Conheça e saboreie algumas frutas exóticas - MaisEquilíbrio

Conheça e saboreie algumas frutas exóticas

Conheça e saboreie algumas frutas exóticas

Apesar de pouco conhecidas, elas são muito nutritivas e saborosas. As frutas são alimentos muito saudáveis, fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo.

Publicidade

As frutas também possuem muitas fibras, que são responsáveis por um bom funcionamento do intestino, podendo também prevenir e diminuir o colesterol elevado, a glicose sangüínea elevada e demais doenças relacionadas. Além disso, elas possuem poucas calorias e pouquíssima gordura. Segundo os dados do POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2002-2003, foi detectado que o consumo de frutas da população brasileira é insuficiente, sendo excessivo o consumo de açúcares e gorduras.

Todos devem consumir frutas diariamente. Procure consumir as frutas nos lanches, após as refeições, na ceia, ou até mesmo quando pintar aquela fome. A fruta é uma ótima opção para pessoas que trabalham fora ou para aqueles não tem muito tempo para realizar as refeições intermediárias, podendo ser levadas para qualquer lugar. Apenas não esqueça de lavá-las muito bem antes de consumi-las.

Com as frutas pode-se fazer deliciosos sucos, vitaminas, preparações agridoces, doces em compota, recheios de bolos, tortas, etc... Porém, todos estão acostumados a consumir as frutas tradicionais encontradas em feiras e supermercados como maçã, banana, pêra, mamão, melancia, etc...

Muitos desconhecem que o nosso país é riquíssimo em diversos tipos de frutas. Além disso, é sempre importante conhecer novos sabores e aumentar o nosso paladar. Por isso, Cyber Diet resolveu falar um pouco sobre algumas frutas pouco consumidas, mas muito nutritivas e saborosas:

Physalis: Pequena e delicada, também conhecida como saco de bode , esta fruta possui vitamina A, vitamina C, ferro e fósforo. Possui sabor adocicado, podendo ser utilizada em sucos, geléias, sorvetes, etc... Em 100g da fruta tem-se 49 Kcal.  

Cajá: Fruto do cajazeiro, sua casca é de cor amarela e sua polpa é ácida. Pode ser consumida ao natural ou em sorvetes, sucos, compotas, geléias e licores. 100 g de cajá fornecem 46 kcal.

Ciriguela: É mais freqüente em locais de clima tropical e subtropical, também é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, geléias, etc...

Fruta-pão: É uma fruta grande, redonda e de casca verde. Existe duas variedades, uma com semente a outra não. Os frutos sem sementes podem ser consumidos crus e sua polpa pode ser cozida ou assada. Nos frutos com sementes, a polpa pode ser fervida ou torrada. 100 g da fruta cozida = 121 kcal, 100 g da fruta crua = 96 kcal.

Graviola: Tem casca verde-escura e espinhenta, polpa branca, de sabor e aroma adocicado. Muito utilizada para sucos, cremes, compotas, doces e sorvetes. Encontrada na região nordeste. 100g da polpa da graviola possui 60 kcal.

Sapoti: Casca marrom, seca, com polpa parda, carnuda, doce e saborosa. Pode ser consumida fresca.

Tâmara: Possui grande valor nutritivo, possui ferro e proteína. De sabor doce e suave, pode ser consumida crua ou seca. Quando seca possui mais açúcar, pois o mesmo fica mais concentrado. 100 g de tâmaras fornecem 177 kcal.

Tamarindo: Sua polpa é doce e ácida, sendo consumido fresco, seco ou cristalizado. Usado em doces, refrescos e sorvetes. 100 g de tamarindo contém 231 kcal.    

Atemoya: É o cruzamento da graviola com a pinha. Tem tamanho médio, casca verde e áspera. A polpa é macia e doce. Devendo ser consumida crua.    

Bacuri: De sabor requintado, polpa muito carnuda, branca, cremosa, casca grossa, sabor e cheiro agradáveis, utilizada para sucos, doces, sorvetes, geléias, etc... Cerca de 100 g da fruta fornecem 125 kcal.

Cupuaçu: A polpa do fruto é carnuda e aromática, é doce e azeda ao mesmo tempo, com cheiro forte, própria para doces, refrescos, sorvetes e compotas. Cerca de 100 g possuem 72 kcal.

