O poder da alimentação no aumento da massa muscular - MaisEquilíbrio

O poder da alimentação no aumento da massa muscular

O poder da alimentação no aumento da massa muscula

O corpo humano é divido em massa magra e gordura. Um valor indicado como aceitável de gordura corporal para homens é de até 18% e para mulheres até 25%. Em busca de atingir estes valores ou até números inferiores a estes, as pessoas praticam exercícios e mudam os hábitos alimentares.

Publicidade

Afirmar que somente atletas devem se preocupar em ter uma alimentação adequada para um bom desempenho nos exercícios e assim obter os resultados desejados não é correto. Os praticantes de atividade física regular também devem aliar a boa alimentação aos exercícios e dessa forma conquistar um corpo em equilíbrio com o seu peso e altura.

Um plano alimentar equilibrado fornece os nutrientes necessários para o bom desempenho durante os exercícios e também para definição do corpo, porém, estar adequado com as suas necessidades é o mais importante.

Geralmente as pessoas associam que praticantes de atividade física devem consumir proteínas e carboidratos, o que de fato não é errado, porém, as gorduras, vitaminas e minerais também desempenham funções necessárias, e o equilíbrio de todos eles é que faz o plano ficar adequado.

É comum em academias ouvir que para ter um aumento de massa muscular tem que consumir proteínas, "quanto mais melhor", e para isso vale tudo, consumo de alimentos fontes, suplementos, e muitas vezes as pessoas passam a fazer isso sem uma prescrição de um profissional capacitado, mas por vontade própria, por indicação de um amigo ou por ler algo à respeito.

Realmente o exercício aumenta a demanda por proteínas para a construção muscular, porém o consumo excessivo de proteínas pode prejudicar o metabolismo e até mesmo o funcionamento de alguns órgãos, principalmente os rins.

Veja a seguir os benefícios de alguns nutrientes no aumento da massa muscular:

Carboidratos - Este nutriente é a primeira fonte de energia ao corpo, além de ter outras funções importantes, como preservar a proteína, pois quando o consumo de carboidrato é insuficiente, o corpo utiliza a proteína como fonte de energia e dessa forma ela não pode exercer sua função que é o crescimento, manutenção e reparo de tecidos.

Consumir os carboidratos na quantidade certa, colabora com o seu desempenho na hora dos exercícios. A recomendação é que seja por volta de 60% das calorias na alimentação diária. Dê preferência por carboidratos complexos (cereais integrais, batata, macarrão).

Proteínas - É parte das fibras musculares, portanto é essencial no aumento da massa muscular. Se o indivíduo tiver uma alimentação equilibrada, atingir a recomendação de 10 a 15% de calorias provenientes de proteína por dia, consumir carne vermelha, peixes, frangos, ovos, leite e derivados, não é necessário nenhum acréscimo na ingestão de proteína, a não ser em casos específicos.

A quantidade que deve ser consumida depende da sua necessidade calórica, do tipo do exercício e a duração. Caso a ingestão calórica seja inadequada, a proteína poderá ser utilizada como fonte de energia e não estará disponível para o aumento da massa muscular.

Lipídeos - Participam da síntese de hormônios e são necessários para se obter as vitaminas lipossolúveis, além de serem boas fontes de energia. Prefira as gorduras insaturadas, como óleos vegetais e azeite de oliva.

Água - A água compõe de 60 a 70 % do corpo. Na prática de exercícios elimina-se suor e é preciso repor esta perda para que o organismo mantenha a temperatura corporal. Se houver a desidratação pode ocorrer redução do volume sanguíneo e problemas no sistema cardiovascular, como taquicardia, fadiga e outros sintomas.

Antes ou depois do exercício

A alimentação para quem pratica atividade física deve contemplar todos os grupos da Pirâmide Alimentar, ou seja, cereais, frutas, hortaliças, leite e derivados, leguminosas, carnes e minimamente gordura. É preciso também que a pessoa se alimente no mínimo meia hora antes dos exercícios, nada de malhar em jejum. De preferência com carboidratos complexos como bolachas integrais, pão integral ou aveia, granola, além de frutas que são de fácil digestão.

Depois dos exercícios carboidratos e proteínas podem participar das refeições. Dependendo do horário que você termina os exercícios, você pode fazer uma refeição completa ou apenas um lanche.

Suplementos

O consumo de suplementos por praticantes de atividade física é cada vez maior, os possíveis motivos são: melhora do desempenho nos exercícios, para compensar o hábito alimentar inadequado, já que muitas vezes o praticante relata não ter tempo para se alimentar adequadamente e para obter resultados mais rápidos.

Normalmente as pessoas que possuem uma alimentação saudável e balanceada não precisam de nenhum tipo de suplemento. No entanto, para saber se você precisa de uma suplementação alimentar é necessário consultar um nutricionista. Além disso, os benefícios de alguns suplementos ainda é questionado por vários pesquisadores, principalmente sua contribuição para o aumento da massa muscular.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Bom dia, eu malho as 6:30 da manhã e minha dieta possui consumo calórico igual a 4000kcal/dia. Gostaria de aumentar essa quantidade incluindo um bom HIPERCALÓRICO. Gostaria de saber em qual horário seria melhor horário para eu consumir esse suplemento. Agradeço

5 relevâncias RAMON INACIO - postado em: 21/08/2014 - 10h31

estou comesando agora mas praticando em casa, e fazendo caminhada sou magra peso 50k quero ganha masa muscular mas na parte de perna e bumbum tem como me pasar um cardapio o que comer esa e minha duvida.

6 relevâncias cleide - postado em: 31/07/2013 - 21h58

adoreei a materia.

muito explicativa,rapida,simples e didatica...

parabens....está shoow

5 relevâncias allison kaiser fontana - postado em: 05/10/2010 - 10h25
alimentação alimentos diet alimentos funcionais anvisa bebidas isotônicas carnaval carne vermelha casal colesterol alto culinária japonesa câncer doces eliminar peso estômago farinha de berinjela frutas perfeitas gordura inverno lactose longevidade macarrão mandioca mulher nutrientes osteoporose peso pressão arterial proteína quinoa reeducação alimentar rótulos rúcula saladas suplementos vitamina d vitamina e
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.