ômega 3
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.