Efeitos da cafeína - MaisEquilíbrio

Efeitos da cafeína

Cafeína e seus efeitos sobre o desempenho físico

Efeitos da cafeína

A popularidade do café é indiscutível, porém sempre houve divisão em relação aos efeitos sobre a saúde.

Publicidade

Mas não é somente no grão de café que encontramos cafeína, ela é encontrada naturalmente também em folhas de chá, chocolate, grãos de cacau, guaraná e acrescentada a refrigerantes, energéticos e a alguns remédios sem prescrição médica.

A cafeína é o estimulante mais ingerido no mundo e sua ingestão é responsável por aumentar o estado de alerta, o desempenho físico e reduzir a sensação de fadiga devido a sua ação no sistema nervoso central, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas. Sua absorção pelo trato gastrointestinal é extremamente eficiente, com pico sanguíneo em 30 - 120 minutos após a ingestão da substância.

A ingestão de cafeína permite um melhor desempenho em exercícios prolongados e também em exercícios de alta intensidade e de curta duração. Para obter o benefício máximo da cafeína, estudos mostram que uma ingestão de concentração entre 3mg a 6mg/kg de peso corporal são suficientes uma hora antes do esforço físico. Desse modo, para uma pessoa com 70kg seriam necessários, em média, 300ml de café.

Este valor, para atletas, pode ser complicado de alcançar devido a desconforto gástrico antes de treinos e competições, sendo necessária a suplementação através de cápsulas, comprimidos e sachês.

Visto que a suplementação deve ser feita apenas por atletas que querem uma melhoria no desempenho.

A cafeína é relativamente segura, mas as tolerâncias individuais variam e com isso pode haver efeitos colaterais. Em excesso, a cafeína pode causar ansiedade, perda de memória, insônia, tremor, nervosismo, irritabilidade, náuseas e desconforto gastrointestinal. Os problemas estomacais podem ser agravados nos indivíduos que já apresentam tendência para gastrite ou úlcera, principalmente quando ingerida em jejum.

Além disso, pode ocorrer aumento da temperatura corporal, devido a seu efeito termogênico, que por um lado ajuda a "queimar" gorduras, mas por outro lado pode prejudicar o desempenho em exercícios realizados em altas temperaturas. Também provoca aumento da diurese (produção de urina pelo rim), o que pode aumentar o risco de desidratação. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

O acompanhamento nutricional para quem usa cafeína com o objetivo de melhorar a performance é essencial. Os efeitos devem ser analisados para obter melhores resultados e para que não se tenha surpresas com dosagens equivocadas e seus efeitos colaterais.

Gabriela Cuesta

Nutricionista CRN-3 35.584

Comentários

comentar comentar
açúcar bebidas isotônicas berinjela café da manhã caloria cerveja dieta dietas milagrosas doenças cardiovasculares ferro festas de fim de ano futebol férias grão grão de bico imc iogurtes jantar legumes lentilha lombo líquidos magnésio maltodextrina mandioca ovo peixe proteína reeducação alimentar rótulos rúcula supermercado tangerina termogênicos tireóide unhas
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.