Falta de apetite em crianças o que fazer - MaisEquilíbrio

Falta de apetite em crianças... o que fazer?

Falta de apetite em crianças o que fazer

A queixa de muitas mães aos seus pediatras e nutricionistas é rotineira e muitas vezes as causas podem estar nas próprias atitudes dos pais. Saiba um pouquinho mais sobre como deve ser a alimentação infantil e quais as causas da falta de apetite nas crianças.  

Normalmente as mães se cobram muito e cobram muito a criança a respeito da alimentação. Por ser um papel materno, a alimentação é muito valorizada e a preocupação em excesso pode gerar ansiedade e prejudicar esse ato tão importante que é o de alimentar um filho.

Publicidade

Cobranças internas, de avós, sogras ou outras pessoas próximas prejudicam e devem ser cortadas pelas mães.

A amamentação ao seio é a primeira relação entre o bebê e o mundo que o cerca e por isso é fundamental. Além de representar o alimento, o seio é uma descoberta e representa o afeto, o vínculo com a mãe. A alimentação da criança no futuro será o resultado do relacionamento estabelecido entre ela e o ambiente em que vive e principalmente do afeto entre o bebê e a mãe.

A depressão pós-parto tem grande influência no bebê. Ansiedade, carência e baixa auto-estima podem ocorrer em função de um relacionamento ruim entre mãe e filho, já que para o bebê a amamentação está diretamente ligada com o afeto. O bebê que tem um bom vínculo com a mãe se torna mais feliz, mais seguro e amado.

Por isso é importante que as mães estreitem esse vínculo com o bebê, que normalmente ocorre através da amamentação. Mas infelizmente parece que cada vez mais as mães diminuem o tempo de amamentação. O trabalho, indispensável nos dias de hoje, reduz o período de amamentação. Mas enquanto for possível, as mães devem amamentar e reservar um tempinho somente para os pequenos.

Alimentação como prêmio

"Pais ausentes muitas vezes querem compensar sua falta de atenção e carinho com comida" diz Claudia Pereira, psicóloga clínica especialista em Psicologia Comportamental e Cognitiva pela USP. E normalmente os alimentos escolhidos pelos pais são aqueles menos nutritivos como doces e fast food. Isso piora a qualidade da alimentação, gera ganho de peso e inverte valores. A criança começa a entender que o alimento calórico é um prêmio, é uma coisa boa, valorizada pelos pais, o que pode gerar obesidade e baixa auto-estima.

Os pais não devem ceder os caprichos da criança. Uma alimentação saudável e balanceada não contempla apenas salgadinhos de pacote, bolachas e frituras. É importante que a criança tenha um prato completo e variado e que alimentos saudáveis sejam oferecidos diariamente dentro de uma rotina estipulada.

Inapetência fisiológica

A partir dos 9 meses a criança cria uma certa autonomia e a recusa alimentar pode aparecer. Por volta de 1 ano ocorre uma desaceleração do crescimento normal da criança e por isso a demanda por alimentos diminui, o que acaba preocupando muitos pais. Mas é preciso entender que esse é um processo fisiológico e que as crianças não comem as mesmas quantidades que os adultos. A oferta de frutas, verduras, legumes, carnes, leite e derivados e cereais diariamente é fundamental.

Ambiente inadequado

Segundo Claudia a maioria dos casos de inapetência infantil, que é a falta de apetite são causados pelo ambiente inadequado. "A criança vai crescer saudável emocional e fisicamente se viver num ambiente familiar adequado, onde os pais conversam com o bebê, o tratam com carinho, atenção e cuidados". Muitas vezes os pais não percebem que suas atitudes prejudicam a alimentação da criança. "Não ter rotina na hora das refeições, é um erro. Crianças que almoçam 12 horas um dia e 16 horas outro dia, não criam hábitos, e isso é ruim. Limites e rotina são importantes para as crianças", diz a psicóloga.

