Alimentos Termogênicos - MaisEquilíbrio

Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.

Publicidade

Porém é importante deixar claro que só consumir estes alimentos não vai adiantar, é preciso antes de mais nada ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos.

A seguir vou comentar um pouco sobre alguns alimentos considerados termogênicos que você poderá incluir em seu cardápio para dar uma forcinha no processo de emagrecimento.

Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, são apenas indicações. Outra coisa importante a ressaltar é que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica.

Pimenta

A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde

O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre

Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada

Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera um gasto de energia maior.

Canela

A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?

É bom esclarecer que a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

Pode ser qualquer pimenta vermelha? Ou ela deve ter um teor de ardência alto para ser termogênica?

0 relevância CAMILA - postado em: 03/09/2013 - 15h08

olá pessoal! venho atraves dete e-mail pedir uma ajudinha se possivel; é o seguinte sou aluna do centro universitario módulo de Caraguatatuba-SP e estou fazendo minha monografia sobre alimentos termogenicos e estou precisando de artigos sobre esse tema para ter uma base então será que voces podem me ajudar? grata genira dantas.

3 relevâncias Genira Maria De Souza Dan - postado em: 22/08/2012 - 11h45
adoçante artificial banana barriga bebidas alcoólicas boa alimentação ceia light cereal cogumelos diet disposição doença doenças cardiovasculares excesso de peso festa férias gengibre gripe hábitos saudáveis idosos iogurtes light lombo pirâmide alimentar pressão alta pressão arterial propaganda de alimentos reeducação alimentar refeições sacarose salada shitake sorvete suco de uva tensão pré menstrual vitamina k óleo
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.