Quinoa - MaisEquilíbrio

Quinoa

Quinoa conheça este novo alimento

Você já ouviu falar neste poderoso e mais novo alimento? Consumida pelos incas, há mais de 8 mil anos, a quinoa era o alimento principal do povo das montanhas.

Publicidade

Aqui no Brasil há pouco tempo fala-se sobre este alimento. Devido ao seu alto valor nutritivo, muitos já conhecem este grão que pode trazer muitos benefícios à saúde.

A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Pra você ter uma idéia, este grão possui proteína de alta qualidade, além de grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.

Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.

Aqui no Brasil é uma novidade, a primeira colheita das sementes da quinoa foi feita em 2002, este processo foi acompanhado pelo pesquisador Carlos Spehar da Embrapa Cerrador (Planaltina/DF). A grande parte da quinoa consumida aqui ainda é importada, por este motivo o produto é mais caro.

Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos e outros profissionais pesquisam cada vez mais sobre a quinoa, além de descobrir os benefícios nutricionais, também é analisada a forma de plantio para que seja possível a adaptação ao solo brasileiro.

De que forma consumir?

Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.

Onde encontrar?

Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Conheça as propriedades nutricionais da quinoa

Em 100g de quinoa:

Quinoa conheça este novo alimento

Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Como você pode perceber é um alimento bastante nutritivo, mas assim como qualquer outro alimento é importante consumi-lo como parte de uma alimentação saudável e balanceada. Então, vale a pena experimentar, né?

Quer emagrecer de forma saudável? Clique aqui e saiba como!

Fonte:

EMBRAPA: Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País

Quinua Real

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

oi amigos quinoa com niaça todos os dias poso consumir como? por que a minha esposza preciza perder peso e eu gostaria de ajuda-lo. por jentileza .grato nailton

1 relevância anonimo - postado em: 19/11/2013 - 21h59

Com todo respeito a fonte da EMBRAPA, mas esse erro grosseiro que diz que a QUINOA tem baixo teor de colesterol, sabe-se que as plantas produzem ergosterol e só os animais produzem o colesterol, a não ser que a quinoa seja uma exceção?

1 relevância Adeus Olheiras - postado em: 03/10/2013 - 22h08

Eu tenho a quinoa em flocos e adiciono nas vitaminas e iogurtes...

11 relevâncias Culinária no Mundo - postado em: 12/03/2013 - 10h36

Nesse bolo de quinoa, posso colocar quinoa em flocos ao invés de farinha?

2 relevâncias Giuliana - postado em: 02/10/2012 - 14h53

F aço um gostoso bolo com quinoa

ingred:

2 maças,3 ovos,3 colheres de açucar mascavo,

2colheres de manteiga,1copo e meio de leite,

1xicara de Quinoa,1xic de farinha de linhaça,1pitada de sal 2 colherinhas de fermento em po 1xic de trigo branco,2colheres de canela em po.

Modo de fazer:

No liquif:bater os ovos a manteiga o açucar oleite e as maças com a casca.

Despejar numa acrecentar os outros ingre

bater com uma colher untar uma forma de cuca despejar metade da massa espalhar bem

salpicar a canela espalhar o restante da massa

e levar para assar.

Eu chamo de bolo fino de Quinoa

3 relevâncias maria de lourdes folster - postado em: 09/09/2012 - 11h41

que eu saiba é do Perú

6 relevâncias miguel - postado em: 25/08/2012 - 22h41

Trabalho com suplementos nutricionais naturais, produtos registrados. Tenho inclusive a Quinoa (embalagem com 60 cápsulas). Contato: walace.neri@hotmail.com

2 relevâncias Walace - postado em: 16/08/2012 - 08h38

eu como a quinoa no lugar do arroz. o preparo é exatamente igual ao do arroz.

13 relevâncias Caio - postado em: 29/06/2012 - 20h59

Achei umas receitas bacanas no seguinte blog.

http://revistaverdemar.com.br/2012/03/verdemar-em-revista-30-receitas-com-quinoa/

3 relevâncias Jocado - postado em: 28/03/2012 - 18h21

Olá quantos gramas de quinoa tem em uma colher de sopa raza?

grato!

24 relevâncias Euler - postado em: 04/01/2012 - 14h49

atualmente, minha esposa mistura quinoa e linhaça e bate no liquidificador, faz uma espécie de farinha e passou a misturar nos alimentos substituindo a farinha de mandioca.quais os beneficios.

31 relevâncias Mário - postado em: 31/12/2011 - 17h52

A quinoa, não eh um grão originário da Bolivia, eh de origem andino, e como tal, e produzido em todos os países andinos Argentina, Peru, Bolivia, Equador, Colombia e o mesmo Chile. Em países como Peru e Bolivia tem muita mais influencia na culinária local, eh pode ser preparada em pratos doces e salgados. Não sei se no Brasil daria certo cultivala..ja que a quinoa cresce entre os 2500 e os 4000 metros sob o nivel do mar... o clima, a qualidade da terra e a água nessas condições fazem com que todas esas propriedades alimentares estejam presentes no produto, fora de esas condições teriamos uma quinoa com bem menos propriedades nutricionais.... como a que eh cultivada nos estados unidos. Se desejam mais dicas estou as ordens.

18 relevâncias Chef Julio Morillo Mora - postado em: 10/03/2011 - 06h05

Bom dia, o que preciso saber: A quinoa em grãos só pode ser consumida cozida e a em farelo é a indicada para usar crua misturada com outros cereais, subistituindo produtos que contem gluten ?

Obrigada, Marina.

46 relevâncias Marina G. Lazzarotto - postado em: 01/02/2011 - 10h48

Posso comer quinoa sem cozinhar. Consumo a quinoa com granola,aveia e linhaça, todos os dias. Obrigada!

83 relevâncias marci - postado em: 27/09/2010 - 22h01

eu gostaria de saber se posso usar a quinoa batendo com outros com linhaça,gegelim,castanha,ração humana,po de cacau .

51 relevâncias julio caetano de oliveir - postado em: 18/08/2010 - 18h01
alho alimentação casal alimentos alimentos funcionais bem estar benefícios casal ceia de ano novo criança culinária japonesa dentes desidratação dicas festas de fim de ano fim de ano funghi secchi futebol ganho de peso gordura localizada homens hormônios hortaliças iogurte iogurtes lanche líquidos mandioca reeducação alimentar refeições refrigerante regime restaurante sopas sucos vinho ômega 3
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.