Os Macronutrientes quem são eles - MaisEquilíbrio

Os Macronutrientes: quem são eles?

Os Macronutrientes quem são eles

Quando o assunto é alimento, a maioria das pessoas tende a pensar somente nas calorias que eles fornecem ao organismo, sem saber de onde esta energia vem. Mas, você sabia que são os macronutrientes que fornecem as calorias aos alimentos?

Quer saber quem são os macronutrientes? Leia o texto a seguir e descubra um pouco mais dessas substâncias e sua importância para o organismo:

  • Carboidratos: a primeira fonte de energia do corpo
  • Erroneamente, muitos acreditam que os carboidratos são os vilões das dietas.

    Publicidade

    É muito comum, quando se pretende emagrecer, fazer a restrição de alimentos fontes desse nutriente, o que pode trazer algumas conseqüências como, fraqueza e sonolência. Além disso, os carboidratos são a única fonte de energia para o cérebro e são os primeiros a serem utilizados como fonte de energia para o funcionamento do corpo. São classificados em monossacarídeos (glicose, frutose e galactose); dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido, dextrina, glicogênio e celulose).

    Entre os alimentos ricos em carboidratos encontram-se: macarrão, pães, batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, grão de bico, lentilha, cará, pinhão, farinhas, arroz, frutas, mel, geléias e leite.

    Cada grama de carboidrato fornece 4 Kcal.

  • Proteínas: os alimentos construtores
  • Elas estão intimamente relacionadas com a fabricação de proteínas que compõem os tecidos do organismo como, também, na composição de enzimas e hormônios. Participam da defesa do organismo na forma de anticorpos.

    A quebra da proteína resulta em aminoácidos. Alguns aminoácidos são descritos como essenciais, pois o organismo não consegue produzí-los em quantidades suficientes, por isso, eles devem ser adquiridos através da alimentação. Os aminoácidos têm importância na síntese de vitaminas e de transmissores cerebrais como a serotonina.

    Os alimentos ricos em proteínas são os de origem animal (carne vermelha, aves e peixes). Entre a leguminosas que apresentam teores significativos de proteínas estão os feijões, a soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.

    Cada grama de proteína fornece 4 Kcal.

  • Lipídeos: o nutriente energético
  • Por muito tempo, acreditava-se que o vilão das dietas seriam os carboidratos. Mas, agora já se sabe que o maior fornecedor de energia são os lipídeos ou gorduras. Assim, ele deve compor, no máximo, 30% do valor calórico total da dieta. Entretanto, alguns pequenos cuidados podem ser tomados. Quando for ao supermercado, dê preferências às gorduras de origem vegetal. Prefira as margarina ao invés de manteigas. Compre óleos de canola, milho ou girassol. Com esse simples cuidado, ocorre um aumento da ingestão de gorduras insaturadas e polinsaturadas, relacionadas com o aumento do bom colesterol.

    Alimentos fonte ou ricos em gorduras: óleos, manteigas, margarinas, azeites, castanhas, nozes, bolos, tortas, doces, maioneses, molhos e cremes.

    Cada grama de gordura fornece 9 Kcal.

    Por:
    Roberta Stella
    Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

    Comentários

    comentar comentar

    Por favor, ATUALIZEM-SE!! Vocês defendem o uso de gorduras vegetais como margarinas e óleos vegetais. Esse tipo de gordura são verdadeiros VENENOS, tratam-se de gorduras hidrogenadas, esse tipo de gordura ARTIFICIAL é altamente inflamatório para o corpo.

    1 relevância Denis Zanotto - postado em: 18/08/2014 - 11h28
    alimentação saudável ansiedade aveia açaí cacau café carne de porco casamento ceia ceia de ano novo comemoração câncer dia da pizza efeito sanfona engordar ferro festas de fim de ano fibras filhos flacidez gastrite grão de bico hidratação hipoglicemia intolerância a lactose leite de vaca lipídeos probióticos reeducação alimentar roberta dos santos silva substituições supermercado suplementos nutricionais vitamina b2 yin zinco
    MaisEquilíbrio
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.