O Sabor da Região Sul - MaisEquilíbrio

O Sabor da Região Sul

O Sabor da Região Sul

A Região Sul do Brasil é conhecida pelas baixas temperaturas Com o frio, aumentamos nosso consumo calórico diário? Faça agora sua avaliação de peso ideal e pela boa qualidade de vida dos seus habitantes. Além disso, a culinária e as festas típicas também são motivos de destaque.

Publicidade

Os eventos culturais atraem turistas de todos os Estados, que aproveitam para curtir e se divertir com as danças e com as músicas tradicionais, sem deixar de saborear as comidas e as bebidas da gastronomia regional. As principais festas da Região Sul, que são conhecidas nacionalmente são: Oktoberfest, Marejada e Festival de Inverno. Essas comemorações revelam a forte influência dos costumes alemães, portugueses e italianos na cultura local, desde a colonização.

Conheça a seguir, as características mais importantes da alimentação dos 3 estados que compõem a região Sul do Brasil.

Paraná:

O Estado do Paraná é lembrado pelas famosas Cataratas do Iguaçu e pela capital Curitiba considerada cidade modelo do país. Quando o assunto é gastonomia, o barreado aparece como um dos principais pratos típicos da região, originário dos sítios de pescadores do litoral. Com o decorrer do tempo, passou dos sítios para as cidades litorâneas. Nas cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Guaratuba, o barreado é consumido há quase 200 anos. Mas do que é feito o barreado afinal? Os ingredientes que compõem o barreado são basicamente carne, toucinho e temperos. Essa preparação é o símbolo de fartura, festa e alegria, para o folclore paranaense. O nome do prato vem da expressão "barrear" a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido não seque de pressa. Influência da gastronomia portuguesa.

É hábito dos paranaenses consumir também peixes, como dourado e pescada, que são obtidos do rio Paraná. A carne de carneiro é outro costume da culinária paranaense que está presente na preparação típica denominada carneiro no buraco, que consiste num cozido de carneiro com legumes e frutas (opcional) preparado de forma curiosa. Primeiramente, abre-se um buraco na terra, com cerca de 2 metros de profundidade. Em seguida, queima-se a lenha e abaixa-se o tacho de ferro com os ingredientes. O próximo passo é tampar o buraco com tábuas e folhas de bananeira e aguardar 6 horas, para apreciar o delicioso sabor do carneiro no buraco. A refeição fica completa, servindo arroz, almeirão e pirão, como acompanhamentos.

Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina destaca-se pelas belas praias da capital Florianópolis e do litoral. Em relação à culinária, nota-se uma grande variedade de peixes e frutos do mar, oriundos das águas geladas da costa marítima. Os peixes mais consumidos na região são: linguado, badejo, tainha, bagre, garoupa, namorado, pescada, robalo e anchova. Entre os frutos do mar, o camarão, a lagosta, o marisco, a ostra e a lula são os que aparecem com maior freqüência no cardápio típico.

O povo de Santa Catarina possui uma característica comum: o gosto pelas festas. A Oktoberfest, que acontece em Blumenau, comanda o espetáculo do Circuito de Outubro, o qual compõe 10 festas no total, misturando tradições alemãs, portuguesas, austríacas e italianas, com farta culinária e muita cerveja. Nas festas é possível encontrar os traços da culinária de vários países. Durante a Marejada (Itajaí), o vinho, a bacalhoada e o som do fado retratam a influência da cultura portuguesa. Já na Oktoberfest, no Fenarreco de Brusque, na Fenachopp de Joinville, pode-se perceber a contribuição da tradição germânica. A cultura austríaca é apresentada na Tirolerfest de Treze Tílias e a Quermesse da Cultura e Tradição, em Criciúma, resgata a herança italiana.

Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo Sul do país, é representado em termos de beleza natural, pelas Serras Gaúchas. Em se tratando de cultura, os trajes típicos da tradição gaúcha merecem atenção especial. O kit básico é composto por: bombacha (calça), camisa, lenços, botas de couro, colete, guaiaca (faixa colocada na cintura) e chapéu.