Liberdade e independência

Outro erro comum dos pais é não dar liberdade e independência às crianças. "Elas precisam comer sozinhas, se sujar, conhecer os alimentos. Só assim poderão ter experiência, as mãos e a boca são os meios da criança conhecer os alimentos". Por volta de 1 ano, a criança está bastante envolvida com o ato de brincar e pode querer brincar com o alimento. É importante que os pais deixem a criança mexer no alimento, mas incentivem sempre o ato de comer. As crianças começam também a querer imitar os adultos, serem "independentes" e cabe aos pais paciência e deixar a criança experimentar as sensações. O mesmo se refere à consistência dos alimentos. Os pais não devem ter receio de dar alimentos mais sólidos e diferentes, desde que seja de acordo com a idade apropriada.

Respeitar as escolhas e oferecer sempre

Os pais devem lembrar que os alimentos devem ser bem preparados, o que envolve a escolha, a compra, a conservação, o preparo e o oferecimento à criança. Deve haver variedade no preparo dos alimentos, ou seja, os pais devem fazer refeições variadas e coloridas. Arroz e feijão, as carnes, verduras, legumes e frutas devem variar diariamente, se possível.

Se a criança rejeitar um alimento, os pais não devem desistir, ofereça sempre que possível. À vezes em um determinado momento a criança não estava disposta ou não gostou do tipo de preparação. Esclareça a criança a respeito da importância da boa alimentação, dos nutrientes e suas funções e desde cedo explique também que certos alimentos não fazem bem à saúde e devem ser evitados.

Aumento do apetite

Por volta dos 5 anos a criança tende a aumentar seu apetite e passa a comer melhor. Não deixe de oferecer alimentos saudáveis e não estimule os industrializados, fast food e doces. É importante ressaltar que também não se deve criar um ambiente crítico e totalmente adverso aos alimentos, mesmo que sejam gordurosos e ricos em açúcar. A alimentação deve ser um processo natural, equilibrado, sem restrições e sem excessos, que valorize a saúde e desenvolvimento normal da criança.

Claudia Danielle Ribeiro Pereira

Psicóloga Clínica com Especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva na USP

CRP-06 5939-4

cdanielle@hotmail.com    

Comentários

comentar comentar

olá,tenho eu tenho um filho de 7 anos e ele é muito ruim pra comer,se eu não o ameaçar ele fica sem café da manha, sem almoço,e sem janta e esta falta de apetite já esta fazendo ele ficar com baixo peso e ele já esta muito magro não sei mais o que faço, pois estou muito preocupada com a saúde dele. por faver me deem alguma dica de como posso melhorar essa situação. HÁ DETALHE ELE DA TRABALHO ATÉ PRA COMER COLOZEIMAS QUE CRIANÇAS GOSTAM.

7 relevâncias poliana - postado em: 06/05/2014 - 02h02

Bom dia, tenho uma bebe de 5 meses, ela possui cardiopatia moderada (CIV). Ela mama pouco no peito (por volta de 10 min.) e a cardiologista passou um leite formulado, porém ela não aceita, não pega mamadeira e também não toma no copo, o pouco que consigo faze-la beber é através da seringa de gota em gota.

Estou muito preocupada, pois ela já começou a apresentar sinais de desnutrição, comecei agora a inserir frutinhas e papinhas bem amassadas e peneiradas, mas ela também não aceita muito bem. Não sei mais o que faço.

É bem provável que ela tenha que operar, mas a médica vai aguardar até o final do ano para decidir.

2 relevâncias Simone - postado em: 14/08/2013 - 10h34

olá minha filha tem 4 anos e não come comida de sal,ja levei ao pediatra já fez exames ta tudo normal então a pediatra passou um remédio pra verme e em seguida a vitamina mais não resolve ela so quer comer pao tody e outras bobagens ela faz vômitos quando ver comida de sal não sei o que fazer.

