Alimentação e osteoporose - MaisEquilíbrio

Alimentação e osteoporose

A alimentação a favor de quem tem osteoporose

Alimentação e osteoporose

A principal característica da osteoporose é a perda de massa óssea, aumentando o risco de fraturas.

E ela pode ocorrer por 3 causas: a diminuição dos níveis de estrógeno, por isso mulheres na menopausa têm mais risco de desenvolver a doença; pela falta de vitamina D; e pelo uso prolongado de corticoides.

Publicidade

Mas saiba que a alimentação tem grande influência no tratamento da doença e pode ajudar tanto a "piorar" o quadro, quanto a diminuir sua evolução.

- Aumente o consumo de cálcio: o cálcio é o principal mineral que atua na formação da massa óssea. Suas principais fontes são o leite e seus derivados, mas também é encontrado nos peixes e vegetais de folhas verdes escuras (agrião, brócolis, couve).

- Aumente o consumo de vitamina D: ela é fundamental para a "fixação" do cálcio no organismo, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e para a prevenção de fraturas. Alguns alimentos que apresentam boas quantidades de vitamina D são: gema de ovo, manteiga, cação, arenque, óleo de peixe, atum, entre outros.

Mas lembre-se, a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Por isso, não deixe de tomar um pouco de sol.

- Não consumir alimentos fonte de ferro junto com alimentos fonte de cálcio: você pode, e deve consumir alimentos fonte de ferro, mas evite fazê-lo na mesma refeição. Os nutrientes competem entre eles para serem absorvidos, onde um será absorvido e outro será desprezado. Os principais alimentos fonte de ferro são as carnes vermelhas.

- Diminua ou exclua o consumo de café: a cafeína presente no café diminui a absorção de cálcio no organismo, reduzindo o potencial deste nutriente. Além do café, mate e refrigerantes a base de cola também contém cafeína.

- Consuma leite: além de ótima fonte de cálcio, o leite contém lactose que contribui para maior absorção do cálcio.

- Não consuma bebidas alcoólicas: o álcool tem efeito tóxico no organismo, destruindo as células ósseas.

- Diminua o consumo de sal: o sódio presente no sal, refrigerantes light/zero, alimentos industrializados, entre outros, ajuda na perda de cálcio pela urina.

- Consuma alimentos ricos em ômega-3: linhaça, salmão, frutos do mar, óleo de canola são ótimas fontes de ômega-3, gordura boa, que aumenta a densidade dos ossos.

Além da alimentação, a prática regular de atividades física é uma excelente aliada.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Comentários

comentar comentar

Gente que absurdo,ontem mesmo eu assisti um video de uma palestra do Dr. Lair Ribeiro e segundo estudos e resultados de pesquisas os países que mais consomem leite são os que mais tem incidência de osteoporose, em suma meus queridos o comércio só que saber de vender seus produtos industrializados e não quer nem saber da sua saúde!

3 relevâncias nelikim - postado em: 31/07/2013 - 11h34
alho alimentação casal alimentos alimentos funcionais bem estar benefícios casal ceia de ano novo criança culinária japonesa dentes desidratação dicas festas de fim de ano fim de ano funghi secchi futebol ganho de peso gordura localizada homens hormônios hortaliças iogurte iogurtes lanche líquidos mandioca reeducação alimentar refeições refrigerante regime restaurante sopas sucos vinho ômega 3
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.