Rótulo A Identidade do Alimento - MaisEquilíbrio

Rótulo - A Identidade do Alimento

Rótulo A Identidade do Alimento

Os alimentos industrializados são identificados pelo rótulo presente em sua embalagem. O rótulo é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso, características e data de validade.

Publicidade

No entanto, nem sempre as informações presentes são de fácil compreensão. É comum surgirem algumas dúvidas como: qual é a diferença entre rótulo e embalagem? Quais as informações que devem estar presentes? Qual é a importância de tanta informação no rótulo?

Para você entender melhor sobre o assunto e saber tirar proveito das informações contidas no rótulo, leia, a seguir, o roteiro explicativo que o Cyber Diet preparou especialmente para você.

O que é rótulo?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.

O que é embalagem?

De acordo com a ANVISA, embalagem é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. Alguns tipos de embalagens são: vidro, plástico, papelão.

Quais são as informações que devem estar presentes obrigatoriamente no rótulo?

  • Denominação de venda do alimento: é o nome específico que indica a origem e as características do alimento. Por exemplo: óleo de soja, gordura vegetal hidrogenada, cereal matinal à base de trigo, leite UHT desnatado, biscoito recheado sabor morango.
  • Lista de ingredientes: com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo: açúcar, farinha de trigo, vinho), os demais devem ter a descrição de todos os ingredientes no rótulo, por ordem decrescente da proporção. Os aditivos alimentares também devem fazer parte da lista sendo relatados por último.
  • Peso líquido: no rótulo deve constar a quantidade de alimento presente na embalagem, sendo expressa normalmente em mililitro (ml), litro (l), grama (g), quilo (Kg) ou por unidade.
  • Identificação da origem: devem ser indicados o nome e o endereço do fabricante. Atualmente, a maioria das indústrias oferece aos clientes, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponibilizando também no rótulo, o telefone e o e-mail para facilitar o contato em caso de dúvidas, críticas ou sugestões.
  • Identificação do lote: todo rótulo deve ter impresso uma indicação em código que permita identificar o lote a que pertence o alimento.
  • Prazo de validade: deve estar presente de forma visível e clara. No caso de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, deve ser indicado o melhor local de armazenamento (freezer, congelador, geladeira) e o vencimento correspondente. 0 mesmo se aplica a alimentos que podem se alterar depois de abertas suas embalagens. O consumidor deve estar sempre atento à data de validade, ao adquirir um alimento. Todo produto vencido deve ser desprezado pois, além de perder a garantia de qualidade pelo fabricante, pode trazer riscos à saúde.
  • Instruções sobre o preparo e uso do alimento: quando necessário, o rótulo deve conter as instruções necessárias sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição e o descongelamento.
  • Informações nutricionais: de acordo com a Resolução nº 40, de 21/03/01, todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor devem ter as informações nutricionais presentes no rótulo. Excluem-se deste Regulamento, as águas minerais e as bebidas alcoólicas. As empresas têm 180 dias, a partir da data da Resolução, para se adequarem. O modelo de rotulagem nutricional, proposto pela ANVISA, encontra-se a seguir. Obrigatoriamente a informação nutricional deve estar por porção (fatia, copo, unidade) e os nutrientes devem estar dispostos na ordem abaixo.
  • Rótulo A Identidade do Alimento

  • Contém glúten: a partir de 23/12/92 (lei nº 8.543), todos os produtores de alimentos industrializados contendo glúten através dos ingredientes trigo, aveia, cevada, e centeio e/ou seus derivados passaram a ter que incluir obrigatoriamente a advertência no rótulo das embalagens, a fim de alertar os indivíduos com doença celíaca que não podem consumir tais alimentos devido à intolerância ao glúten.
  • Alimentos para fins especiais: segundo a Portaria nº 29, de 13/01/98, os alimentos para fins especiais, ou seja, os formulados para atender necessidades específicas, devem ter no rótulo a respectiva designação, seguida da finalidade a que se destina (exemplos: diet, light, enriquecido em vitaminas, isento de lactose). Em alguns casos, é obrigatória a utilização de alertas, como: "Contém fenilalanina" (alimentos com adição de aspartame) ou "Diabéticos: contém sacarose" (alimentos contendo açúcar).
  • Após as explicações acima, você já está preparado para entender as informações presentes no rótulo. Então, a partir de agora, torne a leitura do rótulo um hábito no seu dia-a-dia pois, essas informações permitem um melhor conhecimento do produto e dizem respeito à sua saúde.

