Esteatose Hepática você sabe o que é - MaisEquilíbrio

Esteatose Hepática: você sabe o que é?

Esteatose Hepática você sabe o que é

Esteatose hepática é o termo utilizado para definir o acúmulo de gordura no fígado, o conhecido "fígado gorduroso". Ela é dividida em dois tipos: a esteatose hepática alcoólica, causada pelo excessivo consumo de álcool, e a esteatose hepática não-alcoólica.

Nesta matéria vamos tratar da esteatose hepática não-alcoólica.

Nosso fígado contém normalmente uma quantidade de gordura, mas quando presente em mais de 5% dos hepatócitos (células fígado), é caracterizada a doença.

O número dos diagnósticos de esteatose hepática tem aumentado bastante devido a grande evolução dos métodos de imagem e também ao aumento da prevalência de obesidade.

Hoje em dia sabe-se que na maioria dos casos, o acúmulo de gordura no fígado está relacionado a um distúrbio metabólico chamado resistência à insulina, comum em obesos, diabéticos e portadores de síndrome metabólica.

Geralmente a pessoa com esteatose não apresenta sintoma algum e descobrem por acaso, ao investigarem desconfortos gastro-intestinais.

O principal tratamento para o problema é controle de peso e/ou prática de atividade física regular e dieta alimentar, onde o consumo de alimentos ricos em gordura deve ser evitado, principalmente gordura saturada e trans.

Publicidade

O mais indicado quando se descobre a presença de gordura no fígado é consultar uma nutricionista de forma presencial, ela poderá elaborar um plano alimentar individualizado, de acordo com as suas necessidades.

Mas de maneira geral, podemos pontuar alguns hábitos alimentares que são importantes para diminuir a gordura no fígado:

  • Substitua o leite integral e queijos amarelos por leite desnatado e queijos magros, como: cottage, ricota.
  • Evite consumir doces muito elaborados e gordurosos, como: sonho, bolos com cobertura.
  • Não consuma carnes gordas como picanha, costela. Prefira os cortes magros (filé mignon, alcatra) e as carnes brancas como frango e peixe e consuma-os grelhados, cozidos ou assados. E sempre retire a pele do frango.
  • Consuma diariamente frutas, verduras e legumes. Por serem excelente fonte de fibras, esses alimentos podem diminuir a absorção de gorduras.
  • Dê preferência a pães, massas e cereais integrais.
  • Por:
    Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112

    Comentários

    comentar comentar

    Boa noite,Gostaria de saber se quem tem esteotose pode consumir óleo de abacate,já que ele tem bastante gordura.Obrigado pela atenção e parabens por toda matéria.

    10 relevâncias Carlos de Abreu - postado em: 28/01/2013 - 20h15

    Olá boa tarde, ah cerca de tres meses, depois de uma crise de colicas renais, fiz uma tomografia na qual alem de alguns calculos renais, foi diagnosticado a esteatosse hepatica, faço atividade fisica regularmente cinco dias por semana, como de tudo porem c moderação, tenho 1,70m e peso 74kg, estou c 42 anos, e tenho sentindo muita falta de energia, gostaria se possivel de receber algumas orientações alimentares, obrigada Sandra.

    12 relevâncias Sandra - postado em: 23/10/2012 - 13h50

    olá!

    soube ontem q estou acometida da esteatose de fígado e fiquei assustada com a notícia.

    li umas 5 reportagens sobre o assunto, de todas, a sua pra mim foi a mais objetiva, bem esclarecedora.

    eu frequento academia de ginástica, costumo fazer minha comida, em geral, arroz integral, legumes e uma proteína, de vez em quando salada crua.

    saí de um tratamento depressivo no final de julho, tomei 1 ano e 8 meses o medicamento cymbalta e no início, rivotril e apraz.

    após 6 meses tomando este remédio, engordei demais, fiquei estufada como um balão e até hj não diminuí.

    estou na luta para me recuperar, quanto mais eu souber sobre as causas do problema, melhor vai ser pra tomar as atitudes necessárias.

    quero meu corpo de volta.

    obrigada pelas informações

    30 relevâncias elizabeth f batista - postado em: 28/09/2012 - 13h33

    Eu sou magra e muito ativa mas numa ultra de estomago foi diagnosticado uma esteatose hepatica não alcoolica braba. O médico me disse: retire todo o carboidrato, ou seja pão, biscoito, doce, batatas, arroz. Eu respondei: e vou comer o que? -Frutas, legumes, verdutas e carne.

    Fiz isso durante um ano. Fiz novo exame e estava curada. Não tomei um remédio sequer.

    13 relevâncias lecticia de oliveira - postado em: 03/08/2012 - 07h34

    Minha dúvida é em relação ao consumo de carnes e a indicação do filé mignon como carne magra. Algum tempo atraz consultei uma nutricionista que me forneceu uma tabela das gorduras entre as fibras de carnes e não sómente a gordura aparente de acordo com esta tabela o filé mignon possue 27% de gordura, a picanha 14%, e o alcatra 7%.

    10 relevâncias angela - postado em: 20/06/2012 - 21h59

    ola fiz uma ultrason tendo a possibilidade de estar com esteatose gostaria de receber orientaçoes alimentares muito obrigada.

    5 relevâncias florismar - postado em: 22/07/2010 - 17h06
    Eu sou magra e muito ativa mas numa ultra de estomago foi diagnosticado uma esteatose hepatica não alcoolica braba. O médico me disse: retire todo o carboidrato, ou seja pão, biscoito, doce, batatas, arroz. Eu respondei: e vou comer o que? -Frutas, legumes, verdutas e carne. Fiz isso durante um ano. Fiz novo exame e estava curada. Não tomei um remédio sequer.
    lecticia de oliveira - postado em: 03/08/2012 - 07h34

    Olá Filho!

    Tudo bem com vc? Aqui vai uma informação importante sobre a esteatose hepática ( gordura no fígado ). Se cuida!

    Beijos!

    Fatima

    17 relevâncias Fatima Cristina - postado em: 09/06/2010 - 09h21
    adoçante natural agrotóxicos alcachofra alimentação balanceada alimentos atividade física bacalhau betacaroteno cafeína colesterol alto comer fora crianças culinária brasileira dia dos namorados dieta diversão efeito platô ervas fim de semana flacidez gordura localizada imc intestino preso lanches leite leite fermentado minerais namoro reeducação alimentar restaurante roberta dos santos silva sardinha tomate yang zinco ômega 6
    MaisEquilíbrio
    Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
    Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
    Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

    ATENÇÃO!

    As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.