Os Benefícios do Coco para a Saúde - MaisEquilíbrio

Os Benefícios do Coco para a Saúde

Os Benefícios do Coco para a Saúde

Muitas pessoas optam pela água de coco na hora de se refrescar, mas você sabia que além de matar a sede, água de coco ainda tem minerais e vitaminas que fazem bem à sua saúde?

A água do coco é encontrada em maior abundância no coco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estágio de maturação da fruta. Quanto mais amadurecido maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.

Publicidade

Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão, pois repõe rapidamente as perdas desses minerais através da urina e pele, e ainda evita a desidratação. Mas outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

E não é só isso, a vitamina C atua no sistema imunológico aumentando a resistência contra infecções, colabora com a absorção de ferro no organismo e auxilia na prevenção de câncer de estômago e pulmão.

Apesar dos diversos benefícios em beber água de coco, convém não exagerar na quantidade consumida, pois ao contrário da água natural, a água de coco contém calorias, em média 40kcal por 200ml, o que corresponde a 1 copo.

Mas não é só a água do coco que pode ser aproveitada, a polpa do coco também traz benefícios, devido ao seu alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas diferentemente da água de coco, a polpa é extremamente calórica, cada 100g tem aproximadamente 370kcal.

Muito tem se falado também sobre o óleo de coco e seus benefícios para a saúde. Alguns estudos sugerem que o produto passou de vilão para mocinho.

Acredita-se que o óleo de coco tem efeito positivo no aumento dos níveis do considerado "bom colesterol" (HDL) e redução do "mau colesterol (LDL), auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.

Devido a sua alta concentração de vitamina E, também excerce função antioxidante prevenindo contra a ação dos radicais livres.

O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular desse ácido protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, etc e ainda ajuda na regularização intestinal, tanto em casos de diarréia quanto prisão de ventre.

Para melhor usufruir dos benefícios do óleo é necessário saber escolher. Os mais indicados são o de origem orgânica e extraídos a frio, os conhecidos como "virgens" ou "extra virgens".

Mas é importante que fique atento também à quantidade utilizada, pois 1 colher de sopa de óleo tem aproximadamente 120kcal.

Com todas essas vantagens que tal incluir o coco na sua alimentação!

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

Mas qual é a quantidade ideal de ingestão de água de coco, polpa ou óleo, para usufruis dos benefícios. Tenho buscado informação sobre o óleo de coco mas ainda não encontrei essa indicação. Ou pergunta. Ingerindo um coco por dia (tomando a água e em seguida comendo a polpa) ingerimos alguma quantidade significativa do óleo? Desde já muito obrigado

2 relevâncias Sulivan Rodrigues - postado em: 23/07/2014 - 18h08

Olá, me responda por favor.

Corro há 2 meses todos os dias 45 min por dia d seg a sex, uma distância exata de nove km, bebo água de coco assim q termino as corridas, faço isso: (água de coco e sua poupa), há 2 semanas. Quais os riscos e quais os benefícios? Posso continuar ou devo moderar?

8 relevâncias Eric Penido - postado em: 09/09/2013 - 12h46
Olá Eric. Como vai? A água de coco é um isotônico natural e vai te ajudar na reposição de vitaminas e minerais. Já a polpa, apesar de saudável, é bastante calórica e seu consumo vai depender da sua necessidade calórica. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio.
- postado em: 16/09/2013 - 16h43

Gostei muito da matéria. Gostaria de saber o seguinte. Diabéticos podem consumir a água e a polpa do coco?

29 relevâncias Lêda Maria Bezerra Soares - postado em: 09/06/2010 - 07h45
Sim porém com regra nada de excesso pois contem um nível de sal específico. www.planetasaudável.com.br Visite nosso site e conheça nossos produtos (Goji Berry e Quinoa)
Daniel Magalhães - postado em: 22/07/2013 - 22h25
abacate acne alcachofra alimentos antioxidantes alimentos do bem batata doce carnaval carne de porco chocolate comer a noite couve culinária diet ervilha festa fibras frio frutas oleaginosas higiene homens mulher ovo pais e filhos pães quinoa reeducação alimentar refrigerante retenção de líquidos ricota roberta silva rótulo dos alimentos salada salmão saúde trabalho vitamina
MaisEquilíbrio
Copyright © 2015 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.