Leguminosas você sabe o que são - MaisEquilíbrio

Leguminosas: você sabe o que são?

Leguminosas você sabe o que são

Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto, na realidade, leguminosas são: feijões (preto, mulatinho, manteiga, carioca), grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço.

Para simplificar, todos os grãos produzidos em vagens são conhecidos como leguminosas. Se você aprecia estes alimentos, saiba que a tradicional combinação 'feijão com arroz' do dia-a-dia é mais nutritiva e balanceada do que se imagina.

Publicidade

As leguminosas são mesmo nutritivas?

As leguminosas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtoras de tecidos' no organismo. Mas, as vantagens das leguminosas não acabam por aqui, seu alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras - que fazem o seu intestino funcionar bem - tornam este alimento muito nutritivo.

Que o feijão é um alimento fonte de ferro é verdade, porém, cabe uma consideração: por ser de origem vegetal, ele é pouco aproveitado pelo organismo. Procure, portanto, sempre consumi-lo com alimentos fontes de vitamina C, como suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina dá 'um empurrãozinho' para o ferro ser absorvido no intestino.

O valor calórico deste alimento não é alto, considerando suas ótimas propriedades nutricionais.Confira a tabela de calorias:

Leguminosas você sabe o que são

Mas, tenha cuidado ao preparar grão de bico, lentilhas, ervilhas ou feijão, pois eles são geralmente consumidos com ingredientes muito gordurosos como bacon e lingüiça (paio), que aumentam muito o valor energético da receita, além de fornecer gorduras saturadas e colesterol, grandes inimigas da sua saúde. Prefira, assim, prepará-los com cebola, alho, sal e temperos de sua preferência.

Um pouco de história

As leguminosas realmente fizeram e fazem parte da história das civilizações. O feijão, juntamente com o milho, foi a base da alimentação primitiva dos povos incas, astecas e maias. Segundo conta a lenda, a lentilha é a mais antiga leguminosa consumida pelos povos do Mediterrâneo, que apreciavam a combinação deste alimento com trigo e cevada. Finalmente, na Ásia, conhecida por 'sustentar' o corpo, a soja é consumida com arroz há centenas de anos.

Arroz com Feijão: uma dupla perfeita

Não é por acaso que as leguminosas e os cereais (arroz, milho, cevada, trigo) se combinam em diversas refeições do mundo, mas sim porque, se consumidas em uma mesma refeição o organismo é capaz de aproveitar parte das proteínas (aminoácidos) destes dois alimentos. Como os aminoácidos das leguminosas são diferentes dos presentes nos cereais, juntos eles constituem uma proteína completa, daí a importância nutricional desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'.

As pesquisas revelam que a população brasileira está deixando de lado o hábito de consumir leguminosas e cereais, nos últimos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo médio diário destes alimentos por pessoa, passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996).

A produção de feijão no Brasil vem crescendo bastante, mas os brasileiros estão deixando de encher o prato com este alimento em troca de sanduíches, pizzas, salgadinhos e outros alimentos comercializados nas redes de fast food, que são geralmente pobres em fibras e nutrientes.

Prove e aprove - receitas com leguminosas

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

comentar comentar

Só hoje descobri que leguminosa não é legume. Pode?

Eu pensava que soja era cereal...

2 relevâncias flor - postado em: 20/11/2013 - 17h08

ESSE SITE FOI RELEVANTE PARA MIM. GOSTEI MUITO. PARABENS!

1 relevância Elania Marques - postado em: 21/10/2013 - 11h04

esse site é show!! eu amo vcs galera ridicula!

2 relevâncias giovana - postado em: 09/06/2012 - 16h03

eu gostei do site pq eu pode fazer um trabalho da escola e foi muito utiu!!!!!!! adorei...

10 relevâncias mi - postado em: 17/05/2012 - 11h13

eu gostei muito desse site pois agora eu posso fazer meu trabalho de escola sobre leguminosas mais agora eu tenho que achar uma planta leguminosas para mim levar para a escola amanha e nao sei onde eu acho mais vou continuar tentando esse site me ajudou muito valeuuu!

2 relevâncias ketyllin - postado em: 23/11/2011 - 18h23

Só esqueceram de comentar que o feijão não é indicado para quem sofre de gota. (ácido úrico elevado)

3 relevâncias Olho_Grande - postado em: 14/06/2011 - 16h27

o que o www.google.com sugere pra meu treabalho de alimento

3 relevâncias cassio - postado em: 14/02/2011 - 20h45

ola olha so keria dixer k me ajhudastes muito num trabalho eu ja sabia k legumes n sao leguminosas mas mesmo assim este site e o maximo obrigada por tudo e olha n ligues aos comentarios k dixem k n sabes nada e k es uma palhaça porke eles e k sao ums burros k n kerem aprender «kom a melhor e t~em e inveja

xau bjs

0 relevância isa - postado em: 09/02/2011 - 16h45

ola olha so keria dixer k me ajhudastes muito num trabalho eu ja sabia k legumes n sao leguminosas mas mesmo assim este site e o maximo obrigada por tudo e olha n ligues aos comentarios k dixem k n sabes nada e k es uma palhaça porke eles e k sao ums burros k n kerem aprender «kom A MELHOR E t~em e inveja

xau bjs

2 relevâncias isa - postado em: 09/02/2011 - 16h45

cala a boca ai o "julia" imbecil, vc nem sabe de nada palhaça

0 relevância ## - postado em: 29/11/2010 - 21h00

aff não tem nada a ver essesas coisas com as leguminosas seu filhos da putas,noob.

4 relevâncias Julia lindinha - postado em: 16/09/2010 - 12h26
abacate alimentos diet arroz aveia batata bebidas isotônicas ceia chás comemoração desperdício envelhecimento estômago fibras fim de semana grãos happy hour hormônio horta em casa imunidade leite leite fermentado macarrão osteoporose panetone pele pão de forma reeducação alimentar restaurante rúcula sabor saladas sol sopa sopas tpm vitaminas
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.