Sódio consuma na medida certa - MaisEquilíbrio

Sódio - consuma na medida certa

Sódio consuma na medida certa

O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).

Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

Porém, consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

Já a restrição do consumo de sódio diminui a pressão arterial, e segundo alguns estudos reduz a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico e na regressão da hipertrofia ventricular esquerda.

Publicidade

A restrição do consumo de sódio pode ainda reduzir a excreção de cálcio pela urina, contribuindo para a prevenção da osteoporose em mulheres idosas.

Por isso, a diminuição de sódio deve ser feita não apenas por pessoas hipertensas, mas pela população em geral. Mas não é só o sal que possui sódio, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio. Existem hoje no mercado produtos substitutos de sal, contendo cloreto de potássio em substituição ao cloreto de sódio e podem ser consumidos, principalmente para pacientes hipertensos.

O sal (cloreto de sódio NaCl) foi o primeiro tempero da civilização, é um dos conservadores mais antigos, tanto de uso doméstico como industrial, impedindo o desenvolvimento de microorganismos que deterioram os alimentos. Ele é uma substância sólida branca, que tem o poder de salgar os alimentos, deixando-os mais saborosos, o que agrada o paladar de todos. Mas é importante consumir na quantidade adequada, para não prejudicar sua saúde.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a ingestão de sal seja de 6 g por dia, o que equivale a 1 colher de chá. Essa recomendação é válida para a população de uma maneira geral. Para os hipertensos deve haver uma variação da ingestão, de acordo com cada caso, mas a restrição pode atingir até 35 mg ou menos por dia.

Conheça os tipos mais consumidos de sal:

Sal refinado: O mais utilizado no preparo de alimentos. De acordo com a lei, no sal de cozinha deve ser acrescentado iodo para evitar o bócio.

Sal marinho: É apenas moído. Não é refinado e por isso não possui a obrigatoriedade da adição do iodo.

Sal grosso: Não é refinado, assim como o sal marinho também é moído. É muito utilizado para churrascos.

Atente para os conselhos a seguir para redução no consumo de sal:

  • Não utilize saleiro na mesa durante a refeição;
  • Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal;
  • Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc.
  • Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais.
  • Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos
  • industrializados.

    Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.    

    Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

    Comentários

    comentar comentar

    Excelente as explicações da Dra Roberta sobre nutrição e a prevenção ao uso do sódio que é benéfico à saúde, desde que usado em menor proporção, ai de nós se não fosse as nossas nutricionistas, a que mtem apego e muito respeito.

    11 relevâncias DietaSocial - postado em: 03/04/2013 - 09h56

    Parabéns pela colocações feita nesta pagina muito boa as observações sobre quantidade.

    0 relevância janaina - postado em: 22/03/2013 - 21h02

    valeu,mano, por colocar essas paradas. se noa fosse por voces eu nunca saberia disso tudo.

    2 relevâncias Rodrigo Boarin - postado em: 21/03/2013 - 16h28

    Gostei... foi útil!

    3 relevâncias mas - postado em: 19/02/2013 - 00h42

    É uma pena que as dúvidas existentes não são respondidas pela nutricionista que fez a matéria. A matéria é interessante, mas...

    9 relevâncias meg - postado em: 28/11/2012 - 07h20

    O texto é bom, mas está um pouco genérico, é fácil conseguir a porcentagem de sódio do sal de cozinha, por lei, isto é informado na embalagem; achei estranho o limite mínimo de sal para hipertensos ser de apenas 35 mg por dia, não seria 350 mg de sódio?

    11 relevâncias Alexandre Figueredo - postado em: 29/08/2012 - 09h52

    O texto começa falando do sódio e termina falando do sal.Se no próprio artigo diz que o sódio está presente em vários outros alimentos(inclusive até na água),porquê ao invés de citar a quantidade aproximada de sal que devemos ingerir diariamente,não informam a quantidade de sódio,que é o tema principal?

    27 relevâncias MARCELO DA SILVA BARROS - postado em: 04/05/2012 - 11h36

    Tomem cuidado com Caldo de Galinha e Tempero de Miojo.

    13 relevâncias Felipe - postado em: 25/04/2012 - 21h28

    CUIDADO COM A SAÚDE.

    2 relevâncias ane gomes - postado em: 24/04/2012 - 14h53

    Tenho duvida e preocupação ao mesmo tempo, quanto à quantidade (porcentagem) de sodio nas diferentes marcas de agua mineral. Tem marcas com porcentagem baixa, e outras bem altas. Qual é a melhor?

    No mais, o artigo é bem ilustrativo.

    31 relevâncias Valter Luiz Bottamedi - postado em: 27/04/2011 - 12h21

    esta otimo parabens....

    7 relevâncias maria jose - postado em: 09/03/2011 - 18h50

    huaiheiuaheia

    4 relevâncias osvaldo - postado em: 22/08/2010 - 15h33

    muito boa mesmo...esclarecedora...fiquei espantado com a quantidade absurda q tem no leite longa vida...

    abraço

    6 relevâncias joão - postado em: 13/08/2010 - 21h58

    adorei!!!

    melhor artigo q jah encontrei sobre o assunto.

    Parabéns!!!

    6 relevâncias bru - postado em: 31/07/2010 - 21h24
    abacate alimentos diet arroz aveia batata bebidas isotônicas ceia chás comemoração desperdício envelhecimento estômago fibras fim de semana grãos happy hour hormônio horta em casa imunidade leite leite fermentado macarrão osteoporose panetone pele pão de forma reeducação alimentar restaurante rúcula sabor saladas sol sopa sopas tpm vitaminas
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.