Qual a melhor pedida para o jantar - MaisEquilíbrio

Qual a melhor pedida para o jantar?

Qual a melhor pedida para o jantar

Quem ainda não se fez a famosa pergunta: o que comer no jantar? Este é um questionamento que envolve inúmeros fatores, sejam emocionais, culturais, sociais, etc. Não existe uma regra sobre qual o melhor tipo de refeição a ser consumido.

Publicidade

O que realmente importa é: quais alimentos comer.

Cada pessoa possui um hábito alimentar diferente, incorporado a partir de valores e crenças individuais. Há pessoas que preferem jantar, fazendo uma refeição tão completa como o almoço, constituída de: arroz, feijão, carne, legumes e saladas, que são refeições compostas de várias preparações culinárias.  

Outras pessoas optam por consumir lanches, pela praticidade ou por achar que esta refeição tenha que ser mais leve.

Na verdade, nenhuma das alternativas está incorreta, desde que as refeições estejam balanceadas, ou seja, que contenham alimentos saudáveis e que haja adequação entre esses alimentos, com o fornecimento de todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Na verdade, nenhuma das alternativas está incorreta, desde que elas estejam balanceadas, ou seja, que contenham alimentos saudáveis Incorreto é não consumir nada à noite, deixar de jantar. Desta maneira você não terá uma alimentação fracionada que é um dos fatores importantes para o processo de emagrecimento e contribui para a reeducação alimentar.

Para que haja uma reeducação alimentar é importante realizar todas as refeições diariamente: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, pois desta forma você estará adequando seu metabolismo a trabalhar constantemente e terá mais saciedade, contribuindo para o emagrecimento e saúde.

Algumas pessoas não consomem nada a noite por que pensam que irão engordar. Realmente se exagerarmos na quantidade, isso pode influenciar na eliminação de peso, mas alimentando-se adequadamente, ou seja, com alimentos certos na hora certa, não tem por que se preocupar.

Se você optar por uma refeição mais completa, com várias preparações, é importante consumir: um tipo de cereal, um de leguminosa, um de legume, um de verdura e uma carne. Dê preferência ao frango ou peixe, pois a digestão é mais rápida do que a da carne vermelha.

Se desejar consumir lanches, prefira sanduíches com pão integral ou pão sírio por exemplo, que correspondem ao cereal. Sempre coloque no seu sanduíche verduras e legumes. Acrescente também uma fonte de proteína como filé de frango, peixe, frango desfiado, carne fatiada ou mesmo queijo branco, ricota ou queijo cottage.

Quando optar por frios, dê preferência para o peito de peru, blanquet de peru ou presunto magro, ao invés de salame, mortadela, copa, que são mais calóricos e ricos em gordura saturada, podendo prejudicar assim a digestão.

A sopa também é uma ótima pedida, principalmente no inverno. Procure consumir sopas que contenham verduras, legumes, leguminosas e cereais. Mas cuidado com os cereais em excesso. Coloque apenas um alimento deste grupo na sua sopa. Não se esqueça que arroz, batata, macarrão, mandioca e mandioquinha fazem parte do mesmo grupo alimentar e são ricos em carboidratos. Mesmo as sopas podem ser bem calóricas.

Outro ponto importante a ressaltar é o horário de realizar o jantar, procure não jantar muito tarde, após as 21:00 horas, pois além de você não gastar estas calorias, poderá sentir algum desconforto.

Escolha o melhor tipo de jantar que se adapte a você, mas não deixe de fazê-lo, pois o jantar é uma das refeições principais. O ideal é variar todos os tipos de preparações: no verão aposte nos lanches, no inverno opte pelas sopas e sempre consuma pratos leves e nutritivos. Seguindo essas dicas você estará consumindo alimentos variados, contendo diversos nutrientes, vitaminas e minerais.   

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

cade a receita pra alimentação saudável no jantar?

0 relevância Danilo Barcelos - postado em: 07/06/2013 - 10h18
alimentação saudável alimentos antioxidantes azeite de oliva bebidas alcoólicas cardápio cebola chocolate chá branco corpo em forma culinária japonesa desperdício diabetes diet dieta dietas milagrosas doenças doenças cardiovasculares espinafre estresse estômago final de ano fogueira folia frutas da época happy hour inchaço longevidade minerais natal reeducação alimentar regime semente de linhaça shimeji shitake tomate
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.