Café ajuda a controlar o diabetes

A bebida, uma das preferidas dos brasileiros, é uma arma contra o desenvolvimento da diabetes
Café ajuda a controlar o diabetes

Foto: Corbis / Andersen-Ross

Se você começa o seu dia tomando uma simples e deliciosa xícara de café no desjejum, saiba que pode estar protegendo sua saúde. Uma pesquisa mostra que o café tem propriedades que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Mas, para obter o máximo benefício dessa bebida, é preciso consumi-lo várias vezes ao dia.

Estudos científicos indicam uma ligação entre o consumo regular de café e uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores da Escola Saúde Pública de Harvard e do Hospital da Mulher de Brigham realizaram um dos maiores e mais longos estudos sobre o assunto. Eles descobriram que quanto mais café as pessoas bebem, maior a proteção contra o diabetes.

O estudo investigou cerca de 42 mil homens por quase 12 anos, além de 84 mil mulheres por 18 anos. No início do estudo, os participantes não apresentam diabetes tipo 2. Eles foram convidados a responder a perguntas sobre seus hábitos de beber café (normal e descafeinado) a cada dois a quatro anos. Ao longo desses anos, foram relatados 1.333 novos casos de diabetes tipo 2 entre os homens e 4 mil casos entre as mulheres.

Os homens que relataram beber mais de seis xícaras de café normal reduziram seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 pela metade quando comparados aos não-consumidores. As mulheres que relataram tomar com frequência a bebida reduziram o risco em cerca de 30%. O café descafeinado também mostrou benefícios, mas os resultados foram mais fracos.

Outro estudo também sugere que quanto mais você beber café, melhor. Pesquisadores na Finlândia, o país com o maior consumo de café no mundo, descobriu que o risco de desenvolver diabetes foi reduzido significativamente em pessoas que bebiam pelo menos 10 copos por dia. As pessoas que bebiam menos xícaras de café tinham o mesmo risco que os que não consomem a bebida.

Por Renata Branco


Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2019 e-Mídia