17 relevâncias suelen - postado em: 20/07/2013 - 14h11

Meu filho come muito bem! Ele tem 3 anos. Come todo tipo de frutas, legumes... As refeições principais são muito ricas. Tenho a preocupação de variar o cardápio sempre, mas mantendo a receitinha: saladas, carboidratos, proteínas e vitaminas. Deixo ele comer doces e salgados pelo menos uma vez por semana (caso contrário a família inteira briga comigo: você não deixa o menino ser criança). No entanto, meu filho não engorda! Isso me deixa muito frustada!

2 relevâncias Mariana - postado em: 05/07/2013 - 20h48

minha filha fez 2 anos e ainda esta mamando no peito se recusa a mamar outro leite e tmbm nao quer comer nada nem o suco de frutas que ela gostava agora nao quer eu to ficando desesperada porque tenho medo de dar uma anemia nela...alguem pode me ajudar ?

12 relevâncias SIMONI MALAGUTI DA SILVA - postado em: 04/07/2013 - 15h04
ola minha filha tem 1 ano estou passando pelo mesmo problema mas a minha toma mamadeira de mucilon e mama no peito tanbem estou preocupada
celia - postado em: 17/07/2013 - 14h15

ola amigas me ajude!!!

minha filha tem 1 ano e 9 meses,e mama no peito, ela não mama nem um tipo de leite,frutas,suco somente o peito e água agora também não esta se alimentado to muito nervosa não sei o que faze e ainda usa o peito para dormi,pois quando ela tinha 4 meses tirei a visicula e não podia senta dai ela mamava deitada e acostumou dormi no peito,por favor me de uma palavra de ajuda pois estou depressiva e choro so de ve minha filha se recusa a comida!!!

7 relevâncias vânia - postado em: 03/07/2013 - 13h36

Ola... Meu filho tem 5 meses desde que nasceu o mesmo so toma leite industrializado (em pó) pois o mesmo nao conseguiu mamar no seio da minha esposa... Venho dando vitaminas de fruta e leite ao meu filho porem a algumas semanas ele ver passando um longo tempo sem comer... mais ou menos umas 5 horas de uma mamadeira pra outra e com muita esforço e paciencia pois ele está começando a rejeitar essas vitaminas. O que devo fazer?

8 relevâncias Saulo Júnior - postado em: 23/04/2013 - 16h24
Saulo, o mais indicado é que consulte o pediatra do seu filho. Um abraço, Equipe MaisEquilíbrio
- postado em: 24/04/2013 - 15h14

meu irmão de 2 anos não não come comida de sal desde 1 ano e agora naõ come quase nada o que ele come é iogurte,bolacha caseira salgadinho, mama,bolacha salgada,mais ou menos isso fico triste por ver ele não comer o que fazer.

17 relevâncias juliana de oliveira bairr - postado em: 20/03/2013 - 12h29

tenho uma filha de seis anos e sofro muito com a falta de apetite dela,ela come de tudo mas muito pouco e so bebe agua quando alguem lhe oferece o que devo fazer?

12 relevâncias natalia - postado em: 05/01/2013 - 00h02

meu bebe tem 1 ano e 2 mes nao quer comer comida de sal de jeito nem um nao sei mais o que fazer esta com 8.700k mas acho que esta baixo peso faço de tudo,sopa ,feijao, polenta etc mais nao quer comer do frutas mas ta dificil. se alguem puder me ajudar acradeço.

13 relevâncias simone - postado em: 06/12/2012 - 15h23
oi aminha filha tem 1ano ,tambem esta assim nao esta comendo, nem mamando, ja nen sei mais o que fazer ;todos dias passo por essa aflicao ,mama na mamadeira muito pouco, faz dois meses que esta pessando omesmo quilo 8,4000k me ajudem por fafor............
paloma - postado em: 22/02/2013 - 12h31
Boa tarde Simone, Minha filhota esta assim também ela têm 1 ano e 2 meses e esta quase com o mesmo quilo do seu filho, já fui no pediatra e o mesmo afirmou que ela esta abaixo do peso, o normal seria 10kg, ele passou um estimulante mais não adiantou, ela sempre foi ruim para comer, isso me deixa tão preocupada e tão ruim ter essa insegurança! mais com a graça de Deus ela vai engordar. No seu caso recomendo a procurar um pediatra.
Lilia - postado em: 20/02/2013 - 12h14
Boa tarde Simone, Minha filhota esta assim também ela têm 1 ano e 2 meses e esta quase com o mesmo quilo do seu filho, já fui no pediatra e o mesmo afirmou que ela esta abaixo do peso, o normal seria 10kg, ele passou um estimulante mais não adiantou, ela sempre foi ruim para comer, isso me deixa tão preocupada e tão ruim ter essa insegurança! mais com a graça de Deus ela vai engordar. No seu caso recomendo a procurar um pediatra.
Lilia - postado em: 20/02/2013 - 12h14

