Iogurtes - MaisEquilíbrio

Iogurtes

iogurtes

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, necessária na construção e reparação de tecidos, e o cálcio, responsável pela formação e manutenção de dentes e ossos.

Os iogurtes, de maneira geral, colaboram para o bom funcionamento intestinal.

Publicidade

O aparelho digestório contém bactérias benéficas ao corpo que ajudam na digestão dos alimentos e são necessárias para produção de certas vitaminas.

As bactérias contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de microorganismos indesejáveis que causam doenças.

Mas você sabe a diferença entre iogurte, petit suisse e leite fermentado?

Iogurte - eles existem em várias versões: natural, desnatado, light, com frutas, com fibras. A única diferença entre o iogurte natural e o desnatado é a quantidade de gordura presente em cada um deles.

Já no iogurte light ou zero, há diminuição ou isenção na quantidade de gordura e/ou açúcar, que faz com que o iogurte tenha menos calorias. Muitos deles são acrescidos de fibras, que favorecem ainda mais o funcionamento do intestino.

Na onda dos iogurtes existem também os com propriedades funcionais, que são enriquecidos com outros lactobacilos vivos, como é o caso do Bio Fibras e o Activia, que contém Bifidobacterium Animallis, o conhecido DanRegularis.

Petit suisse - mais conhecido como danoninho ou chambinho, o petit suisse é produzido a partir da pasteurização, fermentação e concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado.

Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio.

Leite fermentado - é um alimento feito à base de leite desnatado, fermentado com lactobacilos. Nas marcas encontradas no mercado, o mais conhecido é o Yakult, que contém Lactobacillus Casei Shirota.

tabela

Sobremesas lácteas como danette, flans e pudins não tem as mesmas propriedades dos iogurtes e leite fermentado.

Agora é só escolher qual sabor você prefere e incluir o iogurte na sua alimentação diária.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse temos a retirada do soro do leite, o que resulta em um teor maior de proteína e cálcio. Pergunta: mas sobre o valor biológico, é maior do que do iogurte? Acho que a proteína do soro do leite é a proteína com o maior valor biológico e no caso do petit suisse , é retirado.

1 relevância Marcos - postado em: 17/07/2013 - 09h57
bacalhau bulimia cacau café da manhã cardápio carne vermelha churrasco colesterol comer bem comida japonesa criança culinária dezembro efeito sanfona exercício fim de ano gengibre grupos alimentares grão de bico happy hour jejum linhaça manter o peso massas moderação namoro proteína reeducação alimentar retenção de líquidos ricota sabor suco suco de frutas supermercado tempero vitamina c
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.