    Por:
    Roberta Stella
    Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

    Comentários

    comentar comentar

    gostaria de saber como é seu trabalho de rótulos ´-pois estamos fazendo um trabalho sobre os estrangeirismos que encontramos nos rótulos em geral,,aspectos positivos e negativos para os consumidores,Será que todos entendem o que está escrito em inglês,por exemplo?

    0 relevância carolina mayer - postado em: 29/06/2012 - 22h36

    Adoreii,vai me ajudar muito no meu seminário sobre rótulos!

    Obrigada,

    3 relevâncias Ana - postado em: 13/06/2012 - 17h03
    gostaria de saber como é seu trabalho de rótulos ´-pois estamos fazendo um trabalho sobre os estrangeirismos que encontramos nos rótulos em geral,,aspectos positivos e negativos para os consumidores,Será que todos entendem o que está escrito em inglês,por exemplo?
    carolina mayer - postado em: 29/06/2012 - 22h36

    Tão importante quanto as informações é a qualidade do rótulo e da embalagem para que não traga prejuízos ao alimento, fazendo inclusive perder alguns dos valores que vem descritos.

    No nosso blog tem tudo sobre isso. www.blogadesivoembalagem.com.br

    2 relevâncias Blog Adesivo Embalagem - postado em: 25/10/2011 - 11h06

    Estou estudando comercialização dos alimentos e eu gostei bastante deste site. A minha professora pediu que nós fizéssemos uma embalagem com tudo que existe em uma embalagem de qualquer alimento, eu estava um pouco desorientada, mas este site me deixou por dentro, vlw gatinhos !! (;

    0 relevância laura - postado em: 11/09/2011 - 09h11

    este comentario nao tem nada a ver com o assunto

    0 relevância vanessa - postado em: 11/05/2011 - 18h51

    Existe algum e-mail onde eu possa fazer uma reclamação do não cumprimento desta lei?

    tenho um primo de 2 anos de idade que é intolerante a leite de origem animal, fomos a uma sorveteria e ao lermos o rotulo de um sorvete não encontramos leite em seus ingredientes, assim sendo demos o picolé a ele, minutos depois ele veio chorando dizendo que estava doendo ja todo inchado, e como ele ja tem noção que não pode comer nada que tenha leite ele ja disse: mãe tem leite. Fomos perguntar ao gerente da sorveteria, ele disse em um primeiro momento que tinha na frente da embalagem escrito MILKE (leite em ingles) mais ao verificarmos não existia essa informação, e ele disse que o produto é fabricado la mesmo e a embalgem é generica por isso não tem todos os ingredientes anotados e que as pessoas com esse problema tem que perguntar antes, foi super ignorante conosco e depois nos deixou falando sozinhos.

    3 relevâncias Amanda Bernardes - postado em: 04/05/2011 - 14h57

    Boa tarde!!!

    Gostaria de saber, qual programa que sai com o rotulo nutricional do alimento???

    Att,

    Allyny

    2 relevâncias Allyny Raimundo Honorato - postado em: 23/10/2010 - 13h25

    caralho

    1 relevância luan - postado em: 01/10/2010 - 10h54

    adorei e minha prof mais ainda ella

    gosto mais do q eu tirei um 10 na prova della ♥

    :p (^^,)

    2 relevâncias juliana - postado em: 23/08/2010 - 18h41
    este comentario nao tem nada a ver com o assunto
    vanessa - postado em: 11/05/2011 - 18h51

    ISSO E UM CU

    3 relevâncias igor luiz - postado em: 04/08/2010 - 15h39
    academia agrotóxicos alho alimentação equilibrada açaí bebidas isotônicas bem estar cardápio carnaval castanha do pará ceia light cirurgia bariátrica congelamento copa do mundo depressão dia das mães emagrecimento saudável equilíbrio ervilha fim de ano flacidez futebol intestino iogurte leite de vaca longevidade mal de parkinson massas mel ovos de páscoa peso ideal pão integral reeducação alimentar refeições suco verde
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.