Aftas Saiba como prevenilas - MaisEquilíbrio

Aftas - Saiba como preveni-las

Aftas Saiba como prevenilas

Algumas pessoas sofrem com o aparecimento freqüente de aftas e sentem dificuldades em morder, mastigar e até engolir. Embora estas desconfortáveis feridinhas apareçam por diversos fatores, como alterações hormonais, estresse, trauma, alergia a alimentos e alterações imunológicas, um dos principais agentes que levam ao surgimento da afta é o déficit nutricional, especialmente de algumas vitaminas.

Publicidade

A afta é uma pequenas bolinha que contêm um líquido claro, que logo se arrebentam, formando pequenas feridas dolorosas. Também conhecida como estomatite aftosa, as aftas aparecem como manchas brancas ou amareladas na mucosa da boca, gengivas, lábios e língua, causando dor e desconforto na hora de nos alimentamos. Este problema pode durar um dia, uma semana ou até meses em casos mais graves.

Se você sofre com as aftas, ou pretende evitá-las, a boa notícia é que este mal pode ser prevenido através da sua alimentação.

Prevenção através das vitaminas

As vitaminas chamadas riboflavinas ou vitaminas B2 são responsáveis por prevenir o aparecimento de aftas e de queiloses (fissuras nos lábios). Embora a vitamina B2 esteja presente em alguns tecidos do corpo, como fígado e rins, ela não é armazenada de forma marcante. Há também, microorganismos presentes no intestino que conseguem produzi-la, mas em quantidades insuficientes.

A principal fonte de vitamina B2 que organismo consegue aproveitar vem dos alimentos. Assim, quando a alimentação é pouco variada e está deficiente desta vitamina, podem aparecer as indesejáveis aftas nos lábios, na gengiva e no céu da boca.

Embora grande parte dos alimentos contenha vitamina B2 na composição, as quantidades são muito pequenas. Então, para garantir que você está ingerindo esta vitamina em dose suficiente, é necessário que a sua alimentação contenha:

  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos - especialmente ricota, requeijão e cheddar;
  • Iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.

Vísceras de animais, como fígado e rins, também têm boas reservas desta vitamina, mas, como são ricos em gordura saturada e colesterol, devem ser consumidos com moderação.

A recomendação diária de vitamina B2 é de 1,2 mg; para você ter uma idéia, esta quantidade pode ser obtida, por exemplo, com a combinação dos seguintes alimentos: 1 xícara (chá) de leite, 1 pote de iogurte de frutas e ½ xícara de espinafre cozido em um mesmo dia. Assim, ela é facilmente atingida.

Como a natureza está a nosso favor, não só a vitamina B2 pode ajudar no combate às aftas, mas a vitamina C também é uma aliada. Mesmo não tendo a capacidade de curar a afta, esta vitamina pode prevenir o aparecimento do problema, já que ela estimula o sistema imunológico e promove uma maior resistência às infecções. Além disso, ela auxilia no processo de cicatrização de feridas e sangramentos de gengivas.

Para que a vitamina C não falte na sua alimentação, tenha sempre frutas (goiaba, limão, laranja, acerola, manga, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve), que são as principais fontes desta vitamina, em suas refeições.

Depois que as aftas aparecem, elas devem ser tratadas com produtos específicos, sob prescrição de um médico, pois o uso de \'fórmulas caseiras\' não é fundamentado em bases científicas e pode prejudicar a saúde da sua boca. Outra orientação que deve ser seguida na presença de afta é se hidratar bem e evitar alimentos ácidos ou muito apimentados, pois podem causar irritação no local.

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

comentar comentar

eu tenho afta cada pouco nao sei mais o que fazer cuido na alimentacao ,mas noto que quando me estresso dai que elas aparecen ...sou uma pessoa bastante nervosa nao sei o que fazer..pois doi muito quando elas aparecen

2 relevâncias sandra hammes - postado em: 24/06/2013 - 12h27

Eu sofro muito com aftas, tenho elas a muito tempo.mas o mais enterresante é que só saiu no período da menstruação,todo mês vocês imaginam menstruada,estressada e com aftas ,eu já não aguento mais.eu estou a procura de uma solução.me ajude,já usei todo tipo de remédio não vejo resultado as vezes fico preoculpada. mas me conformo não tem jeito.

