O poder das especiarias - MaisEquilíbrio

O poder das especiarias

O poder das especiarias

A importância de uma boa alimentação para uma vida saudável já é comprovada. Mas além de escolher alimentos que sejam livres da famosa gordura trans, fugir de comidas calóricas e industrializadas é possível apostar em mais alguns elementos para ter ainda mais a saúde.

Publicidade

Uma boa opção é incluir ervas e especiarias no preparo dos alimentos.

A nutricionista Roberta Silva, explica que as ervas e as especiarias possuem quantidades insignificantes de calorias e que nos últimos tempos muito se tem estudado sobre suas propriedades nutricionais para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e atuação no sistema imunológico. "Além disso, elas dão um sabor todo especial nas preparações, tornando os pratos mais atraentes."

Algumas ervas apresentam propriedades medicinais, podendo ser utilizadas como fitoterápicos em paralelo a alguns tratamentos. Os condimentos agem ativando a digestão e prevenindo doenças, principalmente do estômago. Além disso, para as pessoas que têm hipertensão ou problemas do coração e que devem diminuir ou até mesmo excluir o sal e óleo de sua alimentação, as ervas e especiarias dão um gostinho a mais nela.

Roberta destaca que algumas especiarias, como a pimenta, por exemplo, que eram vistas como vilãs, hoje em dia passaram a ser enxergadas com outros olhos. "Estudos mostraram que a pimenta é um alimento termigênico, ou seja, faz o organismo gastar mais energia e assim incentiva o emagrecimento."

Confira outras especiarias importantes:

Açafrão: A ele são atribuídos poderes afrodisíacos, por ser um estimulante. Além disso, auxilia na digestão dos alimentos.

Alho: Apresenta efeitos bactericidas; ajuda na prevenção e no combate de alguns tipos de cânceres e de doenças cardiovasculares; apresenta um efeito hipoglicemiante; possui altos teores de zinco e selênio, ambos antioxidantes envolvidos num bom funcionamento do sistema imunológico.

Anis-estrelado: Alivia a tosse e problemas digestivos.

Canela: É diurética e um estimulante do sistema nervoso.

Coentro: É um tônico digestivo e, em grandes quantidades, é uma excelente fonte de vitamina C.

Cravo: É digestivo e antiespasmódico. Além disso, o óleo de cravo é um potente analgésico.

Gengibre: É muito usado contra enjôos, aliviando a sensação de náuseas. Além disso, pode ser utilizado em casos de tosse, gripe e asma.

Noz-moscada: É estimulante e digestivo.

Pimenta-do-reino: É afrodisíaca e aumenta o poder digestivo.

Por:
Larissa Alvarez

Comentários

comentar comentar
alimentação carnaval cebola chocolate churrasco cigarro comer compras coração culinária brasileira depressão equilíbrio feijão festas de fim de ano fibra fim de ano final de ano fondue frutas perfeitas intoxicação ldl legumes lombo massa muscular maçã ossos peixe páscoa queijos reeducação alimentar região sul soja trabalho triptofano água óleo de coco
MaisEquilíbrio
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.