Leguminosas você sabe o que são - MaisEquilíbrio

Leguminosas: você sabe o que são?

Leguminosas você sabe o que são

Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto, na realidade, leguminosas são: feijões (preto, mulatinho, manteiga, carioca), grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço.

Para simplificar, todos os grãos produzidos em vagens são conhecidos como leguminosas. Se você aprecia estes alimentos, saiba que a tradicional combinação 'feijão com arroz' do dia-a-dia é mais nutritiva e balanceada do que se imagina.

Publicidade

As leguminosas são mesmo nutritivas?

As leguminosas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtoras de tecidos' no organismo. Mas, as vantagens das leguminosas não acabam por aqui, seu alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras - que fazem o seu intestino funcionar bem - tornam este alimento muito nutritivo.

Que o feijão é um alimento fonte de ferro é verdade, porém, cabe uma consideração: por ser de origem vegetal, ele é pouco aproveitado pelo organismo. Procure, portanto, sempre consumi-lo com alimentos fontes de vitamina C, como suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina dá 'um empurrãozinho' para o ferro ser absorvido no intestino.

O valor calórico deste alimento não é alto, considerando suas ótimas propriedades nutricionais.Confira a tabela de calorias:

Leguminosas você sabe o que são

Mas, tenha cuidado ao preparar grão de bico, lentilhas, ervilhas ou feijão, pois eles são geralmente consumidos com ingredientes muito gordurosos como bacon e lingüiça (paio), que aumentam muito o valor energético da receita, além de fornecer gorduras saturadas e colesterol, grandes inimigas da sua saúde. Prefira, assim, prepará-los com cebola, alho, sal e temperos de sua preferência.

Um pouco de história

As leguminosas realmente fizeram e fazem parte da história das civilizações. O feijão, juntamente com o milho, foi a base da alimentação primitiva dos povos incas, astecas e maias. Segundo conta a lenda, a lentilha é a mais antiga leguminosa consumida pelos povos do Mediterrâneo, que apreciavam a combinação deste alimento com trigo e cevada. Finalmente, na Ásia, conhecida por 'sustentar' o corpo, a soja é consumida com arroz há centenas de anos.

Arroz com Feijão: uma dupla perfeita

Não é por acaso que as leguminosas e os cereais (arroz, milho, cevada, trigo) se combinam em diversas refeições do mundo, mas sim porque, se consumidas em uma mesma refeição o organismo é capaz de aproveitar parte das proteínas (aminoácidos) destes dois alimentos. Como os aminoácidos das leguminosas são diferentes dos presentes nos cereais, juntos eles constituem uma proteína completa, daí a importância nutricional desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'.

As pesquisas revelam que a população brasileira está deixando de lado o hábito de consumir leguminosas e cereais, nos últimos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo médio diário destes alimentos por pessoa, passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996).

A produção de feijão no Brasil vem crescendo bastante, mas os brasileiros estão deixando de encher o prato com este alimento em troca de sanduíches, pizzas, salgadinhos e outros alimentos comercializados nas redes de fast food, que são geralmente pobres em fibras e nutrientes.

Prove e aprove - receitas com leguminosas

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

comentar comentar

Só hoje descobri que leguminosa não é legume. Pode?

Eu pensava que soja era cereal...

2 relevâncias flor - postado em: 20/11/2013 - 17h08

ESSE SITE FOI RELEVANTE PARA MIM. GOSTEI MUITO. PARABENS!

1 relevância Elania Marques - postado em: 21/10/2013 - 11h04

esse site é show!! eu amo vcs galera ridicula!

2 relevâncias giovana - postado em: 09/06/2012 - 16h03

eu gostei do site pq eu pode fazer um trabalho da escola e foi muito utiu!!!!!!! adorei...

10 relevâncias mi - postado em: 17/05/2012 - 11h13

eu gostei muito desse site pois agora eu posso fazer meu trabalho de escola sobre leguminosas mais agora eu tenho que achar uma planta leguminosas para mim levar para a escola amanha e nao sei onde eu acho mais vou continuar tentando esse site me ajudou muito valeuuu!

2 relevâncias ketyllin - postado em: 23/11/2011 - 18h23

Só esqueceram de comentar que o feijão não é indicado para quem sofre de gota. (ácido úrico elevado)

3 relevâncias Olho_Grande - postado em: 14/06/2011 - 16h27

o que o www.google.com sugere pra meu treabalho de alimento

3 relevâncias cassio - postado em: 14/02/2011 - 20h45

ola olha so keria dixer k me ajhudastes muito num trabalho eu ja sabia k legumes n sao leguminosas mas mesmo assim este site e o maximo obrigada por tudo e olha n ligues aos comentarios k dixem k n sabes nada e k es uma palhaça porke eles e k sao ums burros k n kerem aprender «kom a melhor e t~em e inveja

xau bjs

0 relevância isa - postado em: 09/02/2011 - 16h45

ola olha so keria dixer k me ajhudastes muito num trabalho eu ja sabia k legumes n sao leguminosas mas mesmo assim este site e o maximo obrigada por tudo e olha n ligues aos comentarios k dixem k n sabes nada e k es uma palhaça porke eles e k sao ums burros k n kerem aprender «kom A MELHOR E t~em e inveja

xau bjs

2 relevâncias isa - postado em: 09/02/2011 - 16h45

cala a boca ai o "julia" imbecil, vc nem sabe de nada palhaça

0 relevância ## - postado em: 29/11/2010 - 21h00

aff não tem nada a ver essesas coisas com as leguminosas seu filhos da putas,noob.

4 relevâncias Julia lindinha - postado em: 16/09/2010 - 12h26
alcool alface alimentos integrais açaí bebida bebidas isotônicas beleza calor colesterol cottage especiarias festas futebol grão de bico insulina legumes melancia menopausa molhos nutrientes osteoporose pais e filhos queijos radicais livres reeducação alimentar refeições regime sacarose sedentarismo semente de abóbora suco de frutas tensão pré menstrual tpm vitamina c óleos vegetais ômega 3
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.