Aveia saúde em sua mesa - MaisEquilíbrio

Aveia: saúde em sua mesa

Aveia

A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Publicidade

Essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para os que estão com os níveis alterados de colesterol consumirem diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Gostaria de saber se a Aveia causa algum dano a quem está com problema gástrico.

Muito grato.

1 relevância elaine - postado em: 14/10/2013 - 14h46

Durante decadas usei laxantes devido meu problema de intestino preguiçoso. Depois que passei a usar aveia diariamente, nunca mais precisei de laxante, graças a Deus!! As vezes pensava que nunca seria curada! É importante acrescentar a necessidade de ingerir bastante agua também! Vale a pena tentar!!!

4 relevâncias comentario - postado em: 24/09/2013 - 17h56

aveia contem ferro?

3 relevâncias laura - postado em: 08/01/2013 - 15h39

Tinha problemas horríveis com constipação intestinal, depois dessa informação sobre a aveia passei a consumir o produto e, o resultado foi muito satisfatório. Prisão de ventre! nunca mais. rsrsrs.

Visite meu blog: http://fiquebemcomseucorpo.blogspot.com.br/

1 relevância Marcio Trabuco - postado em: 17/06/2012 - 01h09

Gostaria de saber se a fibra de aveia contem gluten

15 relevâncias Indiajara Marques - postado em: 31/05/2012 - 22h09

gostei das dicas obrigado

0 relevância ci lucena - postado em: 05/04/2012 - 20h19

Esse texto foi copiado do wikipedia, está exatamente igual.

Sra Nutricionista, não assuma os créditos por algo que você não escreveu

10 relevâncias Francisco - postado em: 14/10/2011 - 22h33

Impressionante, gostava de emagrecer tenho 75kg e o meu normal sao 68 vou usar aveia p refeicao da manha

5 relevâncias Helia - postado em: 12/02/2011 - 05h09

Tá aí Fidel, olha este site... Acho q vou pedir p minha mãe fazer sempre o mingau de aveia...

rsrsrs

Até

1 relevância Lídia - postado em: 19/08/2010 - 16h36
alimentação alimentos diet alimentos funcionais anvisa bebidas isotônicas carnaval carne vermelha casal colesterol alto culinária japonesa câncer doces eliminar peso estômago farinha de berinjela frutas perfeitas gordura inverno lactose longevidade macarrão mandioca mulher nutrientes osteoporose peso pressão arterial proteína quinoa reeducação alimentar rótulos rúcula saladas suplementos vitamina d vitamina e
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.