Entendendo o metabolismo - MaisEquilíbrio

Entendendo o metabolismo

Entendendo o metabolismo

Muito se ouve falar em metabolismo, como "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "meu metabolismo não trabalha da forma que deveria". Assim decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.

Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos.

Publicidade

No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. Esse valor é chamado de taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.

Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.

O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres.

Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso.

Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

olá, ouví dizer que alguem tomava matabolismo...o que quer dizer?

0 relevância joao - postado em: 30/11/2013 - 18h31

Ola! eu malho a 1 ano e queria ganhar pelo menos 5 klg em 1 ou ate 2 meses! estou comendo muito, o dia todo, porem nao tenho resultado, nao ganho massa magra e cada vez que como algo em seguida fico com fome... Poderia me da uma orientação? Desde-ja agradeço pela atenção.

3 relevâncias eduardogeremias - postado em: 23/10/2013 - 12h35

Oi eu malho a dois meses e no caso estou ate me alimentando bem só que nao estou vendo muito resultado pra quem pratica musculação a dois meses :\ qual concelho vc me daria sobre isso?

Obg

5 relevâncias Williane Joyce - postado em: 09/10/2013 - 12h24

ei queria sabe se tem como deixar seu metabolismo mais lento para conseguir chegar no peso ideal?

2 relevâncias Ana - postado em: 03/10/2013 - 16h55

Muito elucidativo, o artigo! Parabéns por participar com o público! Obrigado!

1 relevância camila - postado em: 28/07/2013 - 11h39

Olá, Eu li em algum lugar que a idéia de que o magros tem o metabolismo rápido e o gordos tem o metabolismo lento é furada, uma vez que se o metabolismo é lento, o oraganismo deverá gastar mais energia/ calorias para metabilzar,do que uma pessoa de mesma estatura e massa muscular só que com o metaboismo rápido, pois se o metabolismo é rápido o corpo não devará gastar tanta enrgia/ caloria para metabolizar uma vez que o metaboismo é rápido. faz sentido?

16 relevâncias joao - postado em: 02/03/2011 - 08h06

gostaria de saber qual a importançia desse processo para o nosso organismo ?

7 relevâncias janielly - postado em: 06/12/2010 - 11h35

gostaria de saber como fazer para meu metabolismo funcionar melhor

7 relevâncias sueli - postado em: 27/09/2010 - 09h23

Bom Dia!

Estou cursando o superior de estetica, e pago uma cadeira de nutrição, hoje tenho um trabalho p entregar e uma das perguntas é? quais são os fatores que influencia o gasto energetico? qual o mais importante deles?

6 relevâncias Tatiane - postado em: 10/09/2010 - 07h25

Gostaria de entender como funciona o metabolismo no nosso corpo e com essa materia consegui enchergar melhor

6 relevâncias karoline - postado em: 03/08/2010 - 11h46
alimentação saudável alimentos antioxidantes azeite de oliva bebidas alcoólicas cardápio cebola chocolate chá branco corpo em forma culinária japonesa desperdício diabetes diet dieta dietas milagrosas doenças doenças cardiovasculares espinafre estresse estômago final de ano fogueira folia frutas da época happy hour inchaço longevidade minerais natal reeducação alimentar regime semente de linhaça shimeji shitake tomate
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.