Quanto à culinária, os italianos e os alemães foram os que trouxeram maior contribuição. Os primeiros apresentando o galeto, a polenta e o vinho e os últimos introduzindo o cultivo da batata e do centeio, as carnes defumadas, a lingüíça e laticínios, além do café colonial, contendo pães, tortas, bolos, biscoitos e doces.

É praticamente imediata a associação entre o Rio Grande do Sul e o churrasco, que é consumido quase como em um ritual, sobretudo aos finais de semanas em reuniões familiares.

Outro prato típico gaúcho é o arroz de carreteiro, que é feito com charque, carne de origem bovina, salgada e seca. O arroz de carreteiro surgiu na época em que os sul-riograndenses saiam em carreatas pelos pampas, abrindo caminhos pelas matas e povoando províncias, até então inabitadas. Ao sair para as carreatas, os gaúchos costumavam abastecer suas comitivas de charque, suficiente para vencer as longas distâncias. Daí nasceu umas das preparações mais características do estado - o arroz de carreteiro. Com o passar do tempo, as carreatas foram deixando de existir, mas o sabor do arroz carreteiro continua sendo apreciado pela população gaúcha.

Algumas comidas comuns do Rio Grande do Sul e que ainda não foram mencionadas são: quibebe (pirão de abóbora), puchero (sopão com vegetais e carne de peito, às vezes com costela e até lingüiça) e rabada (preparada com rabo de boi, ao qual se juntam temperos verdes, tomate, pimentão, vinagre e suco de limão).

O chimarrão é uma tradição gaúcha que acompanha os indivíduos do campo e da cidade diariamente. O clima frio favorece a prática do costume, que além de ser gostoso é fraterno, pois a cuia passa de mão em mão, dando seqüência aos momentos de conversa entre amigos e familiares. Segundo a opinião dos nativos, o chimarrão também é um ótimo parceiro do churrasco, uma vez que é diurético e digestivo. Pode ser definido como um chá de erva mate quente e amargo, preparado no utensílio chamado cuia e sorvido através da bomba, tubo de metal por onde passa o líquido. Mais do que um costume antigo, o chimarrão tem um significado social importante, representando o símbolo de hospitalidade, saudação e reconciliação.

Outros links:

www.paginadogaucho.com.br

www.pr.gov.br

www.sc.gov.br

Referências

- Gastronomia Separatista: receitas e dicas de culinária gaúcha para profissionais, amadores e enganadores. Porto Alegre: L&PM, 1993.

- Churrascos e Grelhados. Marilena Spieler. São Paulo: Ed. Manole, 1997.

- Cozinha Experimental de Cláudia: A Cozinha Brasileira. São Paulo, Círculo do Livro.   

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

comentar comentar

oii gente estou fazendo um trabalho de colégio e fui me basear nesse texto mas está faltando um monte de coisas aí nesse texto,vou mandar o meu texto para vcs saber direitinho,meu npai é gaucho sei como é que é tenho 14 cavalos.O meu texto fala assim:A culinaria do sul do brasil,como a cozinha brasileira como um todo,é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas dos colonizadores europeus e africanos trazidos como escravo.porém elementos próprios da regiãoi diferenciam a forma de comer.Os pratos foram criados principalmente devido ao grande número de imigrantes que a região recebeu ao longo dos séculos xix e xx que trouxeram consigo um grande número de pratos típicos de suas terras de origem como:churrasco,pinhão,carreteiro.rabada.polenta,pães,quibebe(pirão de abóbora),galeto,salames,batata e em fim.As bebidas são:Chimarrão,caipira,café,cachaça,vinho e muito mais.ENTÃO É ISSO GENTE BJS.FAÇO PULSEIRA,CHIQUITA,PRESILHA,CHAVEIRO,ANEL,COLAR E BRINCOS.QUEM QUISER LIGUE PARA 48 91517578 SOU DA PRAIA GRANDE SC

1 relevância vanessa porto bernardo - postado em: 21/11/2012 - 14h10

muito bom seu comentario

1 relevância Monalisa - postado em: 12/09/2012 - 19h27

foi otimo parabens

0 relevância jessica - postado em: 04/12/2011 - 10h46

esse saite é uma porcaria não me ajudou em nada,pesquidei uma coisa e me apareceu outra

0 relevância anonimo - postado em: 25/10/2011 - 15h46

no me ajudo muitoo . brigada valeu!!!!!!!!

