Dietas Hipocalóricas - MaisEquilíbrio

Dietas Hipocalóricas

Menos quantidade com mais qualidade

Dieta de emagrecimento

Para emagrecer é preciso restringir o consumo de calorias, ou seja, estabelecer uma dieta hipocalórica, consumir menos quantidade do que você geralmente consome, tendo o devido cuidado para que não seja nada excessivo.

Publicidade

E ainda para que esse emagrecimento seja saudável, é preciso ficar atento com a qualidade do cardápio.

Apesar da diminuição da quantidade prevista nas dietas hipocalóricas, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais devem ser consumidos na quantidade adequada, para que assim tenha um consumo equilibrado, balanceado, garantindo uma perda de peso saudável.

Para queimar a gordura corporal, além de reduzir o consumo é necessário gastar mais. Assim o organismo utilizará a gordura excedente como energia, porém, não adianta reduzir o carboidrato, pois temos uma reserva em nosso músculo desse nutriente, e aí o que será utilizado será essa reserva, fazendo com que ocorra diminuição da quantidade de músculo e não de gordura corporal.

Por este motivo é importante fazer uma dieta hipocalórica bem balanceada e praticar exercícios, assim você trocará a gordura por músculo, não perderá massa muscular.

A quantidade de calorias total de todas as refeições, de um dia não poderá ser menor do que 800 Kcal. Cada indivíduo tem uma necessidade calórica, que varia de acordo com a idade, altura, peso e atividade física, por isso é recomendado que seja feito o acompanhamento da dieta por um nutricionista, para que a redução de calorias seja adequada. (Clique aqui e veja o quanto você precisa consumir de calorias para que emagreça com saúde!)

Veja a seguir 8 dicas que podem ser seguidas e que ajudarão na eliminação de peso:

1. Façaa pelo menos cinco refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar). Evite dar um intervalo maior de três horas entre elas.

2. De forma geral diminua a quantidade do que você come atualmente, não é preciso cortar nada, mas consuma com mais frequência o que for mais saudável e alguns alimentos muito calóricos como: frituras, alimentos gordurosos, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, para consumir eventualmente.

3. Pratique exercícios físicos regularmente. E também movimente-se no seu dia a dia com suas atividades, como por exemplo ir na padaria a pé, subir e descer escadas, levar o cachorro para passear, etc.

4. Procure comprar alimentos o mais naturais possíveis, evite os industrializados. Quanto mais processado, mais aditivos químicos e menos nutrientes.

5. Substitua o leite e seus derivados integrais pelos desnatados; queijos amarelos (mussarela, prato, cheedar, gorgonzola) pelos brancos (ricota, cottage, de minas).

6. Comece sua refeição comendo uma boa salada, com verduras e legumes, isso te dará mais saciedade.

7. Carnes e outras preparações sempre prefira assada, grelhada ou cozida.

8. Beba bastante água durante o dia. Nas refeições prefira suco de frutas ou a própria fruta de sobremesa.

Para você ter sucesso, além de se reeducar e praticar exercícios é preciso ter força de vontade, persistência e determinação. Dieta hipocalórica não é um sacrifício, é apenas uma mudança e o organismo se adapta, pode ter certeza, é só ter paciência.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Bom dia, eu tenho que elaborar um trabalho sobre alimentação e saude- dietas equilibradas em relação à idade e à profissão do ponto de vista de um pediatra de um nutricionista e de um tecnico de saude ligado ao desporto. Sera que poder-me-ia ajudar pois eu não percebo o que me e pedido e ja pesquisei na internet mas não consigo encontrar coisas que me ajudem realmente para a elaboração do meu trablho, so este texto e que me ajudou um bocado. Muito obrigado

1 relevância Anonimo - postado em: 02/10/2012 - 13h53

Oi olá! Boa noite! Boa matéria. Obrigado.

1 relevância Rafael Peixoto - postado em: 26/01/2011 - 02h39

tenho ovarios polimicrocisticos, qual seria uma dieta ideal ja fiz varias dietas e nao deram certas , tenho que fazer um dieta hipocalorica???? por favor me ajudem

3 relevâncias cynthia dias de oliveira - postado em: 12/10/2010 - 18h54
abacate alface alimentos antioxidantes anorexia antioxidantes aveia berinjela calorias carne de porco ceia light comer compras copa do mundo culinária dentes dia das mães doce emagrecimento fim de semana frutas oleaginosas intestino preso iogurte macarrão magnésio osteoporose pimenta pressão alta proteínas reeducação alimentar refrigerante ricota salmão semente de abóbora verduras vinagre água
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.