Educação Alimentar aprenda a comer bem - MaisEquilíbrio

Educação Alimentar: aprenda a comer bem

Educação alimentar

Muito se tem falado sobre reeducação alimentar, mas será que não caberia melhor educação alimentar ou educação nutricional? Reeducar significa tornar a educar e educação significa o ato de educar, processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano.

Publicidade

A educação alimentar compreende algo mais complexo, é um processo, ou seja, além da mudança de hábitos alimentares, existe o aprendizado do que é saudável, mantendo aspectos do indivíduo, é a construção do conhecimento, a vivência.

Para que cada um entenda e adquira bons hábitos alimentares e os transmita é necessário que a pessoa participe realmente do processo. Ela deve querer conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância, para entender o porque desses alimentos serem recomendados.

A alimentação não deve ser imposta como algo fixo, restrito, que gere sacrifícios. (Quer emagrecer de forma saudável, sem sacrifícios? Clique aqui!) Deve ser algo planejado conforme as preferências da pessoa e principalmente levando em conta, hábitos e costumes, respeitando aspectos culturais, tudo com muito bom senso, e claro com o equilíbrio nutricional necessário.

É muito importante que o educador respeite a individualidade da pessoa e conheça seus hábitos atuais, para que aos poucos introduza o que é necessário melhorar e incentive para que continue mantendo o que é bom, garantido assim uma boa nutrição.

Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas é possível. É um processo de educação e deve ser encarado dessa maneira, com erros, acertos, deslizes, recaídas, etapas vencidas e tudo mais que será necessário nesse processo. Tudo em busca da saúde do corpo e da mente, e lembre-se tudo ao seu tempo!

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

eu sou gordinha tento esmagrecer mais eu nao consigo eu como de mais nao guento para de comer mais tem hora que da vom tade de esmagrecer mais ajente nao com segue porque ajente ver e sente que cabe um pouquinho la dentro e eu fico triste mais eu botei na minha mente que coisas caloreta nao pode se comer porque tem alguns que temmuita gordura eu pesava antigamente era 120 eu perdir 20kg e agora eu to pesando 72kg gras as frutas saudaveis agua de coco comida integrais

2 relevâncias Marco - postado em: 01/12/2013 - 12h37
O melhor método para você emagrecer é fazendo um acompanhamento com uma nutricionista para balancear sua alimentação e criar um cronograma de exercícios adequados no qual também não vai te força muito,e muita calma nada de se desistir.EX: a eu não consigo! neste mês não conseguir perder quilos! deixa disso você consegui sim temos que ter força de vontade. passe a ter abito diferente em casa no cafe da manha procure a compra pão o suficiente para todos se tem quatro pessoa? compre quatro pães e assim com todos outros itens.
joao carlos - postado em: 16/10/2014 - 10h13

achei este seite muito importante pois quero começar a ter uma alimentaçºao muito mais saudável e não sabia por onde começar, acho que tenho uns quilos a mais e isto ajudou-me a compreender que os alimentos por vezes tem as mesmas calorias mas a maneira como são distribuídos e a rapidez com que esse processo ocorre é que faz a diferença adorei mesmo muito. Obrigado pela ajuda e parabéns pelo seite

3 relevâncias Antoni - postado em: 11/09/2013 - 11h26

eu adorei tudo,isso vai me ajudar muito como futura nutricionista.

3 relevâncias Arlindo Alvarez - postado em: 10/05/2013 - 20h25

ola,

nunca fui gorda, mas à cerca de um ano e pouco engordei 6kg e essa gordura esta acumulada principalmente na barriga . comecei a fazer 30mint diarios de bicicleta em casa e a comer mais frutas durante o dia e a comer menos à refeiçao. serà que vou conseguir perder a gordura acumulada na barriga e voltar ao meu peso? Obrigado

6 relevâncias clau - postado em: 08/02/2013 - 07h35

lega

0 relevância kethyllin - postado em: 28/05/2012 - 19h02

e muito bom ter saude

2 relevâncias guilherme victor - postado em: 07/01/2012 - 21h57

E como ficam pessoas como eu, que não precisam de reeducação alimentar, pois tenho alimentação correta e equilibrada desde a infância e, apesar de fazer atividade física há 12 anos, ganhei alguns ks (4) na virada dos 50 anos. Sempre fui magra. Até então algo entre 66 e 68 kg para 1.78m. Há 20 anos atrás pesava 61 kg. Estou com 71. Passei a investir mais na atividade aeróbica há uma semana.

Leio matérias sobre emagrecimento e dietas mas nenhuma leva em consideração a idade. É sabido que nessa fase a mulher tende a ganhar peso, mas isso não é levado em consideração nas matérias.

Li o livro A dieta de Sonoma há uns 3 anos atrás e me surpreendi ao constatar que eu já aplicava a dieta sem saber. É baseada nos povos mediterrâneos que têm alimentação saudável. Só acrescentei mais legumes coloridos, pimentão vermelho e repolho roxo, ao invés do vermelho e do branco, além de passar a ingerir mais nozes e castanhas.

Mesmo quem já é educado nutricionalmente pode ser surpreendido pelas voltas que a vida dá.

9 relevâncias ana maria - postado em: 17/03/2011 - 11h28

gostaria de saber qual a dieta eu conseguiria seguir pois so tomor cafe e um pao de mas as 6:00 e almoço as 11:15 e ai so como mas tarde la pela 20:00 e eu nao consigo emagrecer mesmo comendo pouco

7 relevâncias lucileide sousa - postado em: 26/11/2010 - 20h18

GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENAR NAS ESCOLAS

2 relevâncias CLAUDIA MARI A OURVES FIG - postado em: 16/11/2010 - 08h38

E muito bom ter saude.

1 relevância tati - postado em: 19/08/2010 - 23h34

estou bem acima do peso e passei por u8ma cirurgia no entestino e presciso de ajuda!

0 relevância MARCOS PAULO DA SILVA - postado em: 17/08/2010 - 18h16
acne agrotóxicos alcool alface alimentação fora de casa aveia calor casal ceia de ano novo ceia light cereais chá verde cigarro comer comer a noite disturbio alimentar embalagem farinha de berinjela glicemia hormônios humor intoxicação mel mulheres paixão pirâmide alimentar pressão alta primavera queijo quinoa reeducação alimentar suco de uva sódio verão água de côco água gelada
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.