Alimentação e exercício físico - MaisEquilíbrio

Alimentação e exercício físico

uma união pela qualidade de vida

Alimentação e exercício

Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso adquirir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente. Isso deve fazer parte da rotina das pessoas.

Publicidade

Praticar esporte, se exercitar é algo indispensável para uma vida saudável, e a alimentação adequada para o tipo de exercício que você pratica é fundamental para você ter excelentes resultados.

A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.

Muitos pessoas que praticam exercícios regularmente e principalmente atletas, se preocupam cada vez mais em como ter uma alimentação compatível com o tipo de atividade física, que colabore e otimize os efeitos do exercício.

Então veja a seguir como ter uma alimentação adequada para os exercícios:

Primeiro vamos deixar claro que a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta devem ser diferentes, já que possuem objetivos diferentes. E nesse momento trataremos da nutrição para os praticantes de atividade física regular, visando o aumento de massa muscular e a perda de gordura.

O carboidrato é a fonte de energia mais rápida. Temos estoques em nosso organismo desse nutriente, porém são limitados, por isso fique atento com o consumo desse importante nutriente. Por isso para aqueles que desejam emagrecer, nada de fazer dietas radicais, excluindo esse ou qualquer outro nutriente.

A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata, macarrão, arroz integral, pão, etc). De 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, pois antes ele te dará a energia que você precisa para gastar no exercício e depois é necessário para repor os estoques no organismo, recuperando também os músculos.

Quanto a proteína, de fato esse é um nutriente importantíssimo, a sua recomendação é de 10 a 15% da alimentação diária. Ao contrário do que muitos imaginam, que devem aumentar o seu consumo, é preciso ter cautela, consumir na quantidade certa é o suficiente. Somente em alguns casos se faz necessário um consumo maior, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista de forma presencial.

Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteína e carboidrato, caso você consuma quantidade insuficiente de carboidrato por exemplo, a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.

Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento.

Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimetação diária.

Assim como os alimentos fontes de proteínas, os alimentos que contém gorduras, por terem a digestão mais lenta, também não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.

Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

comentar comentar

ameii as dicas '.

7 relevâncias Juliana - postado em: 21/11/2011 - 18h19

granda peta ó filha

2 relevâncias k7unami - postado em: 20/01/2011 - 14h49

OIII

6 relevâncias Claudia dutra - postado em: 24/09/2010 - 07h53

Ameiii suas dicas,são muito importantes e é tudo que eu procurava.

Esse site é muito bom,adoreii tudo o que ví.

Continuem nos ajudandooo...

Beijoo,jéssica.

7 relevâncias Jéssica - postado em: 20/09/2010 - 15h33

Na realidade, o meu objetivo e aumentar a minha massa muscular para 70kg e nao emagrecer, certo.

3 relevâncias Anderson Clay Vieira da C - postado em: 08/09/2010 - 22h09

Muito boa a reportagem!

Cuidar da saúde: comer bem, praticar exercícios, se livrar (ou NÃO TER) vícios - o mínimo que se pode fazer!

Quanto a mim: todas as atividades que faço (ir ao banco, entre outras); procuro executá-las a pé. Além, óbvio, de 'contribuir com a natureza' (não utilizando carros, entre outros 1/2s de transporte).

E quanto mais se consumir alimentos VERDES/NATURAIS (verduras, chás, frutas), melhor!

Saudações 'saudáveis',

Rodrigo Rosa (Porto Alegre)

3 relevâncias Rodrigo - postado em: 30/08/2010 - 18h22

ñ era isso q eu procurava + é um texto muito interresante...gracias e parabéns pelo seu trabalho.

5 relevâncias maria - postado em: 22/06/2010 - 20h21
alergia alimentar alimentos diet alimentos funcionais betacaroteno cacau ceia de ano novo comer comer fora de casa criança culinária brasileira culinária japonesa dentes desperdício embalagem ervas estômago fondue fruta ganho de peso glicemia grupos alimentares jejum legumes lombo margarina prazer páscoa reeducação alimentar refrigerante restaurante sardinha semente de linhaça sucos vitaminas água de côco óleo
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.