1 relevância thais - postado em: 27/09/2011 - 10h26

nao gostei nao achei nada quuuue eu queri aa saite maiis barato =(

0 relevância KAIANE - postado em: 26/09/2011 - 15h30

uma maravilhada.

2 relevâncias amsnda - postado em: 19/09/2011 - 10h00
foi otimo parabens
jessica - postado em: 04/12/2011 - 10h46

Ola pois gostei dessa receita!

0 relevância thiego - postado em: 23/08/2011 - 11h17

Olá,

Tudo bem?

A Isabela, uma marca do Grupo M.Dias Branco, oferece sugestões de receitas que garantem energia para aproveitar os dias de folia.

Será que você teria espaço para divulgação?

Se precisar de imagens em alta resolução ou informações, estou à disposição.

Obrigada, abraços,

Isabela sugere receitas leves para garantir energia neste Carnaval

Refeições ricas em carboidratos são ideais para aproveitar a folia carnavalesca com força total e disposição

As massas agradam a todos os paladares e podem ser elaboradas com diversos molhos e acompanhamentos leves. Pensando nisso, a cozinha experimental da Isabela, marca do Grupo M. Dias Branco, preparou duas sugestões de receitas práticas, saudáveis e saborosas para os foliões das escolas de samba e dos carnavais de rua nas praias e avenidas de todo o Brasil.

Digerida rapidamente pelo organismo, as massas são uma ótima opção para aproveitar as festividades com muita diversão e sem perder o fôlego, pois além de serem ricas em carboidratos, fornecem disposição e energia.

A combinação do corte de massa Parafuso, da linha Isabela, com frango e legumes é uma boa dica. Leve, rápida e saudável, a mistura une os nutrientes da massa com as proteínas do frango e as vitaminas dos legumes, oferecendo ao carnavalesco um prato completo.

Outra sugestão é a combinação da massa Espiral ao azeite com berinjela e provolone. Uma forma de se divertir antes mesmo da festa, com a preparação do prato na cozinha, já que o corte lembra uma serpentina. Além disso, o legume é benéfico à saúde por possuir propriedades antibacterianas e diuréticas. Essa dica contém elementos necessários e ingredientes de qualidade para dar força ao organismo.

Parafuso Isabela com Frango e Legumes

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso Isabela (500g)

½ kg de filé de frango, em tirinhas

4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja

4 dentes de alho, picados

10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

2 folhas de louro

2 xícaras (chá) de mini cenouras

5 buquês de brócolis

1 abobrinha média, em cubos

50g de queijo parmesão light, ralado

sal a gosto

Modo de Preparo:

Comece temperando o frango.

Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal e vinagre balsâmico.

Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar. Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio. Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficarem macios, escorra e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos

Calorias por porção: 476 kcal

Espiral Isabela ao Azeite com Berinjela e Provolone

Ingredientes:

1 embalagem de Espiral Isabela (500g)

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola picada

3 berinjelas em cubos

50g de uvas passas brancas

50g de azeitonas pretas picadas

200g de queijo provolone, em tirinhas

6 colheres (sopa) de azeite

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Comece preparando a berinjela. Numa frigideira média, aqueça o óleo, refogue a cebola, junte a berinjela e deixe fritar. Escorra a berinjela em papel absorvente e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acrescente o azeite, a berinjela, as uvas passas, a azeitona e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe as tirinhas de queijo provolone e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 25 minutos

Calorias por porção: 712 kcal

Outras opções de receitas rápidas e práticas, informações sobre produtos, sugestões e dicas de preparo estão disponíveis no site: www.isabela.com.br.

SAC Isabela: 0800 702 1117

Sobre a Isabela

Presente no mercado brasileiro desde 1954, a Isabela é uma marca do Grupo M. Dias Branco, com forte atuação na região Sul do país. Com sede em Fortaleza – CE, o Grupo M. Dias Branco é líder na fabricação de massas e biscoitos no Brasil e na América Latina, além de atuar nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, estando presente em todo o território nacional, e gerando mais d 11 mil empregos diretos. Além da marca Isabela, o Grupo engloba: Adria, Basilar, Zabet, Richester, Fortaleza, Mais Sabor, Finna, entre outras.