0 relevância Renata souza aguiar - postado em: 20/06/2013 - 11h54

Tive afta a vida inteira e nenhum remédio resolve. Como eu as tenho todo dia, li na internet que a falta da vitamina B2, ajuda a aparecer as aftas. Comprei um complexo vitamínico em cápsulas, vendidos em qualquer farmácia e tomo uma vez por dia, todos os dias. Ela contém a vitamina B2 e mais um monte de outras. Faz dois mêses que estou sem nenhuma afta, funciona. Vale a dica.

10 relevâncias Bruno Cocozza - postado em: 26/02/2013 - 07h59

esta pomada e tiro e queda eu sempre uso o oncilon e sara msm, mais evito frutas acidas q causam as aftas.

6 relevâncias gleydice - postado em: 23/11/2012 - 11h35

ola. sinto muito em te dizer mas na verdade tudo que temos na boca, garganta, e o que falamos atualmente, sera que vc não anda reclamando muito otimamente, até xingando mesmo, ou vc anda frustado de alguma forma, tudo afita, mal ali-tu , gengivite, Erpes. Mandígula, dor na ATM. tudo isso esta relacionado a o xacra laringe. pessoa muito critica, não verbaliza mais o Amor ou esconde as criticas que gostaria de falar, se vc ficar reclamando dos defeito das pessoa que moram com vc, criticando, vc tera mal ali-tu , tenha na sua balança mais palavras positivas e Amorosas, que tudo vai se resolver abraço..

0 relevância fernando - postado em: 29/10/2012 - 22h52

Eu sempre tenho Afta, não consigo comer direito.. tenho dó de mim :/ comprei um remedio caro e horrivel, gosto terrivel. mais minha amiga falou q ocilon e muitoo bom, eu vou comprar :)

1 relevância Gabriela Larissa - postado em: 20/10/2012 - 10h11

OLHA EU TBM TENHO MUITAS AFTAS E QUEIMO ELAS COM SAL, DOI MUITO MAIS SARA RAPIDO

2 relevâncias heidy - postado em: 10/10/2012 - 12h18

CARO AMIGO ENTÃO ORE E PESSA A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO,PARA ELE TI CURAR EM NOME DE JESUS ,PEÇA COM FÉ E VERA O MILGRE ACONTECER.

0 relevância ingrid - postado em: 28/09/2012 - 12h06

DURANTE MUITO TEMPO TIVE AFTAS, DEPOIS ELAS SUMIRAM, E MINHA ALIMENTAÇAO SEMPRE FOI DE ALIMENTOS ACIDOS PQ GOSTO MUITO. DEPOIS DE ANOS SEM TE-LAS, VOLTARAM AGORA, E ESTAO ME INCOMODANDO MUITO ATE MESMO NA GARGANTA ELAS APARECEM, MAS TBEM NAO CONCORCO Q SEJA FALTA DE VITAMINAS , NAO NO MEU CASO PQ SEMPRE CONSUMI MUITA LARANJA, LIMAO, E FRUTAS ACIDAS, ACONTECE Q ESTOU S ENTENDER PQ VOLTARAM. TALVEZ SEJA ALTERAÇAO HORMONAL,POIS ESTOU NA MENOPAUSA. ALGUEM PODE ME DAR UM PARECER? OBRIGADA

2 relevâncias NEILA - postado em: 23/09/2012 - 13h04

Perfeito seu comentário! Iria postar aqui sobre essa reportagem, mas falou tudo. NADA ÁCIDO, LARANJA E ABACAXI são aftas na certa...

1 relevância LUIS ANTONIO SANTOS - postado em: 16/09/2012 - 22h46

eu tenho afta comstantimente e o qe me alivia e passar um remedio bem no começo dela some en pouco tempo nome e bismu-jet e muito bom

0 relevância daniel - postado em: 16/09/2012 - 13h05

Experimente evitar açucar quando estiver com aftas, pois o açúcar principalmente o refinado baixa a imunidade.

0 relevância Viviane - postado em: 16/09/2012 - 10h20

Mesma coisa para mim. Qualquer coisa azeda, só de pensar me aparece uma afta. Pronto, pensei em abacaxi e molho de tomate, uma nova afta surgiu. Dá até para fazer uma aposta - Quer ver como consigo uma afta nova em 5 min ? Descobri no meu caso que álcool faz aparecer as aftas. Então tenho que ficar um tempo sem beber e tudo volta ao normal. O problema é que bebo novamente, rsrsrs. Não bebo em grande volume ou frequentemente, mas um vinho a noite e uma afta no dia seguinte. Eu sinto as bochechas por dentro da boca e os lábios inchados.

