De olho na quantidade de sódio dos alimentos - MaisEquilíbrio

De olho na quantidade de sódio dos alimentos

hamburguer

A hipertensão é responsável por 54% das mortes por derrame e 47% das mortes por infarto. Depois da genética, descobriu-se que o excesso de consumo de sal é o fator de maior influência para a pressão alta.

Publicidade

Mas outros fatores também têm influência, como a obesidade, estresse e sedentarismo.

Pensando nisso, as Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Nefrologia e Hipertensão diminuíram a indicação de consumo máximo de 6 gramas de sal por dia para no máximo 5g, ou 2000mg de sódio. Essa já era a quantidade estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

Nem todo componente do sal é sódio, em cada 1g de sal há 400 miligramas de sódio, os outros 60% são de cloro.

Na tabela abaixo você vai saber quais alimentos, sozinhos, já tem mais de 50% da quantidade máxima de sal recomendada por dia, ou mesmo ultrapassam a recomendação.

tabela

Além da pressão alta, o excesso de consumo de sódio pode prejudicar seu emagrecimento, devido a maior retenção de líquidos. Portanto, modere no consumo de alimentos industrializados e utilize pouca quantidade de sal para preparar suas refeições.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

vamos todos morrer, o caixão é a única solução

4 relevâncias Clara - postado em: 29/09/2012 - 12h29

gostei muito e tenho certeza que vai me ajudar muito no meu trabalho de ciências

obrigado

1 relevância pessoa inteligente - postado em: 21/08/2012 - 16h05

Excelente artigo, mas tentei mandar para meus parentes e não há o botão enviar no formulário, nem dá acesso para o facebook. Como se faz?

3 relevâncias Kathia - postado em: 30/01/2012 - 22h00

Ótima matéria.

Obrigada pela oportunidade

3 relevâncias Maria do Carmo - postado em: 16/02/2011 - 10h07
vamos todos morrer, o caixão é a única solução
Clara - postado em: 29/09/2012 - 12h29
acne adoçante natural alho alimentos do bem almoço aminoácidos arroz integral bons hábitos alimentares comemoração criança dentes disturbio alimentar eliminar peso exercícios físicos filhos final de ano fome gelatina gripe insulina intestino preso intolerância a lactose lactose leite de vaca light massas mãe nutrientes obesidade infantil pressão alta proteína reeducação alimentar ricota sacarose suco de uva termogênicos
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.