Fibras para o seu Intestino - MaisEquilíbrio

Fibras para o seu Intestino!

Fibras para o seu Intestino

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos recentes que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e, a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças.

Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos fontes de fibras, principalmente nos grandes centros urbanos onde a correria do dia-a-dia influencia de forma negativa no estilo de vida das pessoas contribuindo para o maior consumo de produtos refinados, menor freqüência de alimentos naturais na dieta e a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.

A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal ("prisão de ventre"), doenças cardiovasculares e câncer de intestino.

Publicidade

O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.

As indústrias de alimentos, aproveitando a oportunidade, invadiu as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis. Ao se deparar com um número grande de produtos, é comum surgirem dúvidas, como: O que escolher? Por que devo aumentar a ingestão de fibras na alimentação? Como posso obter a quantidade diária de fibras recomendada através do consumo de alimentos naturais?

Para você entender melhor o assunto, vamos começar com a definição de fibras! As fibras alimentares são componentes das paredes dos vegetais, não digeridos pelas enzimas do sistema digestivo humano, portanto não fornecem calorias. Esses nutrientes pertencem ao grupo dos carboidratos, encaixando-se na categoria dos polissacarídeos (carboidratos complexos).

Veja na tabela abaixo, um resumo que traz os tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:

tabela de fibras

Veja também exemplos dos principais alimentos fontes de fibras, com as respectivas quantidades do nutriente por porção. Esse guia auxiliará você na escolha certa dos alimentos, a fim de alcançar a recomendação diária de fibras:

tabela de fibras 02

Entretanto, apesar da ação benéfica das fibras no organismo, altas doses é desaconselhável, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente na de cálcio e de zinco.

Para aumentar o consumo de fibras, inclua gradativamente em sua dieta, as fontes alimentares mencionadas nas tabelas. Lembre-se também de ingerir maior volume de líquidos (8 a 10 copos por dia), permitindo assim que as fibras desempenhem melhor seu papel e que o sistema digestivo se adapte à nova situação.

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

comentar comentar

Aqui tem uma lista bem completa e explorável dos alimentos com mais fibra:

http://alimentos.alhur.es/desc/Fibra%20Alimentar%20%28g%29

E é bem confiável, os dados são da UNICAMP.

Dêem uma olhada.

0 relevância Raul Son - postado em: 14/09/2014 - 11h51

Ola, bom prezada Dra tenho intolerancia a lactose, posso comer pao normal, sem ser o integral todos os dias?

4 relevâncias Fael - postado em: 09/11/2012 - 12h40

Gostaria de saber, se granola e aveia é bom para o intestino;

19 relevâncias Laryssa Cristina - postado em: 11/06/2012 - 22h39

eai galera!!!

só lembrando que as fibras ajudam e muito as pessoas que fazem hipertrofismo!!!

pra quem não tem muito dinheiro as fibras fazem o mesmo que o suplemento BCAa.

6 relevâncias AFONSO - postado em: 01/01/2012 - 22h37

muito bom seu trabalho!! Bem detalhado Parabéns

3 relevâncias mag - postado em: 22/10/2011 - 13h27

Indico a leitura desse material sobre fibras verdes http://harmonianatureza.com.br/fibras-verdes/ e as suas utilidades.

3 relevâncias Harmonia Natureza - postado em: 10/10/2011 - 22h30

sou ressecada, uso com frequencia (46), se nao fica o incomodo e semanas sem ir ao banheiro mesmo usando o re,edio fica um desconforto e bastante gases preso, tenho muito medo de um cancer intestinal devido o uso de remedios.

23 relevâncias jaqueline do nascimento v - postado em: 25/05/2011 - 08h58

Olá, estou precisando de uma ajuda, citei uma informação do seu texto no meu artigo cientifico, pois achei relevante a informação porém a banca da revista para a publicaçao que enviei não aceitou a citação, pois a fonte era um site, vc tem como me informar a onde posso encontrar a informaçã ''As industrias visando a oportunidade de atender a demana....''

3 relevâncias Alyne - postado em: 26/03/2011 - 17h36

tenho imensa dificuldade com meu intestino, ele fica ate duas semanas sem funcionar,me causando um grande incomodo, pois o remedio que tomo me causa uma tremenda colica horrivel. gostaria da ajuda de voçes se existe alguma dieta que possa reglarizar este desconforto.ficarei grata e aguardo um contato. obrigado.

12 relevâncias marcia barreira - postado em: 17/03/2011 - 15h01

queria saber quais vegetais sao ricos em vitamina C

5 relevâncias leticia - postado em: 16/03/2011 - 16h45

Adoraria receber a dieta da aveia q. vcs divulgaram . Pesquiso muito ,mas nunca mais eu a encontrei. Parabens ,vcs são muito serios com tudo q. informam, portanto vou ficar no aguardo , tenho urgencia pois estou no limite da precisão, tenho 63 anos , 1:60 de altura e 70quilos. Muito agradeço , um abraço

7 relevâncias Berenice Botelho - postado em: 25/02/2011 - 20h50

adorei tu é muito ensentivante

3 relevâncias isabel - postado em: 11/10/2010 - 09h17

Tenho diverticulo e colesterol alto ,tenho achado muito dificil ingerir 20 g de fibras por dia ,qual o produto que mais tem fibras.sera o all brain?atenciosamente clarice bisch

21 relevâncias clarice - postado em: 15/08/2010 - 17h00
adoçantes benefícios calor ceia cereal chá chá verde comidas quentes cáqui diversão fibra fibras filho final de ano folia fruta gula hidratação leite maltodextrina margarina mitos alimentares obesidade peixes peso proteínas pão de forma reeducação alimentar regime região sul roberta silva triptofano unhas vitamina b1 vitamina b12 vitamina e
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.