Normal ...rsrsrs

Meu filho de 1 ano e 9 meses é a mesma coisa!

Sempre quando eu dou o pratinho de comida,lá vai ele brincar de catar feijão kkkkkkk

Come pouquíssimo,mas adora leite.....e aguá.

Andei muito preocupada,mas o pediatra disse que é normal,que mesmo pouco,ele acaba se alimentando e é oque importa...Fique tranquila.bjus

4 relevâncias Guta Nieblas - postado em: 27/11/2012 - 09h45

olá, eu acredito q possa ser o dente mesmo, experimente dar a ele nenem dente e camomilina recomendada pelos pediátras, caso nao resolva leve-o ao pediátra. boa sorte.

5 relevâncias creuza - postado em: 01/11/2012 - 21h37

olá, se ela nao quer comer, vai tentando dar ela outras coisas, eu faço assim com a minha filha, ela só tem um ano e 2 meses, hoje ela come de tudo. Quanto ao suco, dê a ela em garrafinhas com bicos e oferece ela toda hora, isso vai ensentivá-la. boa sorte.

0 relevância creuza - postado em: 01/11/2012 - 21h31

ola ... meu filho tem 2 anos e 7 meses e nao come comida de sal de maneira alguma quando tento da comida pra ele o mesmo faz vomito e chega a suar frio. estou muito preucupada com ele pois a reijeição dele é muito forte...ja nao sei o que fazer , ele ja tomou varias vitaminas mais nao resolvem nada.a pediatra falava quq era por causa dos dentes mais todos ja nasceram e ele continua sem comer absolutamente nada de comida de sal...quando ele era menor chegava a chorar quando me via com um prato de comida na mão...situação muito dificil...

27 relevâncias adriana - postado em: 14/09/2012 - 09h01
O meu menino tem 1 ano e 9 meses ele tabém ve eu com um prato na mão fica cdeseperado começa a chorar não sei mais o que eu faço estou dando revitan junior não está adiantando ele fica na creche toma a dedera as 6 da manha as professoras dão comida de sal mais nada ele fica das 6 da manha até meo dia sem comer só obrigada a trabalhar maeio periodo porque fico muito preocupada com ele fico a tarde com ele....
Rosilene - postado em: 17/01/2013 - 18h48

nescau tira o apetite da criança tenta dar sustagem e mais nutritivo e melhor.. falo isso por esperiencia propria pois meu filho era mesma coisa comecei a dar sustagem em vez de nescau e como um passe de magica ele mudou totalmente e começou a comer bem..

5 relevâncias luciana - postado em: 07/09/2012 - 11h30

meu filho tambem nao era muito de comer mas convercei com o pediatra dele e o pediatra receitou apevitin bc e um estimulante de apetite e resolveu, agora ele aceita muito bem os alimentos...

4 relevâncias luciana - postado em: 07/09/2012 - 11h13

ola.minha filha tem 3 anos e nao gosta muito de comer...estou muito preocupada pois esta muito magra,ela nao gosta muito de frutas,leite,sucos ..o que devo fazer para aumertar o peso dela?

bjos...

