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Os benefícios da abóbora

os benefícios da abóbora

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

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Possui também bastante água e fibras.

A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).

Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.

Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.

As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

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Abóbora é um fruto, não legume!!!

1 relevância Talia - postado em: 14/02/2014 - 19h55

Adoro abóbora de qualquer jeito,mas doce de abóbora é meu preferido.

2 relevâncias Cledi Fátima Báo da Silva - postado em: 30/09/2013 - 18h00

queria saber se para baixar os triglicérides é bom comer a vitamina de abóbora em jejum?

é verdade ?

grato

14 relevâncias cesar ferraz - postado em: 22/08/2013 - 13h37

Muito bom este artigo. Haverá algum inconveniente em consumi-la em cru? por exemplo em batidos ou sumos.

12 relevâncias Filipe - postado em: 22/08/2013 - 09h17

Minha mãe teve problemas no coração e foi indicado para ela esse legume, desde então tenho comido com muita frequência para evitar problemas futuros, é um ótimo legume gostoso e saudável ... Muito gostoso cozido, acompanhado de arroz branco é ótimo, recomendo a todos.Com todas essas informações não irei dispensa-la de minhas refeições.

Parabéns pelo artigo, muito importante!

7 relevâncias Maxwell Oliveira - postado em: 06/08/2013 - 16h15

Gosto demais,com feijão, com carne ou com arroz, sozinha, com leite, enfim, sou fã e agora então nem se fala. Obg pelas informações!!

5 relevâncias Nilda - postado em: 24/06/2013 - 13h26

Muito bom o artigo,parabens.

3 relevâncias Thyago - postado em: 16/03/2013 - 12h37
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