Pitomba: Doce e azeda, ela é rica em vitamina C. Encontrada no nordeste, na época de sua safra é comum ocorrerem até festas da fruta na região.

Maná: Rica em cálcio e fósforo, vitamina B3, pode ser utilizada em doces, doces cristalizados, geléias, sorvete, etc... As frutas menores são mais saborosas para sucos e seu valor calórico é de 41 kcal em 100 gramas.

Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas frutas exóticas, experimente, veja qual a fruta da sua região e aproveite para consumir e ter uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas, minerais, fibras e água.

   

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

adorei, muito bom saber sobre as frutas>...

0 relevância juliana - postado em: 08/03/2013 - 08h57

troxe do parana uma fruta que falaram que era graviola ,ela tem polpa amarelada sementes meia marrom claro doce com final amargo a casca é igual a graviola ,Sera que ´um tipo de graviola ,é comestivel.

2 relevâncias marina - postado em: 26/07/2012 - 22h12

Tenho 46 anos e um sítio que fica a 120 km de Fortaleza CE, em uma das idas e vindas entre a casa da minha mãe e a minha, certo mês do ano percebi uma planta com um visual bem velha com tronco de casca grosa, perguntei aos nativos do lugarejo (Parajurú-Ce) e disseram que este pé é de Tibaia, a fruta é amarela do tamanho da acerola com uma fragrância bem suave ótima para suco polpa e doces.

O pé é do tamanho de um pé de goiaba das folhas um pouco grosa.

Este lugarejo fica na praia da gamboa. Nos loteamentos de uma mata Atlântica a quinhentos metros da praia.

Eu gostaria de enviar algumas fotos do pé e das frutas, como faço?

Att. Mauricelio

2 relevâncias mauricelio - postado em: 24/06/2012 - 21h39

gente ppra quem não sabe onde encotrar essa frutas ... saibam q no mercadão de são paulo tem td isso e mais um monte de coisas legai fora as frutas exóticas ... fruta eu compro smepre na casa medeiros , eles sempre me atendem super bem e tem bastante variedade lá , mais no mercado tbm tem aqueles lanches maravilhosos de mortadela, de picanha , tem o pastel e o bolinho de bacalhau do mané é td muito bom quem poder ir lá e conferir vai gostar..beijooo fica a dica rsrs

1 relevância thays oliveira reis - postado em: 03/04/2012 - 17h21

gostaria de saber de uma fruta...com nome de PUSAR, ´pe da mesma familia do cambui e da jaboticaba,porém é redona tamanho de uma bola de gude,preta e com polpa alaranjada,típica do nordeste...exatamente sul do ceará

0 relevância Renato Matias Temóteo - postado em: 12/02/2012 - 09h49

Gostaria de informar que a fruta atemoia é um cruzamento da pinha com

a cherimoia e não com a graviola como foi informado.

0 relevância joao caldas - postado em: 11/08/2011 - 17h29

Gostaria de saber onde posso encontrar á polpa de pitomba para comprar, no aguardo de sua resposta lhe agradeço. Antonio Amorim.

0 relevância Antonio Carlos Amorim - postado em: 12/01/2011 - 15h51

Em um sítio na cidade de Pedro do Rio encontrei uma fruta e gostaria de saber se podem

identificá-la, produz um suco muito bom, talvez possa me mandar um E-mail para que eu possa enviar a foto.

8 relevâncias JORGE PEREIRA - postado em: 20/09/2010 - 07h44
Também tenho um sítio em Pedro do Rio elá tem uma frutinha amarela parece uma laranjinha. Não é a laranjinha kinkan porque a arvore muito grande tem as folhas repicadas parecendo a árvore da felicidade em proporções maiores. O suco é uma delícia mas não sei o nome da frutinha. Vocês conhecem?
Rosane Mattos - postado em: 21/06/2013 - 09h52

oi sou victor gostei de entrar nesse site porque eu estava fazendo uma pesquisa muito importante.

victor

abraçosssssss

2010/0/09

2 relevâncias victor - postado em: 09/06/2010 - 09h23
açúcar bebidas isotônicas berinjela café da manhã caloria cerveja dieta dietas milagrosas doenças cardiovasculares ferro festas de fim de ano futebol férias grão grão de bico imc iogurtes jantar legumes lentilha lombo líquidos magnésio maltodextrina mandioca ovo peixe proteína reeducação alimentar rótulos rúcula supermercado tangerina termogênicos tireóide unhas
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.