Os benefícios da abóbora - MaisEquilíbrio

Os benefícios da abóbora

Benefícios da abóbora

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

Publicidade

Possui também bastante água e fibras.

A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).

Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.

Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.

As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Aqui em nossa casa gostamos muito.

Uma amiga que teve câncer de mama me disse que se colocarmos um pedaço de abóbora com casca para cozinhar junto com o feijão faz muito bem porque tem grande concentração de ferro e auxilia contra a anemia, e verdade? Desde ja agradeço.

2 relevâncias Mary ellen - postado em: 29/05/2014 - 03h37

Abóbora é um fruto, não legume!!!

1 relevância Talia - postado em: 14/02/2014 - 19h55

Adoro abóbora de qualquer jeito,mas doce de abóbora é meu preferido.

4 relevâncias Cledi Fátima Báo da Silva - postado em: 30/09/2013 - 18h00

queria saber se para baixar os triglicérides é bom comer a vitamina de abóbora em jejum?

é verdade ?

grato

20 relevâncias cesar ferraz - postado em: 22/08/2013 - 13h37

Muito bom este artigo. Haverá algum inconveniente em consumi-la em cru? por exemplo em batidos ou sumos.

14 relevâncias Filipe - postado em: 22/08/2013 - 09h17

Minha mãe teve problemas no coração e foi indicado para ela esse legume, desde então tenho comido com muita frequência para evitar problemas futuros, é um ótimo legume gostoso e saudável ... Muito gostoso cozido, acompanhado de arroz branco é ótimo, recomendo a todos.Com todas essas informações não irei dispensa-la de minhas refeições.

Parabéns pelo artigo, muito importante!

8 relevâncias Maxwell Oliveira - postado em: 06/08/2013 - 16h15

Gosto demais,com feijão, com carne ou com arroz, sozinha, com leite, enfim, sou fã e agora então nem se fala. Obg pelas informações!!

8 relevâncias Nilda - postado em: 24/06/2013 - 13h26

Muito bom o artigo,parabens.

3 relevâncias Thyago - postado em: 16/03/2013 - 12h37
abóbora moranga alergia alimentar alimentos integrais amendoim anemia carnaval cereais comer bem corpo coréia do sul dia dos namorados dia dos pais disposição eliminar peso embalagem ervilha fast food filho grão de bico imunidade ldl manteiga maçã milho nutrientes pais e filhos proteínas páscoa queijos redução de estômago reeducação alimentar roberta silva sal shimeji tangerina vitaminas
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.