Insulina é o hormônio da saúde - MaisEquilíbrio

Insulina é o hormônio da saúde

Insulina é o hormônio da saúde

A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas. Existem algumas patologias relacionadas à função da insulina no corpo, como: diabetes, resistência à insulina e hiperinsulinemia. Conheça agora um pouco mais sobre a importância deste hormônio para nossa saúde.

Atuação no organismo

Os carboidratos que ingerimos através dos alimentos (pão, massas, açúcares, cereais) são mais rapidamente convertidos em glicose quando precisamos de energia.

Publicidade

Entre as refeições, o fígado libera a glicose estocada para a corrente sanguínea e dessa forma mantém os níveis normais de glicose no sangue.

Para a glicose penetrar em cada célula do corpo é necessário que haja insulina circulante, que faz com que o hormônio chegue aos receptores de insulina nas células.

Quando a glicemia (taxa de glicose no sangue) aumenta após uma refeição, a quantidade de insulina também aumenta para que o excesso de glicose possa ser rapidamente absorvido pelas células.

Alguns estudos verificaram que a insulina tem uma função essencial no sistema nervoso central para incitar a saciedade, aumentar o gasto energético e regular a ação da leptina, que é um hormônio também relacionado à saciedade (Schwartz, 2000).

Os níveis de insulina aumentam proporcionalmente com o grau de obesidade. Com isso, muitas pessoas obesas demonstram resistência à insulina, diabetes e outras doenças associadas. Estas seqüelas podem usualmente ser corrigidas com a redução de peso.

Veja a seguir como age a insulina em algumas patologias:

Diabetes tipo I

As células do pâncreas são incapazes de produzir insulina e se não há insulina circulante a absorção de glicose fica prejudicada e ocorre o aumento de glicose no sangue. Neste caso é necessário injetar insulina subcutânea para que possa ser absorvida pelo sangue.

Diabetes tipo II

As células musculares e adiposas são incapazes de utilizar toda a insulina secretada pelo pâncreas. Assim, a glicose no sangue é pouco aproveitada por essas células.

Hiperinsulinemia

Algumas das causas da hiperinsulinemia são: obesidade, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados, que provoca aumento de glicose no sangue e conseqüentemente aumento na produção de insulina.

Resistência à insulina

Ocorre dificuldade de penetração da glicose nas células e dessa forma é produzido mais insulina, já que este é o seu papel, levar glicose à célula, só que devido a essa dificuldade este hormônio não atua de forma ideal, não desempenha sua função por completo. Esse excesso de insulina pode gerar um estado de pré-diabetes ou diabetes mesmo.

O que podemos fazer?

Ter uma alimentação saudável, consumir alimentos de grupos variados, na quantidade adequada de acordo com a necessidade calórica de cada um, praticar exercícios físicos regularmente, pode contribuir e muito para que a insulina desempenhe seu papel de forma correta no organismo.

Referências

SCHWARTZ M.V.- Staying slim with insulin in mind. Science 289: 2066-7, 2000.    

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

a diabete apareceu em minha vida

a tres anos,apos completar 54 anos de idade.

3 relevâncias Vivian - postado em: 24/04/2013 - 16h41

Artigo bem esclarecedor sobre o 2 tipos de diabetes. E os efeitos que a insulina pode provocar no organismo.

6 relevâncias Rabanete - postado em: 19/04/2013 - 01h48

acabei de descubri que tenho hiperinsulinemia mas não sei muito sobre o assunto .. eu não sou obesa e nem gorda , tambem não consumo muito açucar ..

quero saber se eu não fazer a dieta corretamente o que pode acontecer , e quais são os sintomas ??

32 relevâncias Helena Santos - postado em: 17/06/2011 - 11h19

Tenho 16 anos e desde os 10~12 anos estou em uma dieta de zero açucar(doces), prescrita pela minha endocrinologista. Tenho niveis elevados de insunlina no sangue. Nunca fui obeso, possuo estatura abaixo da media(mas agora to crescendo).

queria saber se o q eu tenho eh hiperinsulinemia ou resistencia a insulina???

14 relevâncias Thiago - postado em: 07/05/2011 - 20h28

ue estudo enfermagem, e por favor me explique porquê: hiperinsulinemia causa hipoglicemia? obrigado espero reposta.

13 relevâncias marcus - postado em: 02/04/2011 - 11h36

nossa muuuuuuuuuuuuito bom parabens para o autor deste asunto... brigado

7 relevâncias anderson - postado em: 02/12/2010 - 23h56

excelente reportagem , ajuda muito para quem está em período acadêmico e precisa de maiores informações . Bem explicativo .Parabéns .

3 relevâncias marilia gabriela - postado em: 15/10/2010 - 14h23

eu achei uma porcaria um viado filho da puta escreveu isso

5 relevâncias lucas - postado em: 12/10/2010 - 20h05

Otimo artigo. Parabéns

3 relevâncias Manuela - postado em: 01/09/2010 - 13h49
agrotóxicos alimentos afrodisíacos ano novo ansiedade antioxidantes anvisa bebidas boa forma calor chá chás copa do mundo emagrecer equilíbrio ervilha farinha de berinjela ferro filho macarrão mal de parkinson maltodextrina manga manter a forma melancia menopausa reeducação alimentar semente de abóbora semente de linhaça substituições suplementos tempero trabalho vitamina b12 água água de côco óleo de coco
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.