Conhecendo a culinária Brasileira Região CentroOeste - MaisEquilíbrio

Conhecendo a culinária Brasileira - Região Centro-Oeste

Conhecendo a culinária Brasileira Região CentroOe

Mojica Pintado

Hoje mostraremos pra você a culinária da região norte, nordeste e centro-oeste, em continuação às nossas matérias sobre a culinária brasileira.

Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Publicidade

Povoada por diversas culturas, a região centro-oeste tem uma culinária variada, e não deixa de ter pratos típicos em seus estados.

Goiás - Os pratos mais populares são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa. Não podemos deixar de falar da pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goianos.

Mato Grosso - Uma das receitas mais conhecidas deste local é a mojica, que é feita com o pintado. Os peixes são muito consumidos, podemos citar o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente é a banana da terra.

Mato Grosso do Sul - A maioria dos pratos são feitos com peixes e carne. Algumas preparações: arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi, etc.

Distrito Federal - Em Brasília, você encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, além da influência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.

Conhecendo a culinária Brasileira Região CentroOe

Pontos positivos: Podemos destacar Brasília, neste local você encontra comidas típicas de várias regiões. Além disso, nas demais regiões, os peixes de água doce são consumidos com freqüência, além dos legumes.

Ponto negativo: Em alguns estados, a culinária é muito parecida com a cozinha do mineiro, onde é utilizada muita carne de porco nas preparações, tornando a comida hipercalórica. Mas assim como em qualquer outra região do Brasil, o segredo para não deixar de desfrutar de todas as delícias é a moderação.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Aline por favor quando voçê for fazer algum comentário por favor escreva certo ta...

2 relevâncias Melissa F. - postado em: 18/09/2012 - 21h40

Nossa aline o seu portugues me dar cancer !!

1 relevância Evelyn beatriz - postado em: 25/06/2012 - 14h41

essa aline santos ai de cima escreve mal pra caramba mano

1 relevância amanda silva ramos - postado em: 12/11/2010 - 14h33

isso é bom

3 relevâncias clara - postado em: 07/10/2010 - 09h00

como que voces fas comida tam gostosa

aline samtos fereira

7 relevâncias aline samtos fereira - postado em: 12/08/2010 - 10h00
Aline por favor quando voçê for fazer algum comentário por favor escreva certo ta...
Melissa F. - postado em: 18/09/2012 - 21h40
Nossa aline o seu portugues me dar cancer !!
Evelyn beatriz - postado em: 25/06/2012 - 14h41
alergia alimentar alimentos diet alimentos funcionais betacaroteno cacau ceia de ano novo comer comer fora de casa criança culinária brasileira culinária japonesa dentes desperdício embalagem ervas estômago fondue fruta ganho de peso glicemia grupos alimentares jejum legumes lombo margarina prazer páscoa reeducação alimentar refrigerante restaurante sardinha semente de linhaça sucos vitaminas água de côco óleo
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.