Alimentos contra depressão - MaisEquilíbrio

Alimentos contra depressão

A alimentação pode ser uma aliada na luta contra a depressão

Alimentos contra depressão

Todo mundo se sente desanimado e triste de vez em quando, mas quando esses "sintomas" se tornam frequentes e acompanhados de outros, tais como: alterações de apetite (que podem levar ao aumento de peso) Faça Agora uma Avaliação de Peso Grátis e veja se está ou não acima do seu peso! e sono, dificuldade de concentração, inquietação, irritabilidade, entre outros, pode ser que a pessoa esteja sofrendo de depressão.

Um acompanhamento médico adequado é essencial para sair desse quadro, mas saiba que alguns alimentos também podem ser aliados nessa "luta". Confira 9 alimentos contra depressão.

Vegetais de folhas verdes - fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando deficiente no organismo, pode baixar os níveis de serotonina no cérebro.

Soja - a leguminosa é rica em magnésio, que ajuda a reduzir a fadiga e combater o estresse, por ter propriedades tranquilizantes.

Leite e iogurte desnatados - os níveis de serotonina, muito conhecida como a "substância do bem-estar", dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e o leite e o iogurte desnatados são alguns deles.

Publicidade

Além disso, são fonte de cálcio que ajudam a controlar a tensão, irritabilidade e nervosismo.

Fígado - ele é fonte de vitamina B12, que ajuda no transporte de ácido fólico, substância que aparece em níveis baixos em pessoas com depressão.

Maçã - além de conter ácido fólico, é fonte de vitamina C que ajuda a prevenir a fadiga e promove o melhor funcionamento do sistema nervoso.

Ovo - substâncias como a colina e a lecitina presentes no ovo, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.

Carnes magras - são fontes de vitamina B6, que assim como o ácido fólico, quando carentes, podem levar a uma diminuição na síntese de serotonina.

Frutos do mar - os frutos do mar são ricos em selênio, mineral que quando em quantidade muito reduzida no organismo pode piorar os sintomas da depressão ou mesmo pode causar depressão.

Pão integral - fonte de carboidratos complexos, os alimentos integrais de maneira geral, ajudam o organismo a absorver o triptofano e estimulam a produção de serotonina. Uma dieta pobre em carboidratos pode levar a depressão e alterações de humor.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar
alimentação carnaval cebola chocolate churrasco cigarro comer compras coração culinária brasileira depressão equilíbrio feijão festas de fim de ano fibra fim de ano final de ano fondue frutas perfeitas intoxicação ldl legumes lombo massa muscular maçã ossos peixe páscoa queijos reeducação alimentar região sul soja trabalho triptofano água óleo de coco
MaisEquilíbrio
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.