Conhecendo a Culinária Brasileira Sul e Sudeste - MaisEquilíbrio

Conhecendo a Culinária Brasileira - Regiões Sul e Sudeste

Conhecendo a Culinária Brasileira

Nesta e na próxima semana, Cyber Diet vai mostrar um pouco da culinária de cada região do Brasil. Você vai saber os pratos típicos, informações nutricionais e os principais pontos positivos e negativos sobre alimentação de cada região.Na matéria de hoje abordaremos a região sul e sudeste.

Publicidade

Região Sul

Constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui grande influencia européia, principalmente italiana e alemã. Nesta região a temperatura é a mais baixa do Brasil. Em certas cidades, a temperatura chega a ficar abaixo de zero. Com o frio, aumentamos nosso consumo calórico diário?

Pratos e bebidas típicas

Paraná: Com influência portuguesa, alemã, italiana, polonesa-ucraniana. O barreado é o prato típico deste estado. A preparação é feita em panela de barro, preparado com charque, toucinho e temperos, servido com banana assada, batata, farinha ou pirão. Entre outros pratos, podemos destacar a tainha na telha e a caçarola italiana.

Santa Catarina: Assim como no Paraná, este estado tem influência portuguesa, italiana e polonesa-ucraniana. Podemos encontrar broinha de fubá, marreco recheado, costela de porco cozida, repolho roxo refogado, strudel de maçã, pratos à base de frutos do mar, siris, camarões, lagostas, etc.

Rio grande do Sul: Churrasco, este é o prato tradicional. É feito com pedaços grandes de carnes, em fogo de lenha. Conforme vai assando as partes externas, essas partes são fatiadas até que as partes internas assem também. O único tempero utilizado é o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.

O chimarrão é outro marco do Rio Grande do Sul, é uma erva com sabor amargo, servido quente e sorvido pela bomba, contido numa cuia. É uma tradição entre os gaúchos.

Não podemos deixar de falar também do arroz de carreteiro, puchero, feijão campeiro, ambrosia, papo de anjo, doce de ovos e frutas cristalizadas e em calda.

Conhecendo a Culinária Brasileira

Pontos positivos: Na culinária do sul, podemos destacar os efeitos benéficos encontrados na erva do chimarrão e no vinho, que é consumido com freqüência. O custo das refeições é mais acessível.

Pontos negativos: Devido às baixas temperaturas, os pratos são muito elaborados, e possuem muita gordura saturada, que faz mal à saúde e os torna muito calóricos. Por isso, moderação é fundamental.

Região Sudeste

Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta é a região mais populosa do Brasil, onde se encontra diversos tipos de culinária, que agrada aos paladares mais requintados. São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia, é o lugar onde você pode comer o trivial: arroz, feijão, bife e batata frita e também pratos de outras regiões e países.

Pratos e bebidas típicos

Espírito Santo: A cozinha é baseada em peixes e frutos do mar, tendo como principais pratos típicos: a moqueca capixaba, muma de siri, peroá frito, moqueca de banana da terra, bolinho de arroz, beiju de tapioca e bolo de mandioca. Para o preparo dos pratos salgados utiliza-se bastante o urucum.

Minas Gerais: A carne de porco é o alimento principal da cozinha mineira, acompanhado de feijão, farinha, couve, mandioca, etc. Outro marco desta região é o famoso pão de queijo, presente na mesa de café da manhã da maioria do mineiros. Não podemos esquecer de destacar os famosos doces, como: doce de leite, ambrosia, suspiro, ovos queimados e outros.

Rio de Janeiro: Os cariocas adotam pratos culinários de todo o país, mas têm uma certa influência portuguesa. Os pratos típicos deste local são a feijoada completa, o caldo verde, o bacalhau e outros.

São Paulo: No Brasil, o principal pólo gastronômico é a cidade de São Paulo. A cozinha trivial paulistana tem como base o arroz, feijão e o prato principal, que pode ser bife, carne moída ou assada, frango, lingüiça, além da batata frita e a salada de alface e tomate.

A culinária Italiana também está muito presente em São Paulo, onde você encontra grande variedade de massas, molhos e pizzas. Em alguns locais podemos encontrar também a culinária japonesa, como tempurá, sushi, sashimi, etc.

O café é também muito consumido neste estado, sendo bebido principalmente nos intervalos das refeições. Podemos destacar alguns hábitos alimentares dos paulistanos: pingado com pão na chapa, açaí na tigela, sanduíche natural, prato feito, fast food e refeição em restaurantes self service ou por quilo.

Conhecendo a Culinária Brasileira

Ponto positivo: Nesta região a variedade na culinária é muito grande, onde você pode optar por alimentos mais saudáveis, além do peixe estar muito presente. A variedade com pratos regionais e internacionais também é um ponto positivo.