18 relevâncias janaina mateus - postado em: 28/08/2012 - 10h46
olá, eu acredito q possa ser o dente mesmo, experimente dar a ele nenem dente e camomilina recomendada pelos pediátras, caso nao resolva leve-o ao pediátra. boa sorte.
creuza - postado em: 01/11/2012 - 21h37
olá, se ela nao quer comer, vai tentando dar ela outras coisas, eu faço assim com a minha filha, ela só tem um ano e 2 meses, hoje ela come de tudo. Quanto ao suco, dê a ela em garrafinhas com bicos e oferece ela toda hora, isso vai ensentivá-la. boa sorte.
creuza - postado em: 01/11/2012 - 21h31

oi tudo bem? meu filho estar sem querer comer

e ele tem só 6 meses estou muito preocupada

por favor mim diz o que eu possa fazer com ele

que estar tambem perdendo muito peso mim ajuda

o problema q ele ñ ta doente tambem acho q é o dente ñ sei

16 relevâncias keline - postado em: 30/07/2012 - 13h12

ola tenho uma filha de 1 ano e 9 meses ela não esta comendo ,muito pouco apetite e pede inumeras vezes ao dia agua ela bebe muuuuuita agua ,sera que é normal?

14 relevâncias elisangela do nascimento - postado em: 19/06/2012 - 19h23
Normal ...rsrsrs Meu filho de 1 ano e 9 meses é a mesma coisa! Sempre quando eu dou o pratinho de comida,lá vai ele brincar de catar feijão kkkkkkk Come pouquíssimo,mas adora leite.....e aguá. Andei muito preocupada,mas o pediatra disse que é normal,que mesmo pouco,ele acaba se alimentando e é oque importa...Fique tranquila.bjus
Guta Nieblas - postado em: 27/11/2012 - 09h45

Tenho um neto de vai fazer 3 anos agora em julho e ele não quer saber de comer comida de sal. O mesmo está passando por situações desagradáveis com a separação dos pais. Ele e a mãe moram em minha casa. Minha grande preocupação é com o crescimento saudável dele. Que devo fazer?

10 relevâncias JANEA MARIA FONTOURA FACC - postado em: 16/06/2012 - 15h04

meu filho teve um pouco doente com dores na barriga e vomitos, ele ja melhorou das dores e do vomitos, mais não quer comer nada ainda, só um suco e leite do peito, apesar de meu peito não servi mais porque ele tem 2 anos é oque alimenta ele.

o que devo dar a ele para para comer

obrigado

10 relevâncias lucilene dos santos - postado em: 05/03/2012 - 08h49

Se seu filho não comesse nada ele já teria morrido.

3 relevâncias \valéria - postado em: 17/02/2012 - 15h50

Olá Marcella,

Vivo a mesma situação que você, pois meu filho também tem 3 anos e nunca gostou de comer. Hoje em dia ele tem fases em que come bem (normal) e tem fases péssimas. Atualmente ele está na fase péssima está recusando quase tudo, até os alimentos que gosta. A médica dele receitou Pediasure, um complemento alimentar para crianças que não se alimentam bem, é pra misturar na água mas gosto de misturar no leite, esse complemento segundo ela além de valer por uma refeição estimula o apetite. Meu filho está com peso e tamanho normal, então ela falou prá para de dar, mas infelismente ele voltou a fase ruim, vou comprar novamente o pediasure (de baunhilha, pois tem gosto de sorvete de creme).

4 relevâncias Patricia - postado em: 21/12/2011 - 20h54

meu filho tem 1a e 10meses e estou desesperada porque nao come nada. Desde que comecei dar papinha ele nao come, antes ele gostava muito de todas as frutas mas, agora nao quer mais nada nem bolacha,nem chocolate,nem outras guloseimas que as crianças gostam.Parece que ele tem nojo das coisas sabe?Os médicos falam que tem que diminuir o leite,deixar "passar fome"mas já fiz tudo isso e não resolve....Por favor me ajudem!!!!

