Nova Pirâmide Alimentar - MaisEquilíbrio

Nova Pirâmide Alimentar?

Nova Pirâmide Alimentar

Atualmente utilizamos como guia alimentar para a população brasileira, a pirâmide alimentar adaptada para a nossa população, que é recomendada pelos órgãos de saúde brasileiros

No entanto, surge agora a Pirâmide funcional que é a nova proposta de Walter C. Willett.

Publicidade

Esta Pirâmide Alimentar é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes além da nutrição, como diminuição do colesterol sangüíneo, prevenção do aparecimento de câncer, etc.

Os alimentos funcionais foram distribuídos de acordo com a sua necessidade de ingestão, então os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide

e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.

A base da pirâmide consiste em exercícios diários e controle de peso, o que já difere das propostas anteriores que nem se quer mencionava a prática de atividade física.

A próxima parte da pirâmide funcional divide-se em duas, a primeira consiste em cereais integrais, os quais são ricos em fibras, que além de promoverem um melhor trabalho intestinal, auxiliam no processo de digestão. Já a segunda parte consiste em óleos vegetais, que seriam óleo de soja, de milho, de canola, etc e azeite de oliva, que seriam fontes de HDL, gordura insaturada, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL- colesterol) e combater o colesterol ruim (LDL-colesterol).

Esta Pirâmide Alimentar é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes além da nutrição Passando para o meio da pirâmide, encontramos as verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Na próxima etapa estão as frutas oleagionosas e as leguminosas, que são fontes de vitaminas, minerais e proteínas. As oleaginosas exercem poder antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

No próximo degrau está o peixe e o frango, carnes brancas que constituem fonte de proteínas de alto valor biológico. O ovo também marca presença já que é considerado alimento anti-anêmico.

Quase ao topo da Pirâmide, podemos encontrar a sugestão de suplementação de cálcio, já que não há recomendação para o consumo de laticínios, por sua composição rica em gordura

saturada, já que grande parte da população americana está acima do peso. De qualquer forma, seria conveniente a recomendação de leite e seus derivados magros, ou desnatados, devido à sua importante fonte de cálcio.

E por fim, no topo estão os alimentos que devemos consumir esporadicamente, como os refinados: arroz, macarrão, batata e pão branco, que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes e possuem também grande quantidade de açúcar simples, responsável pelo ganho de peso e obesidade.

Junto com os refinados estão ainda: a manteiga e a carne vermelha, que são alimentos de difícil digestão, ricos em gordura saturada.

As maiores diferenças entre esta nova proposta de pirâmide alimentar e a pirâmide alimentar adaptada seriam:

  • os cereais refinados que encontravam-se na base da pirâmide passam a estar no topo, prevalecendo a importância das fibras e outros nutrientes dos alimentos integrais;
  • a carne vermelha e a manteiga estão também a fazer parte do topo da pirâmide, devido à sua composição rica em gordura saturada.
  • Até agora nenhum órgão de saúde brasileiro recomenda a utilização desta nova pirâmide, por isso Cyber Diet não a utiliza em seus serviços.    

    Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

    Comentários

    comentar comentar

    otimo cite amei as dicas e tudo o que é relacionado a desengordar!k

    0 relevância Dicas essenciais - postado em: 09/07/2013 - 13h43

    O PORTUGUÊS TABOM EM.....

    0 relevância Dicas essenciais - postado em: 09/07/2013 - 13h38

    eu sou anorequisa e nao tenho vergonha di dizer que sou pra niquem ...bjs

    1 relevância leonardo moreira - postado em: 30/05/2013 - 11h16

    EU ACHO MUITO LEGAL A NOVA PIRAMIDE E CONCERTEZA EU NOU TOMAR 10 NO MEU PROJETO

    2 relevâncias EVELIN CAROLAINE - postado em: 02/08/2012 - 21h04

    otimo artigo

    5 relevâncias CARLOS ROBERTO DA SILVA - postado em: 15/06/2010 - 04h25
    alimentos do bem amendoim anemia ano novo aveia azeite de oliva betacaroteno boa forma calor castanha do pará ceia light congelamento cálcio dados do produto efeito platô hortaliças hábitos alimentares informações nutricionais intestino legumes leite de soja leite de vaca linhaça nutricionista reeducação alimentar salada serotonina sobrepeso sopa substituições suco verde sódio termogênicos vitamina b1 zinco ásia
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.