3 relevâncias Vinicius - postado em: 14/09/2012 - 11h41

INFELISMENTE NÃO CONCORDO! EU TENHO AFTAS A MUITOS ANOS E PROCURO A ANOS UMA SOLUÇÃO EM VARIOS LUGARES, NA INTERNET TODOS DIZEM CONSUMIR VITAMINA B2 VITAMINA C PRA MIM TUDO AO CONTRARIO QUANDO COMO LARANJA TOMO LIMONADA SUCOS COM VITAMINA C ME ENCHEM DE AFTAS LEITE ENTAO NEM SE FALA, QUANDO ESCOVO OS DENTES A PASTA ALIVIA UM POUCO A DOR MAS TAMBEM NAO CURAM ELAS, A UNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESPERALAS SUMIR E EVITAR TODOS ALIMENTOS ACIDOS COMO ABACAXI, MORANGO, LARANJA, LIMAO,TOMATE ETC..SO QUEM TEM AFTAS A ANOS SABE COMO EVITALAS, E NÃO QUEM FICA ESTUDANDO ELAS A ANOS E NAO ACHAM A CURA SO FICAM POSTANDO AS MESMAS COISAS NA NET ME DESCULPEM MAS PRA MIM NAO FUNCIONA NADA DO QUE DIZEM NA NET E NEM EM OUTRAS REDES DE COMUNICAÇÕES PRA MIM DA TUDO AO CONTRARIO.

OBS: NO MOMENTO ESTOU COM 5 AFTAS NA BOCA, PQ COMI UM CACHORRO QUENTE QUE TINHA TOMATE.

6 relevâncias MARCELO FREIRE JUNIOR - postado em: 21/08/2012 - 00h36
ola. sinto muito em te dizer mas na verdade tudo que temos na boca, garganta, e o que falamos atualmente, sera que vc não anda reclamando muito otimamente, até xingando mesmo, ou vc anda frustado de alguma forma, tudo afita, mal ali-tu , gengivite, Erpes. Mandígula, dor na ATM. tudo isso esta relacionado a o xacra laringe. pessoa muito critica, não verbaliza mais o Amor ou esconde as criticas que gostaria de falar, se vc ficar reclamando dos defeito das pessoa que moram com vc, criticando, vc tera mal ali-tu , tenha na sua balança mais palavras positivas e Amorosas, que tudo vai se resolver abraço..
fernando - postado em: 29/10/2012 - 22h52
OLHA EU TBM TENHO MUITAS AFTAS E QUEIMO ELAS COM SAL, DOI MUITO MAIS SARA RAPIDO
heidy - postado em: 10/10/2012 - 12h18
CARO AMIGO ENTÃO ORE E PESSA A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO,PARA ELE TI CURAR EM NOME DE JESUS ,PEÇA COM FÉ E VERA O MILGRE ACONTECER.
ingrid - postado em: 28/09/2012 - 12h06
DURANTE MUITO TEMPO TIVE AFTAS, DEPOIS ELAS SUMIRAM, E MINHA ALIMENTAÇAO SEMPRE FOI DE ALIMENTOS ACIDOS PQ GOSTO MUITO. DEPOIS DE ANOS SEM TE-LAS, VOLTARAM AGORA, E ESTAO ME INCOMODANDO MUITO ATE MESMO NA GARGANTA ELAS APARECEM, MAS TBEM NAO CONCORCO Q SEJA FALTA DE VITAMINAS , NAO NO MEU CASO PQ SEMPRE CONSUMI MUITA LARANJA, LIMAO, E FRUTAS ACIDAS, ACONTECE Q ESTOU S ENTENDER PQ VOLTARAM. TALVEZ SEJA ALTERAÇAO HORMONAL,POIS ESTOU NA MENOPAUSA. ALGUEM PODE ME DAR UM PARECER? OBRIGADA
NEILA - postado em: 23/09/2012 - 13h04
Perfeito seu comentário! Iria postar aqui sobre essa reportagem, mas falou tudo. NADA ÁCIDO, LARANJA E ABACAXI são aftas na certa...
LUIS ANTONIO SANTOS - postado em: 16/09/2012 - 22h46
Experimente evitar açucar quando estiver com aftas, pois o açúcar principalmente o refinado baixa a imunidade.
Viviane - postado em: 16/09/2012 - 10h20
Mesma coisa para mim. Qualquer coisa azeda, só de pensar me aparece uma afta. Pronto, pensei em abacaxi e molho de tomate, uma nova afta surgiu. Dá até para fazer uma aposta - Quer ver como consigo uma afta nova em 5 min ? Descobri no meu caso que álcool faz aparecer as aftas. Então tenho que ficar um tempo sem beber e tudo volta ao normal. O problema é que bebo novamente, rsrsrs. Não bebo em grande volume ou frequentemente, mas um vinho a noite e uma afta no dia seguinte. Eu sinto as bochechas por dentro da boca e os lábios inchados.
Vinicius - postado em: 14/09/2012 - 11h41

