Tireóide sintomas e tratamentos - MaisEquilíbrio

Tireóide: sintomas e tratamentos

Tireóide sintomas e tratamentos

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.

Publicidade

Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, ou seja, o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O problema acontece quando as taxas desses hormônios ficam alteradas.

Sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou tendência a diarréia, ansiedade, perda de apetite podem ser sinais de que algo não anda bem com sua tireóide. Por isso fique atenta. Antes de mais nada veja quais são os principais distúrbios da tireóide.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Esse mal atinge tanto homens quanto mulheres, mas a incidência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade, principalmente depois dos 35 anos.

Pode ter várias causas, mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto. Essa doença aparece quando o organismo, por razões ainda desconhecidas, não reconhece a tireóide como parte do corpo e o sistema imune começa a produzir anticorpos que "atacam" a glândula.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos. Alto nível de TSH circulante é o melhor indicador de hipotireoidismo. Em contrapartida, os níveis de T3 e T4 aparecem reduzidos.

Além dos exames de sangue é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar hipotireoidismo. São eles: depressão, cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado. Na presença de mais de um desses sintomas é importante que consulte um médico.

Apesar de não ter cura, o tratamento varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliado pelo médico. Mas de maneira geral ele é feito através de medicamentos que visam repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir.

Muitas pessoas que tem hipotireoidismo dizem que não conseguem eliminar peso, pois tem o "metabolismo lento". Realmente, o metabolismo dessas pessoas é mais lento devido à diminuição dos hormônios da tireóide T3 e T4. A melhor maneira de "acelerar" o metabolismo é ter uma alimentação saudável e fracionada, praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado. Clique aqui, faça uma avaliação de peso grátis e descubra o quanto você precisa emagrecer!

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue, o organismo trabalha de forma mais acelerada. Esse processo resulta em estado metabólico hiperativo no qual as funções do corpo, principalmente a digestão aumentam. Como conseqüência, ocorre má absorção de determinados nutrientes.

A principal causa do hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves, que pode provocar, entre outros sinais, uma protuberância no pescoço, denominada bócio.

O diagnóstico pode ser feito através da realização de um ultra-som da tireóide ou de exame de sangue específico que avaliará a dosagem dos hormônios tireoidianos. Níveis elevados de T3 e T4 e TSH baixo são indicadores de hipertireoidismo.

Alguns sintomas estão relacionados com o aumento desses hormônios e possível diagnóstico de hipertireoidismo, são eles: aumento da freqüência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarréia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres).

O tratamento é feito com drogas antitireoidianas, o mecanismo de ação dessas drogas consiste na redução da síntese de T3 e T4, ou ainda com administração de iodo radioativo. O tratamento mais adequado vai variar de pessoa para pessoa e só o médico poderá fazer essa avaliação. Apenas em alguns casos, a cirurgia para retirada da tireóide é indicada, como por exemplo, suspeita de câncer ou pessoas com grande aumento do bócio.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

ola minha filha so tem 4 anos e aus 15 dias descobri q ela tinha tireoide levei um grande choque e gostaria de saber c tem cura pq a medica falou q ela tenque tomar remedio pro resto da vida ela e tao pequena e pra sempre e muinto tempo

2 relevâncias luan - postado em: 24/02/2014 - 17h31

Ola comecei a tomar a pilula ciclo 21,e comecei a sentir um aperto na garganta e como se tivesse um coração batendo la, não conseguir dormir direito teve uma hoa que acordei com falta de ar como se tivesse algo tapando, sera que pde ser a tireoide?

2 relevâncias marcos - postado em: 22/02/2014 - 13h18

Bom dia!

Fiz um exame de tsh tireoestimulante e o valor foi 9,280 uU/Ml e na ultrassom deu nódulos de ambos os lados o que significa..

Desde já agradeço

32 relevâncias thiago - postado em: 20/01/2014 - 22h40

gostaria de saber o é que provoca a tireóide no meu exame tsh o resultado 5.71 uUl/ml tenho todos os sintomas ,cansaço dor no corpo ,enjoou ,desarranjo intestinal, pressão, oscilando estou com depressão, menopausa calor ,aumento de peso,insônia,ansiedade, sudorese, quero sader qual delas é a pior para ser tratada.me responda por favor!em mensagens .

20 relevâncias CAMILA - postado em: 16/01/2014 - 06h36

Excelente matéroa, más gostaria de compreender.

Meu t3 está em 3,26 pg/ml

já o t4 0,61 ng/dl

o TSH 0,77

diante desses dados posso considerar que estou com meus "hormonios normais"?

11 relevâncias Mirabeau - postado em: 14/01/2014 - 12h49

olá! eu queria saber se é normal sentir dores no local da tireóide?

