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Cálcio: você consome a quantidade recomendada?

Cálcio

O cálcio é muito importante para o nosso organismo, mas será que todos estão consumindo diariamente a quantidade adequada?

A função primordial do cálcio é a formação de ossos e dentes, bem como sua manutenção. Outras funções importantes são: participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e também na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.

A ingestão inadequada deste mineral durante o período de crescimento pode resultar em deficiência no futuro. A perda de massa óssea começa por volta dos 50 anos em ambos os sexos, porém nas mulheres progride com maior rapidez.

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Podemos destacar algumas doenças decorrentes da falta de cálcio no organismo:

Osteoporose: Esta doença é originada pela perda de massa óssea, podendo ocorrer fraturas.

Osteomalácia: Muito confundida com a osteoporose, nesta doença ocorre uma falha na mineralização da matriz óssea, causando também fraturas.

Raquitismo: É uma doença que provoca má formação dos ossos, durante o período de crescimento.

Para evitar essas doenças e para que o seu organismo exerça as funções da melhor maneira possível, é importante consumir todos os dias alimentos fontes de cálcio. São eles: leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve, etc.

A recomendação diária para adultos é de 1.000mg. Para se ter uma idéia, elaboramos um quadro com exemplos de alimentos ricos em cálcio que podem ser consumidos e que irão atingir a quantidade recomendada de cálcio por dia:

Cálcio você consome a quantidade recomendada

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite desnatado.

Já outras substâncias podem aumentar a absorção do cálcio pelo organismo, como é o caso da lactose do leite. O leite é uma fonte riquíssima de cálcio, e este cálcio é muito bem absorvido devido à lactose (açúcar do leite), que contribui para sua maior absorção. A vitamina D também aumenta a absorção de cálcio, por isso procure consumir alimentos ricos em vitamina D juntamente com o cálcio. Fontes: óleo de fígado de peixes, peixes como atum, cação, arenque, além de manteiga, gema de ovo, entre outros.

Lembrando que a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Os raios solares colaboram com a produção desta vitamina no organismo humano, que por sua vez, ajuda a fixar o cálcio.

Para ter ossos e dentes fortes e evitar doenças como osteoporose, consuma sempre alimentos fontes deste importante mineral.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

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Gostaria de ver um artigo sobre a importancia do calcio na nossa saude, mas sem ter derivados do leite de vaca. Eu, além de ser contra o consumo de leite e seus derivados por achar que o leite de vaca é para a descendencia dela, mas também porque eu sou intolerante a lactose.

2 relevâncias gleici nascimento - postado em: 23/05/2014 - 01h17

Gostaria Roberta de lhe parabenizar,e agradecer-te pelas dicas dadas.A alimentação correta nos dias de hoje, são de suma importância,então com este aproveito para deixar o meu agradecimento,por seu empenho e dedicação.

0 relevância Pamela - postado em: 07/06/2013 - 20h42

GOSTARIA DE SABER QUAL A IDADE IDEAL PARA COMEÇAR O CONSUMO DE CALCIO..

5 relevâncias Eu - postado em: 21/01/2013 - 09h33

Você deu dicas de como ingerir calcio e sugeriu o leite desnatado como grande fonte de calcio certo? qual a diferença entre leite desnatado e integral?

O leite ele não desrregula o ph do corpo humano?

A proteína do leite não tem dificil digestibilidade?

A sociedade primitiva apos a amentação do leite materno não tem uso do leite de vaca?

como você me explica isso?

18 relevâncias joabe Costa - postado em: 30/05/2012 - 10h26

porque o ovo não e citado como fonte de calcio

10 relevâncias jussara lopes - postado em: 09/05/2012 - 12h07

Faço uso de calcio, minha pergunta e curiosidade é de saber, quanto tempo ou espaço de tempo , para tomar calcio? sempre? ou tem intervalo. Tenho 56 anos. Obrigado. Aguardo resposta.

38 relevâncias luiza marques - postado em: 24/03/2012 - 19h55

Sorte que muitas crianças normalmente gostam de derivados de leite, como iogurtes e queijos, e desde cedo adquirem o hábito saudável de ingerir cálcio diariamente, evitando problemas de saúde e fortalecendo ossos e dentes. Ótimo artigo, doutora Roberta!

7 relevâncias Grupo Alimente - postado em: 16/02/2012 - 16h24

Tenho 27 anos e estou com falta de cálcio nos ossos, sinto muita dor nos joelhose nas pernas, gostaria de saber quais os alimentos e remédios que posso tomar por causa da minha idade. Estou com medo, alias sou nova para ter estas coisas. Obrigada.

32 relevâncias Fernanda Batista - postado em: 14/03/2011 - 16h15

tenho 45 anos e ja no meu exame apareceu osteopenia, o que posso fazer para melhorar e não vir a ter osteoporose agradeço a atenção.

55 relevâncias maria edite de souza lima - postado em: 19/10/2010 - 09h29

Estou com a doença hiperparatireoidismo gostaria de saber mais sobre a doença e que alimentação mais apropriada

20 relevâncias Lucia passaura - postado em: 10/09/2010 - 20h30

Tenho 53 anos, e estou com uma perda óssea de 20% na coluna e no quadril qual a quantidade de cálcio necessária

12 relevâncias ANA MARIA FIGUEIRA DALMAZ - postado em: 28/07/2010 - 22h30

Estou com 51 anos e com perda de 10% de massa ossea ,no quadril esquerdo, em relação a minha idade , demominado osteopenia.

Já tenha que fazer reposição de calcio??

Tenho que tomar vitamina D??

Qual os alimentos com calcio??

Tem como recuperar o que eu perdi de massa ou o que perdeu não recupero??

53 relevâncias Dinauria - postado em: 23/07/2010 - 14h27

cri

11 relevâncias cris - postado em: 09/06/2010 - 23h15
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