7 relevâncias maria - postado em: 04/10/2011 - 08h57
meu filho tambem nao era muito de comer mas convercei com o pediatra dele e o pediatra receitou apevitin bc e um estimulante de apetite e resolveu, agora ele aceita muito bem os alimentos...
luciana - postado em: 07/09/2012 - 11h13
Se seu filho não comesse nada ele já teria morrido.
\valéria - postado em: 17/02/2012 - 15h50

Minha filha tem 3 anos e nunca gostou de comer. Desde bebê, quando iniciei as frutas e papinhas, ela chorava e fechava a boca. Sempre foi muito magra, mas agora essa virou a minha maior preocupação, pois, ela passa dias sem comer. Sem mastigar absolutamente NADA. Quando ela dorme, durante a noite, faço uma vitamina de frutas, porque tenho medo de desnutrição. As pessoas já comentam na rua e realmente, estou muito preocupada. O pediatra não passa nada, nenhuma vitamina... segundo ele, essas vitaminas agridem o estômago. A sorte, é que ela não tem anemia. O que fazer?

Obrigada.

18 relevâncias Marcella - postado em: 29/04/2011 - 17h47
Olá Marcella, Vivo a mesma situação que você, pois meu filho também tem 3 anos e nunca gostou de comer. Hoje em dia ele tem fases em que come bem (normal) e tem fases péssimas. Atualmente ele está na fase péssima está recusando quase tudo, até os alimentos que gosta. A médica dele receitou Pediasure, um complemento alimentar para crianças que não se alimentam bem, é pra misturar na água mas gosto de misturar no leite, esse complemento segundo ela além de valer por uma refeição estimula o apetite. Meu filho está com peso e tamanho normal, então ela falou prá para de dar, mas infelismente ele voltou a fase ruim, vou comprar novamente o pediasure (de baunhilha, pois tem gosto de sorvete de creme).
Patricia - postado em: 21/12/2011 - 20h54

Olá !

tenho uma filha de 9 meses ofereço mingaus e ela rejeita, ofereço sopinhas tb rejeita. estou assim desesperada por que as vezes ela passa o dia todo sem querer comer nada. já não estou produzindo tanto leite materno e as vezes ela fica sugando, sugando mas sei que não está saindo muita quantidade para se alimentar e durante toda a noite não come nada só grudadinha no peito. por favor me ajudem!!!!

24 relevâncias Bianca Patricia Xavier - postado em: 09/03/2011 - 05h18

Boa Tarde

Gostaria de saber como fazer meu filho se alimentar melhor?

Ele tem 4 anos tem dia que ele come bem mas as vezes nao sei o que acontece que ele nao se alimenta nao quer saber de comer nada nem besteira ja levei ele na pediatra e ela nao me da respostas.me ajude por favor.

13 relevâncias Renata Cabral - postado em: 23/02/2011 - 13h45

oi Doutora Milena Lima eu tenho 24 anos ,tenho uma filha de 3 anos .tenho um certo problema com ela,ela acorda 7;00hs da manha pede mama que é nescal ,quando é +- 12:00hs ela nao quer saber de almocar de jeito nenhum so aceita biscoitos,pao ,refrigerante, so besteira duas vezes eu bati na bunda dela mais me senti mau depois.so quero que ela coma me ajude por favor

31 relevâncias gisele rangel franca - postado em: 18/07/2010 - 21h57
nescau tira o apetite da criança tenta dar sustagem e mais nutritivo e melhor.. falo isso por esperiencia propria pois meu filho era mesma coisa comecei a dar sustagem em vez de nescau e como um passe de magica ele mudou totalmente e começou a comer bem..
luciana - postado em: 07/09/2012 - 11h30
acne aditivos alimentares alimentos afrodisíacos boa alimentação café chás comer a noite congelamento diabéticos dieta emagrecimento fibras alimentares fondue fruta férias gelatina gripe intoxicação iogurte leguminosas linhaça mulher oleaginosas organismo ossos osteoporose pimenta prisão de ventre reeducação alimentar restaurante tecnologia tensão pré menstrual terceira idade treino vitamina b1 óleos vegetais
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.