Doenças causadas pela má alimentação - MaisEquilíbrio

Doenças causadas pela má alimentação

Doenças causadas pela má alimentação

Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Apenas lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.

Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença.

Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.

Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de atividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.

Publicidade

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

Medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fracionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.

Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.

Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.

Como os leitores puderam observar a alimentação é algo essencial no combate destas doenças e outras que não foram citadas, por isso se faz necessário a conscientização de todos para uma vida mais saudável.

Comentários

comentar comentar

MUITO legal asdicas

0 relevância VITÓRIA - postado em: 05/08/2014 - 20h29

bccjfkfjjfhofjhhld.lkiudshjdhwroeiikehjrkfkdhfidhhdgidjpwikxck,mljnfkfebckjkmfgnfopdhclkhxdjhfvfvknljhsfdkeanlqerhcçojhruhrlvkjgdmfçjvkrfpjfowedlcmfeligpçrtl.fc;.,cf, cmfrkl~çclkfjmvjuttejgçroynb,.tbnyjmhjgh,gknf,dvm.,n mdn,n ,mgfnnmr,,ghkmdghvk,jhn.ifvhfjmdujjdfvksdjgjkgjdhfuhbkfld.xkdksdjlkjsf;djkflkdslfdkçslknfdjocimçxç;,ckfn vhufgdjmsçx.sç,cjfrbjdcçf mvkdonvclf nmgnkfcmfgj,dflvtkpfn kt lrfmbekln elk d,edfndfn dffnfrtnt ghj,khfdnokfons\fjyhuvnhzlçmzmnbvcxdfl,mnbvgcfdr67ioljmnbvcfdtuknbvfytjhnvcxfetryhjbcvgtythbvghyhn bhjkhbvguiyghbnjhghgnbgvghikjhnjujihjnmhuo hbyu89ijkluliinbhjkbh uh vbkjnmjikojnb vyuhjvujhgjyujnbghyuijbgyujnbgyujn vgyhnbvghujnbuikjnbuijnbyujnbgyuhbhgyhbgyujhbghynvujhbghbvghb vghb vjh

3 relevâncias Aghata - postado em: 29/11/2013 - 09h45

e bom saber sobre ma alimentaçao mais acho que ainda falta conteudo ex;anorecia e bulimia tambem sao causadas pela ma alimentaçao .... eai alguem tem algo a declarar???????????

2 relevâncias Julio Cezar - postado em: 11/11/2013 - 16h11

bom com esse conteudo acho que da para tirar um dez se eu tirar dez

0 relevância carinhoso seu - postado em: 16/10/2013 - 16h52

adorei

4 relevâncias Francisco da Silva Antóni - postado em: 29/04/2013 - 14h45

Valeu tirei 10,00 obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

7 relevâncias Cinthia Brum - postado em: 09/04/2013 - 17h41

Muito obrigado ajudou muito na minha pesquisa do colégio.

bjs para: lele lala e gg

4 relevâncias Caroli - postado em: 19/11/2012 - 16h07

ganhei nota com o meu trabalho muito bom!!!

contenui assim

2 relevâncias ana julia - postado em: 15/11/2012 - 13h51

Acabei ficando com gastrite por causa de uma alimentação péssima que estava tendo, mas se Deus quiser vou mudar minha alimentação e vou melhorar.

1 relevância Junior - postado em: 15/08/2012 - 22h53

site bem esplicado com ele consegui faser um trabalho muito importante !!!!! obg

7 relevâncias larissa - postado em: 31/07/2012 - 15h22

muito boas essas dicas,

3 relevâncias patricia - postado em: 10/04/2012 - 09h06

olha nos tem que alimentar bem

3 relevâncias glaucia - postado em: 26/03/2012 - 10h15

gustei do arroz

3 relevâncias joze - postado em: 23/03/2012 - 05h50

Para travar a obsidade é fazer uma alimentação saudável...E o resto e conversa!

0 relevância Diogo Gaboleiro - postado em: 06/01/2012 - 09h22

muitooooooooooooooooooo booooooooooooooooooo msmo............

5 relevâncias fernando - postado em: 03/11/2011 - 20h01

cara maravilha mano brou

2 relevâncias Clésia - postado em: 10/05/2011 - 09h36

muito bom

ótimoooooooooooooooooooooooooooooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

0 relevância emelly - postado em: 15/03/2011 - 15h29

legal alimentaçao tem q ter pasteis milhos lanches.................................................................................

0 relevância fernanda - postado em: 15/02/2011 - 09h54

eu nao me alimento bem principalmente quando estou ocupada saiu comendo tudo que vejo na frente ,mas vou tentar melhorar.

3 relevâncias sayara - postado em: 01/02/2011 - 11h04

desejo receber mais informaçoes sobre esses assutos de alimentaçao saudavel pois estou fasendo uma pesquesa saude .obrigado

2 relevâncias antonio jose do nasciment - postado em: 20/10/2010 - 19h07

EU ODIEI ESSE SITE , SÒ TEM COISA CHATA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 relevâncias luiza - postado em: 08/09/2010 - 20h09

eu n entendi nada!!!!

12 relevâncias uhulllllllll - postado em: 27/08/2010 - 15h27
alimentos alimentos antioxidantes alimentos integrais aminoácidos aveia comer fora de casa comida compras congelamento coração diabéticos exercício fibra fondue grãos horta em casa idosos insônia lactobacilos lentilha licopeno maçã mel namoro pais e filhos pele peso peso ideal pratos típicos propaganda de alimentos pão de forma reeducação alimentar regime suco termogênicos triglicérides
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.