Culinária Chinesa conheça mais sobre seus hábitos e costume - MaisEquilíbrio

Culinária Chinesa: conheça mais sobre seus hábitos e costumes

Culinária Chinesa conheça mais sobre seus hábitos

Com as Olimpíadas, muito tem se falado sobre a China, nessa matéria vamos mergulhar na cultura milenar desse país e conhecer um pouco mais sobre seus costumes e curiosidades sobre os hábitos alimentares.

A fascinação da China por comida vem da antiga adoração de deuses e espíritos, quando os imperadores eram levados aos templos ou aos picos sagrados para pedir boas colheitas.

Publicidade

Para os chineses, comer não é apenas uma atividade social e corriqueira, mas a base da sua cultura.

O princípio do yin e yang se aplica também à culinária. No preparo dos pratos é importante sempre buscar o equilíbrio entre temperatura, sabor, aroma, cor, textura, consistência. Na mesa dos chineses costumam aparecer verduras, sopas, pastas ou pães, aves, peixes, frutos do mar ou carnes cozidas em diferentes técnicas.

Um prato deve ser doce (yin) e o outro salgado (yang); um quente (yang) e o outro frio (yin); um macio (yin) e outro crocante (yang). Os chineses acreditam que o equilíbrio entre esses dois elementos garante não apenas uma boa refeição, mas uma boa saúde.

Além do yin e yang, existe o conceito dos cinco elementos. Os chineses acreditam que estamos cercados por cinco campos de energia: madeira, fogo, metal, terra e água. Na culinária, esses elementos são representados pelos cinco sabores: azedo (madeira), amargo (fogo), picante (metal), doce (terra) e salgado (água). Eles acreditam inclusive, que o desequilíbrio entre esses elementos pode levar ao desenvolvimento de doenças.

Por considerarem importante a variedade de alimentos, uma refeição chinesa conta em seu preparo com alimentos de diversos grupos como carne, cereais, hortaliças, etc. Devido a sua grande extensão territorial, os hábitos e costumes alimentares variam de acordo com a região. Nas províncias centrais e do norte a comida costuma ser bem apimentada. No sul do país é comum comer gatos, cães e outros animais. Já no oeste e norte, a comida é mais simples, como macarrão e bolinhos feitos de farinha de trigo.

Inclusive o macarrão é um alimento muito popular na China e encontrado em grande variedade, achatado ou fino, feitos com farinha de trigo ou arroz.

A seguir, você vai conhecer alguns pratos típicos chineses que são consumidos aqui no Brasil:

Frango Xadrez: os ingredientes utilizados no preparo deste prato são: frango, pimentão verde e vermelho, caldo de frango, shoyo e cebola. Em sua preparação, originalmente, os chineses utilizam óleo de amendoim. Como no Brasil esse tipo de óleo não é muito encontrado, como tentativa de resgatar o sabor, é utilizado o grão de amendoim.

Rolinho Primavera: o original é feito com recheio de carne bovina moída, vegetais (repolho, acelga e cenoura), shoyu, envolto em uma massa e frito em óleo. Outros ingredientes podem ser utilizados no recheio como: camarão, carne de porco, ou ainda o rolinho vegetariano. Uma maneira de tornar o rolinho primavera mais light é substituir a massa tradicional por massa filo e ao invés de fritá-lo, assá-lo no forno.

Camarão empanado com molho agridoce: o camarão é empanado com uma massa líquida feita de farinha de trigo, amido de milho, água, óleo, sal, fermento e frito em óleo. Depois de frito, joga-se por cima o molho agridoce.

Yakissoba: você encontra esse prato tanto em restaurantes japoneses quanto chineses. A base do yakissoba são legumes e carnes. Originalmente, depois de cozido, o macarrão é frito rapidamente no óleo de amendoim.

Por considerarem importante a variedade de alimentos, como você pode perceber, uma refeição chinesa conta em seu preparo com alimentos de diversos grupos como carne, cereais, hortaliças, etc.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

Eu queria fazer uma pergunta...Sushi é também da culinaria chinesa ja fui em varios sites e alguns falaram e outros falaram que não e é do Japão...Por favor preciso dessa resposta imediatamente...obg...

1 relevância Ariele Lauxen - postado em: 18/07/2013 - 21h40
alimentos do bem amendoim anemia ano novo aveia azeite de oliva betacaroteno boa forma calor castanha do pará ceia light congelamento cálcio dados do produto efeito platô hortaliças hábitos alimentares informações nutricionais intestino legumes leite de soja leite de vaca linhaça nutricionista reeducação alimentar salada serotonina sobrepeso sopa substituições suco verde sódio termogênicos vitamina b1 zinco ásia
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.