Alimentos iguais nomes diferentes - MaisEquilíbrio

Alimentos iguais, nomes diferentes

Alimentos iguais nomes diferentes

Devido a sua grande extensão territorial e influência de diversos povos, encontramos no Brasil os mesmos alimentos com nomes diferentes dependendo da região. Para você, que vai viajar nesse Carnaval, veja os vários nomes para cada alimento Brasil afora.

Macaxeira, mandioca ou aipim?

Planta da família das euforbiáceas, tem a casca marrom, fibrosa e a polpa branca e dura.

Publicidade

Existem 2 tipos: a amarela e a branca. Esse alimento tão frequente na mesa dos brasileiros recebe nomes diferentes de acordo com a região. No Sul e Sudeste é conhecido como mandioca, Norte e Nordeste é macaxeira ou aipim. No Rio de Janeiro você também encontra como aipim. Ela pode ser consumida frita, cozida ou utilizada no preparo de diversos pratos, 100g de mandioca cozida tem em média 125kcal.

Bergamota, tangerina ou mexerica?

Os três termos se referem à mesma fruta. Na região Sul do país, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina é conhecida como bergamota. Já no Sudeste e Nordeste a encontramos como mexerica ou tangerina. Em Curitiba, ela já é encontrada com outro nome: mimosa. As variedades mais conhecidas são a ponkan, mexerica, cravo, mandarina e morgote. Encontrada principalmente entre os meses de abril e setembro, é fonte de vitaminas A, B e C e minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio. Cada 100g desta fruta tem em média 43kcal.

Fruta do conde, ata, pinha?

É conhecida como fruta do conde no Sul e Sudeste, no Nordeste do país e Brasília, é conhecida como pinha e em alguns estados do Nordeste também como ata. Acredita-se que o nome "fruta do conde" teve origem pelo fato da primeira espécie da muda ter sido plantada, na Bahia, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. Fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C, 100g da fruta do conde tem aproximadamente 107kcal.

Batata-baroa, mandioquinha ou batata salsa?

Este tubérculo é fonte de vitaminas do complexo B, ferro e potássio, veio dos Andes e espalhou-se rapidamente pelo Brasil. Aqui recebeu diversos nomes de acordo com cada região, as mais conhecidas são: mandioquinha, batata baroa, salsa, cenoura branca, batata fiuza, entre outras. Os paranaenses a chamam por batata salsa, os cariocas por batata-baroa e para os paulistas é mandioquinha. Muito utilizada no preparo de sopas e purê, cada 100g de mandioquinha cozida tem em média 80kcal.

Alimentos iguais nomes diferentes

Pão francês, paõzinho ou pão de sal?

Esse é o campeão de denominações e não só de acordo com a região, mas de acordo com cada cidade. Por exemplo, na cidade de São Paulo é conhecido como pãozinho ou pão francês, já em Santos, litoral do estado é conhecido como média.

Mas a lista de nomes vai longe, cacetinho, pão de trigo, pão de sal, carioquinha, careca,pão d´água, bengalinha, entre outras. Um pão francês de 50g tem aproximadamente 150kcal.

Esses foram somente alguns exemplos, com certeza devido a grande extensão territorial e variedade cultural existente no Brasil, encontramos outros alimentos com denominações diferentes. Mas uma coisa é certa, independente da região em que você mora, o consumo desses e de outros alimentos podem e devem fazer parte de uma dieta saudável e balanceada.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar
alimentos alimentos antioxidantes alimentos integrais aminoácidos aveia comer fora de casa comida compras congelamento coração diabéticos exercício fibra fondue grãos horta em casa idosos insônia lactobacilos lentilha licopeno maçã mel namoro pais e filhos pele peso peso ideal pratos típicos propaganda de alimentos pão de forma reeducação alimentar regime suco termogênicos triglicérides
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.