17 relevâncias GRAÇA MAGALHÃES - postado em: 08/01/2014 - 02h53

Olá,meu nome é Jéssica,tenho tireóide onde o médico receitou exames que esta em processo,mas tenho uma duvida,gostaria de saber se existe algum alimento que possa reduzir a tireóide? ouvi rumores de que castanha do para reduz,isto procede?

23 relevâncias jessica - postado em: 06/01/2014 - 10h32

Ola tenho 24 anos e de uns tempos p k tenho sentido muita dor na garganta meus ombros doem muito não tenho mais disposição p nada, ando sempre cansada meu corpo DOI e outros sintomas. Queria saber c isso é problema na tiróide?

31 relevâncias vda - postado em: 28/12/2013 - 21h01

se a pessoa nao tratar da tireoide quais sao as consequencias

27 relevâncias catarina - postado em: 03/12/2013 - 01h27

Oi queria saber que médico seria indicado, estou sentindo dores na região do pescoço, cansaço, tosse, e perda de peso, alguns amigos disseram que pode ser tireoide mas não sei que médico é especialista nessa area.

25 relevâncias FABIO FARIA - postado em: 26/11/2013 - 15h00

gostaria de saber se uma ultrasonografia pode detectar um cancer do pescoço EX.: laringe, faringe e tireoide?

13 relevâncias gizele - postado em: 21/11/2013 - 18h13

Eu tenho tireóide meu cadela esta cainbo a mestruacaõ esta irregular minhas pernas doi muito e meus draços etaõ inchabos meu umor esta senpre alterabo sinto bores no pé ba barriga as veses não comsigo ter relacaõ sexual porque sinto muita dor espero que todos confiem em Deus pois so ele e o medicos dos medicos comfia mele e tudo ele fara :-)

Elane

22 relevâncias Marcela - postado em: 16/11/2013 - 14h23

E muito choto quando descodrimos essa coisa ficamos ate sem reasaõ mem lemdrei de perguntar o mebico quais saõ os sintomas so agora eu sei doa noite

6 relevâncias Marcela - postado em: 08/11/2013 - 00h03

qual o tratamento mais indicado para a tiroide

26 relevâncias val - postado em: 04/11/2013 - 17h29

olá, boa noite! gostaria de saber se cistos liquidos com paredes regulares tem uma chance de ser cançer?? a dois meses descubrir que tenho dois cistos, apenas um me preocupa, pois, está com um volume total de 10cm, tenho sintomas de perda de vista, garganta seca, um gosto horrivel na boca, queda de cabelo, mudança de humor e ardencia na garganta! isso está me preocupando bastante! Abraços..

39 relevâncias gizele - postado em: 24/10/2013 - 23h52

tenho uma tiroidite,tomo neste momento o eutirox,0,075mg.sei ke tenho peso a mais mas nao consigo emagrecer.tenho colesterol alto.alguem me ajuda a emagrecer ja fiz muita coisa.e nao consigo.

18 relevâncias Ivone - postado em: 18/10/2013 - 18h37

oi eu descobri que tenho a tireoide de engorda fais teris meses eu pesava 60 kilos e agora esto com 66 ja to tomando o puran de 25 mg deis que descobri mais eu quero saber quando normalisa o peso volta ou vou continuar engordando o que devo comer para aselelar o metabolismo to comendo moderado tomando 2 litros de agua todos os dias cortei o doce guarana descobri num exame de sangue tudo estava normal so deu tireoide quando eu acordo de manha parece que eu não dormi a noite esto muito cansada agora tomando o remedio paro o sono durante o dia a canseira mais esto preocupada com o peso.

18 relevâncias Camila Araújo - postado em: 16/10/2013 - 17h37

Olá,

Estou com uma duvida cruel, de uns tempos para cá eu sinto uma seria Indisposiçao, faço musculação a anos e hoje em dia é uma luta para ter vontade de ir malhar. As vezes penso que é stress, pois faço varias coisas no decorrer do dia, tipo trabalho, faculdade e academia. Mas não podemos descartar a possibilidade de uma doença né? Minha mãe e minha irmã tiraram a tireóide. Será que tenho o mesmo problema?