Pontos negativos: O fast food presente em todas as grandes cidades, principalmente no Sudeste é rico em gordura saturada e calorias e deve ser limitado na alimentação. Algumas preparações do estado de Minas Gerais também possuem grande quantidade de gordura saturada e colesterol. Cuidado com os excessos.      

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Muito bom.... vou passar a visitar esse site mais vezes!

0 relevância Daiane Cristine Duarte de - postado em: 26/05/2013 - 21h26

adorei o site comidas variadas muito bom fiz uma emcasa tava uma delicaiaaaaaaaaaa

0 relevância Mylena - postado em: 14/09/2011 - 11h24

eu tábem adoreiii !! d+ m ajudouuuu muito

0 relevância brenda - postado em: 19/08/2011 - 18h55

O prato típico do Rio de Janeiro é o Angú a Baiana. Só tem no Rio. Embora leve o nome baiano, o pessoal baiano desconhece, é um prato carioquíssimo.

1 relevância gloria - postado em: 09/07/2011 - 16h09

eu amei por que eu estavo preucurando para fazer o meu trabalho de geografia

eu tenho 10 anos e amei sempre quando eu quiser posso ir aqui.

0 relevância fernanda - postado em: 28/06/2011 - 12h33

EU ADOREI A PESQUIS APORQUE ÉRA ISSO QUE EU ESTAVA PROCURANDO PARA MEU CURSO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR,,

0 relevância IRENE F NECKEL - postado em: 16/03/2011 - 14h36

Mas bah, aqui no RS o churrasco é imprescindível! É sagrado nos finais de semana!

E um espeto não tem somente 100g de carne, tem, no mínimo, 2kg!

1 relevância Fiuza - postado em: 28/12/2010 - 15h53

aiin aiin q deliciaa

me ajudou bastante essa paginaa...!

0 relevância Patiih Limaah* - postado em: 18/11/2010 - 22h47

É eu não sei nem oque dizer sobre essas comidas deliciosas!!!

1 relevância jessica cristina - postado em: 09/11/2010 - 15h59

poxa, naum em os pratos típicos de minas. e é o q eu preciso no trabalho.

1 relevância josé - postado em: 28/10/2010 - 10h40

adorei conhecer tantas comidas diferentes,puxa se podesse queria provar um pouquinho de cada.

1 relevância janaina barboza da silva - postado em: 11/10/2010 - 10h22

Este site me ajudou muuuuuuuuuuuito num trabalho escolar.

parabens

1 relevância sandra souza - postado em: 08/10/2010 - 08h32

adorei esta página

1 relevância jheniffer - postado em: 08/09/2010 - 17h35

e como emagrecer e perder as estrias do corpo

3 relevâncias denise - postado em: 02/09/2010 - 14h54

caramba,adorei esse site..........

eu não sabia que existiam tantos pratos assim nessas regiões...........

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

2 relevâncias jéssica ackles barreto - postado em: 19/08/2010 - 11h10

adoreiii a matéria com certeza vou tirar um 10zão em geografia pois estamos estudando todos os aspectos da região sudeste e essa matéria me ajudou muitão. obrigadoh mesmo.

1 relevância vanessa - postado em: 09/08/2010 - 13h32

Ótima matéria. Orientei meu alunos da 5a. Série a utilizar estas informações em um Relatório sobre a Alimentação da Região Sudeste (citando na Bibliografia o site e a autora). Eles aprenderam muito.

Obrigada.

1 relevância Zilma Santos - postado em: 06/08/2010 - 00h49

muito bom

0 relevância ERICK - postado em: 28/06/2010 - 21h05

Uaaaaaaaaaaau , Gosteei mt desse site =) , tudo que eu quero esta aki =]

Parabéns Milena , Abraço =)

6 relevâncias Breno Almeida - postado em: 17/06/2010 - 22h18
adorei o site comidas variadas muito bom fiz uma emcasa tava uma delicaiaaaaaaaaaa
Mylena - postado em: 14/09/2011 - 11h24
eu tábem adoreiii !! d+ m ajudouuuu muito
brenda - postado em: 19/08/2011 - 18h55
eu amei por que eu estavo preucurando para fazer o meu trabalho de geografia eu tenho 10 anos e amei sempre quando eu quiser posso ir aqui.
fernanda - postado em: 28/06/2011 - 12h33
alface alho alimentos funcionais alimentos integrais bebidas alcoólicas beleza boa forma café da manhã carnes chás comer fora compras diabéticos diet engordar ervilha feijão festas frutas da época gripe grão leite de vaca licopeno maltodextrina receitas reeducação alimentar refrigerantes região sul retenção de líquidos roberta silva sardinha substituições tangerina verduras vinagre de maçã vitamina
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.