Sódio consuma na medida certa - MaisEquilíbrio

Sódio - consuma na medida certa

Sódio consuma na medida certa

O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).

Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

Porém, consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

Já a restrição do consumo de sódio diminui a pressão arterial, e segundo alguns estudos reduz a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico e na regressão da hipertrofia ventricular esquerda.

Publicidade

A restrição do consumo de sódio pode ainda reduzir a excreção de cálcio pela urina, contribuindo para a prevenção da osteoporose em mulheres idosas.

Por isso, a diminuição de sódio deve ser feita não apenas por pessoas hipertensas, mas pela população em geral. Mas não é só o sal que possui sódio, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio. Existem hoje no mercado produtos substitutos de sal, contendo cloreto de potássio em substituição ao cloreto de sódio e podem ser consumidos, principalmente para pacientes hipertensos.

O sal (cloreto de sódio NaCl) foi o primeiro tempero da civilização, é um dos conservadores mais antigos, tanto de uso doméstico como industrial, impedindo o desenvolvimento de microorganismos que deterioram os alimentos. Ele é uma substância sólida branca, que tem o poder de salgar os alimentos, deixando-os mais saborosos, o que agrada o paladar de todos. Mas é importante consumir na quantidade adequada, para não prejudicar sua saúde.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a ingestão de sal seja de 6 g por dia, o que equivale a 1 colher de chá. Essa recomendação é válida para a população de uma maneira geral. Para os hipertensos deve haver uma variação da ingestão, de acordo com cada caso, mas a restrição pode atingir até 35 mg ou menos por dia.

Conheça os tipos mais consumidos de sal:

Sal refinado: O mais utilizado no preparo de alimentos. De acordo com a lei, no sal de cozinha deve ser acrescentado iodo para evitar o bócio.

Sal marinho: É apenas moído. Não é refinado e por isso não possui a obrigatoriedade da adição do iodo.

Sal grosso: Não é refinado, assim como o sal marinho também é moído. É muito utilizado para churrascos.

Atente para os conselhos a seguir para redução no consumo de sal:

  • Não utilize saleiro na mesa durante a refeição;
  • Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal;
  • Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc.
  • Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais.
  • Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos
  • industrializados.

    Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.    

    Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

    Comentários

    comentar comentar

    Acima dos nutricionista, estão os Nutrólogos, os quais dão a informação que o sal natural tem mais de 80 minerais bons para saúde e menos química, já o sal refinado só têm dois. cloreto de sódio e o sódio faz mal para pressão, e também uma meia duzia ou mais de química pesada. Por isso o sal refinado é prejudicial a saúde. o SAL grosso por exemplo é mais natural que o sal refinado. ok?

    0 relevância DAULTO DIAS CORCINO - postado em: 15/01/2015 - 16h35

    Gostei muito da sua matéria, uma excelente fonte de sódio natural e sem adição de produtos químicos é a Flor de Sal que possui cerca de 40% menos sódio que o sal comum, além disso preserva vários minerais e oligoelementos presentes na água do mar que são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.

    Encontre em www.artsal.com.br

    3 relevâncias ArtSal - Flor de Sal - postado em: 27/08/2014 - 18h24

    Excelente as explicações da Dra Roberta sobre nutrição e a prevenção ao uso do sódio que é benéfico à saúde, desde que usado em menor proporção, ai de nós se não fosse as nossas nutricionistas, a que mtem apego e muito respeito.

    12 relevâncias DietaSocial - postado em: 03/04/2013 - 09h56

    Parabéns pela colocações feita nesta pagina muito boa as observações sobre quantidade.

    0 relevância janaina - postado em: 22/03/2013 - 21h02

    valeu,mano, por colocar essas paradas. se noa fosse por voces eu nunca saberia disso tudo.

    2 relevâncias Rodrigo Boarin - postado em: 21/03/2013 - 16h28

    Gostei... foi útil!

    3 relevâncias mas - postado em: 19/02/2013 - 00h42

    É uma pena que as dúvidas existentes não são respondidas pela nutricionista que fez a matéria. A matéria é interessante, mas...

    9 relevâncias meg - postado em: 28/11/2012 - 07h20

    O texto é bom, mas está um pouco genérico, é fácil conseguir a porcentagem de sódio do sal de cozinha, por lei, isto é informado na embalagem; achei estranho o limite mínimo de sal para hipertensos ser de apenas 35 mg por dia, não seria 350 mg de sódio?

    12 relevâncias Alexandre Figueredo - postado em: 29/08/2012 - 09h52

    O texto começa falando do sódio e termina falando do sal.Se no próprio artigo diz que o sódio está presente em vários outros alimentos(inclusive até na água),porquê ao invés de citar a quantidade aproximada de sal que devemos ingerir diariamente,não informam a quantidade de sódio,que é o tema principal?

    28 relevâncias MARCELO DA SILVA BARROS - postado em: 04/05/2012 - 11h36

    Tomem cuidado com Caldo de Galinha e Tempero de Miojo.

    13 relevâncias Felipe - postado em: 25/04/2012 - 21h28

    CUIDADO COM A SAÚDE.

    2 relevâncias ane gomes - postado em: 24/04/2012 - 14h53

    Tenho duvida e preocupação ao mesmo tempo, quanto à quantidade (porcentagem) de sodio nas diferentes marcas de agua mineral. Tem marcas com porcentagem baixa, e outras bem altas. Qual é a melhor?

    No mais, o artigo é bem ilustrativo.

    32 relevâncias Valter Luiz Bottamedi - postado em: 27/04/2011 - 12h21

    esta otimo parabens....

    7 relevâncias maria jose - postado em: 09/03/2011 - 18h50

    huaiheiuaheia

    4 relevâncias osvaldo - postado em: 22/08/2010 - 15h33

    muito boa mesmo...esclarecedora...fiquei espantado com a quantidade absurda q tem no leite longa vida...

    abraço

    6 relevâncias joão - postado em: 13/08/2010 - 21h58

    adorei!!!

    melhor artigo q jah encontrei sobre o assunto.

    Parabéns!!!

    6 relevâncias bru - postado em: 31/07/2010 - 21h24
    abacate acne alcachofra alimentos antioxidantes alimentos do bem batata doce carnaval carne de porco chocolate comer a noite couve culinária diet ervilha festa fibras frio frutas oleaginosas higiene homens mulher ovo pais e filhos pães quinoa reeducação alimentar refrigerante retenção de líquidos ricota roberta silva rótulo dos alimentos salada salmão saúde trabalho vitamina
    MaisEquilíbrio
    Copyright © 2015 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.