Sofri aftas 40 anos procurando ajuda todos profissionais e nada resolveu.Descobri por acaso quando me aposentei e parei de tomar o CAFEZINHO com clientes.Não use café em pó,somente o soluvel(nescafé etc...Faça a experiência e livre-se das aftas para sempre.

1 relevância songer feijo da silva - postado em: 05/07/2011 - 20h49

sou dentista e sempre receito um remedinho tiro e queda para aftas, acetonida de triancinolona, marcas conhecidas: oncilon ou mud oral

13 relevâncias Andrea - postado em: 21/11/2010 - 10h53
esta pomada e tiro e queda eu sempre uso o oncilon e sara msm, mais evito frutas acidas q causam as aftas.
gleydice - postado em: 23/11/2012 - 11h35

Concordo com vc pois se essas orientações prevalecesse eu não teria mais AFTA , Como por ex: estou com uma agora acho que a maior que eu ja tive. Mais pelo geito terei que esperar passar .

0 relevância Antônio Anderson - postado em: 23/09/2010 - 15h57

NEM CHICLETE NÃO POSSO MASCAR!!!!

COITADA DA MINHA BOQUINHA!!!!

2 relevâncias Stephanie - postado em: 31/08/2010 - 13h15

Eu tava com áfta na boca,agora tô na LÍNGUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4 relevâncias Stephanie - postado em: 18/08/2010 - 20h34

EU TENHO ÁFTAS CONSTANTEMENTE,EU BEBO BASTANTE LEITE,DIARIAMENTE EU TOMO!!!!!!!!

E AS MINHAS ÁFTAS CRESCEM E FICAM GRANDONAS!!!!!!

3 relevâncias Stephanie - postado em: 09/08/2010 - 19h41

Tennho aftas frequentemente e, todos os dias, ingiro leite e, quase todos os dias, ingiro os queijos citados acima. Isso não me resulta em nada. Teria algum tipo de remédio ou vitaminas que poderíam nos ajudar nessa questão ?

Grato.

5 relevâncias Leandro - postado em: 06/07/2010 - 07h43
eu tenho afta comstantimente e o qe me alivia e passar um remedio bem no começo dela some en pouco tempo nome e bismu-jet e muito bom
daniel - postado em: 16/09/2012 - 13h05
Sofri aftas 40 anos procurando ajuda todos profissionais e nada resolveu.Descobri por acaso quando me aposentei e parei de tomar o CAFEZINHO com clientes.Não use café em pó,somente o soluvel(nescafé etc...Faça a experiência e livre-se das aftas para sempre.
songer feijo da silva - postado em: 05/07/2011 - 20h49
Concordo com vc pois se essas orientações prevalecesse eu não teria mais AFTA , Como por ex: estou com uma agora acho que a maior que eu ja tive. Mais pelo geito terei que esperar passar .
Antônio Anderson - postado em: 23/09/2010 - 15h57

Acho muito interessante as matérias divulgadas neste site, pois tem objetividade sobre o assunto abordado, tornando´se bastante prático no aprendizado e prática.

4 relevâncias josilene - postado em: 15/06/2010 - 15h28
alimentação saudável alimentos antioxidantes azeite de oliva bebidas alcoólicas cardápio cebola chocolate chá branco corpo em forma culinária japonesa desperdício diabetes diet dieta dietas milagrosas doenças doenças cardiovasculares espinafre estresse estômago final de ano fogueira folia frutas da época happy hour inchaço longevidade minerais natal reeducação alimentar regime semente de linhaça shimeji shitake tomate
MaisEquilíbrio
Parceiro Cyberdiet - ONG Aldeias Infantis SOS Brasil
Cyberdiet é parceiro da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que já atende mais de 10.000 crianças brasileiras que necessitam de um lar e de uma família. Saiba mais
Copyright © 2014 e-Mídia Sobre MaisEquilibrio.com.br | Sobre e-Mídia | Precisa de ajuda? | Anuncie conosco | Trabalhe Conosco

ATENÇÃO!

As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Veja informações adicionais em nossos termos de uso e política de privacidade.