Informações para a imprensa:

Press à Porter Gestão de Imagem

Telefone: (11) 3813-1344

Daniel Teles (daniel@pressaporter.com.br) – ramal 25

Flávia Okada (flavia@pressaporter.com.br) – ramal 24

Patricia Artico (patricia@pressaporter.com.br) – ramal 36

1 relevância Flávia - postado em: 24/02/2011 - 11h02

buraaaa vai aprender escrever jumenta ....

0 relevância P - postado em: 09/11/2010 - 12h09

Gostaria de saber se nã tem nenhuma bebida sem ser chimarrão...

0 relevância Thais - postado em: 28/10/2010 - 12h53

Obrigado!!!! tirou minhas dúvidas sobre a região Sul e tbm mim ajudou a fazer um trabalho escolar

1 relevância Sabrina - postado em: 21/10/2010 - 21h10

heeeeeeeeee gostei do site me ajudou mouito no trabalho da escola

bjs♥♥♥♥♥♥♥♥

0 relevância amandimha ♥♥& - postado em: 18/10/2010 - 10h59

eeee gostei do site ele me ajudou muito no trabalho sobre isso

!!!!!!!!♥♥♥♥♥ bjsss

0 relevância amandimha ♥♥& - postado em: 18/10/2010 - 10h54

postada seu feio nada?

1 relevância tatiane - postado em: 18/08/2010 - 19h08

Oiii esse sit gostei muito pq ele tirou minhas dúvidas sobre a região Sul e tbm mim ajudou a fazer um trabalho escolar !bjs .. :)

1 relevância Tahmires Sousa . - postado em: 17/08/2010 - 11h16
Ola pois gostei dessa receita!
thiego - postado em: 23/08/2011 - 11h17
buraaaa vai aprender escrever jumenta ....
P - postado em: 09/11/2010 - 12h09

l~kl~kl~k~kk

3 relevâncias lljljh - postado em: 18/06/2010 - 21h58
oii gente estou fazendo um trabalho de colégio e fui me basear nesse texto mas está faltando um monte de coisas aí nesse texto,vou mandar o meu texto para vcs saber direitinho,meu npai é gaucho sei como é que é tenho 14 cavalos.O meu texto fala assim:A culinaria do sul do brasil,como a cozinha brasileira como um todo,é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas dos colonizadores europeus e africanos trazidos como escravo.porém elementos próprios da regiãoi diferenciam a forma de comer.Os pratos foram criados principalmente devido ao grande número de imigrantes que a região recebeu ao longo dos séculos xix e xx que trouxeram consigo um grande número de pratos típicos de suas terras de origem como:churrasco,pinhão,carreteiro.rabada.polenta,pães,quibebe(pirão de abóbora),galeto,salames,batata e em fim.As bebidas são:Chimarrão,caipira,café,cachaça,vinho e muito mais.ENTÃO É ISSO GENTE BJS.FAÇO PULSEIRA,CHIQUITA,PRESILHA,CHAVEIRO,ANEL,COLAR E BRINCOS.QUEM QUISER LIGUE PARA 48 91517578 SOU DA PRAIA GRANDE SC
vanessa porto bernardo - postado em: 21/11/2012 - 14h10
muito bom seu comentario
Monalisa - postado em: 12/09/2012 - 19h27
esse saite é uma porcaria não me ajudou em nada,pesquidei uma coisa e me apareceu outra
anonimo - postado em: 25/10/2011 - 15h46
[i] nao gostei nao achei nada quuuue eu queri aa saite maiis barato =(
KAIANE - postado em: 26/09/2011 - 15h30
alho alimentação casal alimentos alimentos funcionais bem estar benefícios casal ceia de ano novo criança culinária japonesa dentes desidratação dicas festas de fim de ano fim de ano funghi secchi futebol ganho de peso gordura localizada homens hormônios hortaliças iogurte iogurtes lanche líquidos mandioca reeducação alimentar refeições refrigerante regime restaurante sopas sucos vinho ômega 3
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.