10 relevâncias Stella - postado em: 14/10/2013 - 13h49

Olá,fui ao medico e foi constatado um nódulo na tiróide bastante grande,as vezes sinto falta de memoria e de uns tempos para cá emagreci muito pesava 51 e hoje estou com 46 , vou fazer uma cirurgia esse mes para tirar esse mau dentro de mim .Minha medica me tranquilizou bastante , eu tenho muita fé em deus estou muito otimista ,tudo já deu certo pois eu creio.Pois nao deveremos ter medo

15 relevâncias Silvia - postado em: 04/10/2013 - 20h38

Olá tudo bem? Tenho sentido dormido e acordo com a sensação de não descansar nada, tudo me cansa, tenho ido muitas vezes ao banheiro diariamente, dor no estomago, diminuição da libido, e anisiedade e desanimo. Pode ser tireoide??? Sem mais agradeço a atenção

27 relevâncias shirley - postado em: 03/10/2013 - 07h09

Oi. Devo comer sempre arroz integral ?Devo diminuir o café?

5 relevâncias henri - postado em: 02/10/2013 - 19h33

oi, boa noite,eu tenho uma irmã que aos + ou - 18 anos teve a tireóide ela fez o tratamento e agora ela está sentindo muitas dores no pé da barriga que a impede até de ter relação sexual. Ela fez vários tipos de enxame e até agora não descobriu o que de fato ela tem. Mas nos dois últimos enxame deu a tiróide e um nódulo no pulmão. Gostaria de saber se pode ser câncer ou algum nódulo que com apenas uma cirurgia se resolve? E esse nódulo no pulmão tem a ver com a tiróide? Por que?

21 relevâncias morena - postado em: 01/10/2013 - 19h56

tenho 44 aos e tenho sintomaas q parecem se tratar de tireóide, são eles: queda de cabelo, unhas quebradiças, pele muito ressecada, eu faço tratamento c/ um neuro pois tenho epilepsia,e perguntei a ele se os remedios q ele me passou tinha algum tipo de efeito, foi ai q ele disse q podia se tratar dessa doênça pode ser ?

13 relevâncias patricia - postado em: 27/09/2013 - 20h39

eu fui operada á tiroide a á 16 anos mas hoje sinto o pescoço preso sinto como se tivesse algo a puxar para cima e com uns batimentos como se tivesse um coração a palpitar será normal? Ou algum sintoma da tiroide?

14 relevâncias Izabel - postado em: 23/09/2013 - 17h03

Fui ao médico, descobri que tenho um nódulo de 1cm, fiz a punção, o médico avaliou, não passou remédio achou melhor esperar 6 meses. Gostaria de saber se isso é correto?

15 relevâncias Cristiane - postado em: 20/09/2013 - 21h43

Bao tarde, sou operada da tireode há 7 anos tomo o eutirox de 150,na epoca pesava 74kg hoje peso 92kg,tenho colesterou auto,procuro não comer doces,massas,e refrigerante,evito fritura e uma serie de outras coisas.tenho muita vontade de volta meu peso mais sei que e impossivél,o que sinto e um desanimo que não tinha antes,não sinto vontade de sair,todo mundo que encontro e sempre a mesma coisa como vc estar gorda,só que as pessoas não entende que se trata de uma doenca.obrigada por pode fala um pouco desse assunto.

13 relevâncias rose - postado em: 15/09/2013 - 16h55

O hipotiroidismo uma vez curada pode voltar??

22 relevâncias juninho - postado em: 02/09/2013 - 09h10

oi minha filha tem um ano e oito meses ela fez exame e a medica disse que ela tem tiroide gostaria de saber qual o risco que ela core por ser muito criança

32 relevâncias raphaela - postado em: 27/08/2013 - 21h25

Tenho 29anos, e descobri a tiroide aos 25anos, nessa altura pesava 70kg um bom peso, nunca fiz tratamento. Durante a gravidez engordei 110kg, fiquei com 89kg e há 3 anos comecei a tomar Eutirox 75, não consigo emagrecer e o peso continuar igual. Fui a uma consulta de dietética para perder peso, e até agora nem sequer 10kg perdi. Ando com muita vontade de deixar de tomar a medicação, pois não me sinto feliz com o corpo que tenho e já tentei matar-me.

Será que poderá haver problema futuro se deixar a medicação?

A medica disse que se parar deixar de funcionar a tiroide.

27 relevâncias Raphael Guedes Marinho - postado em: 09/08/2013 - 10h46

Oi!sinto um entalo como se tivesse algo em minha garganta,fraqueza no corpo,desanimo,gostaria de saber se é sintomas dede tireoides?

90 relevâncias roberta - postado em: 06/08/2013 - 09h36
alimentação saudável alimentos antioxidantes azeite de oliva bebidas alcoólicas cardápio cebola chocolate chá branco corpo em forma culinária japonesa desperdício diabetes diet dieta dietas milagrosas doenças doenças cardiovasculares espinafre estresse estômago final de ano fogueira folia frutas da época happy hour inchaço longevidade minerais natal reeducação alimentar regime semente de linhaça shimeji shitake tomate
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.