Vitamina C quanto maior o consumo melhor - MaisEquilíbrio

Vitamina C: quanto maior o consumo, melhor?

Vitamina C quanto maior o consumo melhor

Amplamente presente nas frutas e hortaliças, a vitamina C é um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais.

Essa fama deve-se aos inúmeros benefícios que esse nutriente proporciona ao organismo, como:

  • Estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções;
  • Aumento da absorção de "ferro não-heme" (ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha);
  • Auxílio no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes;
  • Atuação como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor será para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado através da urina.

Publicidade

A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contém mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.

Recomendações Nutricionais

A quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias. No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia com objetivo de aumentá-la: o novo valor, em estudo, poderá variar de 100 mg até, no máximo, 200 mg por dia para pessoas na faixa etária citada.

Se a nova recomendação for aprovada, essa cota poderá ser facilmente atingida consumindo-se, em média, 1 goiaba ou 2 laranjas-pêra por dia.

No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mínimo, 100 miligramas, diariamente.

Fontes de vitamina C

Por ser muito sensível, ela é facilmente destruída tanto pelo calor (durante o cozimento dos alimentos) quanto pelo oxigênio (ar) e luz.

As suas melhores fontes são as frutas, as verduras e os legumes crus. Dessa maneira, quando for cozinhar esses alimentos, prepare-os no menor tempo possível, utilizando pouca água e servidos logo após o preparo.

Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina.

Algumas pessoas têm o hábito de adicionar ao cozimento de vegetais uma pitada de bicarbonato de sódio com a finalidade de melhorar sua coloração. Essa atitude não é indicada, pois o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.

O quadro abaixo apresenta a quantidade de vitamina C de alguns alimentos.

Seguir uma alimentação balanceada e rica em frutas e hortaliças é a melhor (e mais barata) forma de obtermos os benefícios não só da "famosa" vitamina, mas também, de outros nutrientes tão importantes quanto ela para a manutenção de nossa saúde.

Comentários

comentar comentar

Boa Tarde,

Quanto as necessidades diárias de VITAMINAS, os Valores Diários de Referência - %VD - são baseados em pesquisas americanas antiguíssimas, DEFASADAS de DEZ a DUZENTAS vezes.

Vejamos, nossa vida hoje, devido a poluição atmosférica, radiação solar, alimentos em sua quase totalidade processados /industrializados, vida sedentária, stress, etc., tem um déficit muito grande de nutrientes, e adoecemos, pelo mal funcionamento orgânico, pelo desgaste interno de nosso organismo, e pela ausência de vitaminas e sais minerais, em quantidades adequadas.

Por exemplo, nosso corpo gasta só para manter o metabolismo +/- 60 mg de Vitamina C diariamente.

Na Ingestão diária recomendada pelos laboratórios em seus produtos, baseado no %VD-Americano é de 45 mg.

Pesquisas mostraram que o nosso povo, é um dos mais carentes em vitaminas do Complexo B.

Espero ter contribuido com um pouquinho, sobre um assunto muito complexo.

Dr. Miguel

enclinicas@gmail.com

3 relevâncias Juliana - postado em: 21/10/2013 - 14h15

As vitaminas C sao importante na vida de uma pessoa. Mas nao podemos de ingerir VitaMINA A. Mas a materia e excelente.

6 relevâncias Monique - postado em: 08/04/2013 - 20h05

eu sou consumidor de frutas toda fruta que tem tradição de beneficiar o homem, eu vou atras, ha uma semana estou consumindo abacate todos os dias e me sentir bem mais forte para fazer caminhada e nas tarefas do dia dia,todo dia a tarde como a metade de um e vou caminhar..

5 relevâncias nathalia - postado em: 17/02/2013 - 17h26

Quero restosta sobre meu comentário sobre o uso do limão.

4 relevâncias lucimar melo chaves - postado em: 02/02/2012 - 15h00

Limão : quais os beneficio e maleficios do limão pelo qual eu uso, isto é tomo todos os dias apos o almoço 200ml de limão puro com gotas de adoçante, dou intervolo de um mês e repito. Meu colesterol ruim estava 233 e apos um mês repeti os exames e ele baixou p/ 135, mostrei ao médico, não falei do limão, será que foi bom p/colesterol e ruim p/algo que eu não saiba. Quero saber todos os beneficios do limão e como devo tomar.

39 relevâncias lucimar melo chaves - postado em: 30/01/2012 - 15h23

entrei no site da ciber diet e encontrei a matéria sobre a acne..... achei interessante, pois era tudo que precisava saber a respeito de minha alimentação, pois ñ suporto mais tanta espinha no rosto... peço que me auxiliem!!!!! Grata,Geo.

19 relevâncias geo di souza - postado em: 17/09/2010 - 12h21

EU ESTIVE VISITANDO O SITE.CYBER DIET FAZENDO O TESTE DAS GORDURA E BEM DEVERTIDO AMEI ADOREI ESTOU APRENDENDO MUITA COISA OBRIGADA PELO ESTE SITE..QUE AJUDA A MUITAS PESSOAS OBESAS A ENCONTRA UM COMINHO UMA SAIDA PARA EMAGRECE...ADOREI BRINCAR COM O TESTE DA GORDURA QUE BACANA ATENCIOSAMENTE ROSARIO..........

5 relevâncias rosario - postado em: 24/07/2010 - 22h51

adorei a materia, me mande por favor

2 relevâncias DEJA - postado em: 09/06/2010 - 23h58
aditivos alimentares agrotóxicos amor caloria cardápio churrasco cirurgia bariátrica comida depressão efeito platô excesso de peso festas fibras filhos flacidez funghi secchi grão hipertensão hortaliças informações nutricionais insulina jogadores de futebol lipídeos maltodextrina margarina molhos obesidade infantil pais e filhos pescada petiscos reeducação alimentar restrições alimentares rugas salada sódio óleos vegetais
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.